Compartilhe o Conhecimento Adquirido
Muito se fala sobre evolução, porém, na prática, este conceito aparece de maneira complexa e um pouco distante de nós seres humanos. Entendemos que aprender é diferente de evoluir, e, na verdade, realmente existe uma significativa diferença em relação à essas duas palavras, aprender é o passo anterior, e totalmente necessário, para a evolução. Podemos aprender que “A” é uma letra, mas só evoluímos quando compreendermos sobre o uso desta letra na formação de palavras e frases. Aprender está mais ligado à teoria, enquanto evoluir está mais próximo da prática, ou aplicação da teoria.
Atualmente, uma pequena parcela da população contribui efetivamente para o avanço evolutivo e tecnológico do planeta, pois a maioria ainda vive repetindo os ciclos já traçados por nossos antepassados. Estudamos a teoria e levamos para a prática o conteúdo existente naquele momento e ficamos satisfeitos em aplicar tudo exatamente como aprendemos, sem ter a vontade e coragem para ir além.
Pense que daqui mil anos, praticamente tudo que fazemos e a maneira como fazemos, estará diferente (sendo feito de outra forma). Reflita: O lixo será coletado da mesma maneira? Quem será o responsável por transformar, para melhor, esse processo? A maneira como nos deslocamos de um local até outro, ainda dependerá tanto do controle humano? Quem será o responsável por transformar esse processo, proporcionando o nosso transporte, e também de cargas, de um local a outro, com maior segurança e rapidez?
Observando o desenvolvimento e evolução dos mecanismos sociais, do passado até hoje, é possível afirmar que isso ocorrerá e estará embasado em nossas necessidades e tecnologias disponíveis, e quem conseguir a solução mais completa, barata e sustentável dominará o mercado.
E quanto à área da saúde, terapias curativas, medicação, alimentação e prevenção de doenças, o que estará diferente e melhor?
Vários estudiosos já apontam novas conclusões para processos que estão sendo tratados de maneira não muito eficiente na atualidade e podemos dizer que, possivelmente, tomarão o lugar das práticas menos eficazes. Mas ainda é difícil dizer como será em um futuro distante.
Todas as áreas do conhecimento parecem tão complexas e interessantes que as vezes nos perdemos, e até mesmo ficamos desanimados, sem saber o que seguir, ou onde investir nossos esforços.
Vejo que isso é relativo a alguns fatores específicos, entre eles destaco dois principais: O momento e cultura em que estamos inseridos; A maneira como aprendemos e nos condicionamos através dos ensinamentos de nossos pais e familiares, que nos fornecem principal exemplo no começo de nossas vidas.
Em algumas épocas e locais, não se tinha muita liberdade de escolha, portanto a mudança, aprendizado e evolução (desenvolvimento social e tecnológico) eram totalmente bloqueados e dificultados. Hoje, em um grande número de países, a legislação corrente garante liberdade de escolha e expressão para a população, possibilitando um avanço evolutivo mais livre, onde a responsabilidade pelo desenvolvimento pessoal e tecnológico, fica nas mãos de cada pessoa individualmente.
Neste cenário, quanto mais especialistas em um determinado assunto, teoricamente, maior é a possibilidade de desenvolvimento desta área, então, na prática, o que necessitamos para acelerar a evolução do planeta é apenas uma mudança comportamental, e de atitude, de um número, cada vez maior, de pessoas no mundo. E você, topa participar desta mudança de maneira mais ativa?
Como parte já integrante deste grupo que só cresce, comecei a pesquisar sobre temas de interesse próprio, como: alimentação saudável, técnicas mais saudáveis para prevenir e combater doenças (desequilíbrios holossomáticos), comportamento humano e, também, sobre física de modo geral, incluindo as recentes descobertas sobre o funcionamento do universo. Posso dizer que fiquei surpreso com tanta informação relevante, esclarecedora e interessante que nunca imaginei existir e que estou, pouco a pouco, incorporando aos meus hábitos de vida. Coisas simples como: Tempo correto, diário, de exposição ao sol; Alimentos que contém substâncias benéficas para a saúde, se consumidos em pequenas porções diárias; Ingestão diária de Astragalus (uma erva utilizada pela Medicina Tradicional Chinesa), que estimula o sistema imunológico, possui efeitos antioxidantes, ajuda a diminuir o colesterol total e, ainda, possui vários outros benefícios para a saúde – vale a pena conferir; Atividade física moderada e com regularidade; Técnicas de respiração, relaxamento e meditação; As refeições feitas sem pressa e mastigando corretamente os alimentos (uma boa digestão começa na boca); Enfim, tudo isso é uma pequena parcela das dicas que consegui extrair dos meus estudos de como viver saudavelmente, e que sugiro a todos vocês que façam o mesmo. Se algo que mencionei lhe despertou curiosidade, faça um levantamento de informações confiáveis sobre cada tópico e analise se é o caso de você também adicionar novos hábitos mais saudáveis à sua vida.
Com toda certeza, tudo que você conseguir melhorar em seu cotidiano, poderá se espalhar em seu meio de convívio, levando essa mudança positiva a diante.
Se você se interessa por um tema positivo e nunca correu atrás desse conhecimento, quem sabe essa não é a hora de se aventurar em tal área e se tornar um especialista no assunto, possibilitando e facilitando o compartilhamento dessas informações com seus próximos?
Lembre-se, atraímos sempre pessoas e situações semelhantes ao nosso padrão mental. Dessa forma, conhecendo bastante sobre uma determinada área, as chances de encontrar pessoas com interesses parecidos, e as possibilidades de transformarem isso em algo, possivelmente, rentável e assistencial para todos, só tende a aumentar. E ai, vai ficar de fora?
Dicas para se pensar e estudar…
Excessos e carências :
– Pensamentos, sentimentos, atitudes e suas consequências
– Alimentação, hidratação, sol
– Relacionamento social e afetivo
– Exercícios físicos
– Trabalho e lazer
– Desenvolvimento intelectual
– E muito mais…