Baixo custo e conciência ambiental: bioconstrução em superadobe passo -a- passo:
Quando se trata de construção natural, o melhor a fazer, para ilustrar uma possibilidade, é trazer exemplos concretos e reais das experiências que sempre são aplicadas quando se pratica a bioconstrução assim como o conhecimento ganho com a mescla de técnicas milenares com materiais modernos e medições.
|Siga o Jardim do Mundo no Instagram e Acompanhe nossas Aventuras pelo Mundo|
Claro que este post não se propõe a ser o guia definitivo para construir sua casa, porém será sempre um exemplo e uma instrução, aumentando o seu grau de intimidade com o assunto, lembrando sempre que as diversas situações exigem caminhos diferentes de cada bioconstrutor. Olhando através e além do exemplo que o Jardim Do Mundo traz hoje, agregado a algumas pesquisas a cerca de eficiência térmica e outros pormenores práticos e estéticos, aliado a uma mãozinha dos amigos, qualquer um será capaz de erigir o seu próprio cantinho, só não vale fazer corpo mole diante do um grande desejo que é construir a casa própria.
[saiba mais sobre bioconstrução clicando aqui]
Neste artigo veremos o passo a passo de como construir uma casa em superadobe.
A técnica da terra ensacada, também chamada de “superadobe” é um processo de construção, no qual sacos de polipropileno são preenchidos com solo argiloso e moldados de acordo com a estrutura desejada.
Sobre o processo, trazemos imagens e comentários da construção de uma pequena casa de campo, lançando-se mão desta mesma técnica citada acima.
1 – Implementação de fundações
Uma vez que o piso é feito, uma trincheira de cerca de 50cm por40cm de largura foi escavada. Tudo coberto com plástico grosso para isolar a umidade. A primeira rodada de fundação levou mais cimento, 25%, para dar mais estrutura para a base. A segunda rodada então seguiu com uma mistura normal.
2 – Os sacos foram cheios e procede-se a colocação de arame farpado entre os suportes de cada linha para dar aderência.
A mistura tomou TERRA + 5% DE CIMENTO e água. Não deve se tornar lamacenta, mas bem molhada.
O ponto de mistura certo você pode verificar quando se toma um punhado com a mão ele não deve se despedaçar ao pressionar mas sim manter uma boa liga.
2.1 – Este rolo é o saco de polipropileno é preenchido com a mistura de solo.
Para o enchimento dos sacos existem vários métodos.
No exemplo utiliza-se uma folha de metal em forma cilindrica no qual toda a extensão do saco é colocada, deixando uma ponta livre para o preenchimento.
Os sacos cheios são empilhados e entre os mesmos coloca-se uma linha de arame farpado, como comentado acima para garantir a aderencia e para que nao haja deslizes quando se der o pilonamento. No caso de tetos abobadados usa-se duas linhas de arame farpado para garantir a aderência.
Uma vez o saco preenchido, deve-se obstruir as pontas e posicionar o saco sobre o arame farpado. Isso faz com que o mesmo fique bem posicionado entre os sacos empilhados. Em seguida deve-se proceder uma compactação através do pilonamento.
3 – Colocam-se as aberturas a medida que os sacos vao completando a estrutura.
Pode-se aplicar material entre os sacos. Por exemplo: madeira para construção de detalhes como estantes acopladas a estrutura.
4 – Prossegue-se o empilhamento até alcançar a altura ideal onde inicia-se o teto.
5 – A estrutura de sustentação do telhado é aplicada com postes de madeira.
6 – Aplicação de uma membrana impermeável para a vedação do teto.
Vista interior do telhado:
7 – Pisos, reboco dos interiores e pintura de cal.
8 – Detalhes do interior
9 – Detalhes do exterior
Veja a evolução da construção no vídeo abaixo:
Oláaáá pessoal, pesquisando no youtube achei um Documentário que mostra passo-a-passo a construção de uma casa em superadobe.
http://www.youtube.com/watch?v=NFctQvmfsys
Mostra muitos detalhes, desde como encher os sacos,afiação,um pouco da técnica de arquitetura… está em ingles com legenda em espanhol =]
Oi Jessica,
Como foi comentado na matéria, cada caso deve ser adaptado a realidade do lugar, de maneira que se você vivem em um lugar onde chove muito, esse é um aspecto a ser considerado.
olá, estou adorando o que tenho lido sobre esta técnica. Fiquei com algumas dúvidas:
– aberturas – como são fixadas?
– reboco – como é feito e quais proporções?
– pode-se deixar sem reboco e só pintar?
obrigado
Anna
–
Vocês tem a estimativa de custos dessa construção e do tempo de execução? Pergunta quadrada… hehe, mas é que começo a pesquisa para construir uma casa, e acho essa técnica do superadobe maravilhosa.
Grato,
Milton
eu tambem gostaria de saber isso
Apois tudo pronto, colocar fogo no saco com cuidado , a queima ajuda o superadobe ficar mais resistente .
A queima do polipropileno
gera gases nocivos ao meio ambiente.
gostei e quero saber mais informação sobre Bioconstrução!
Em breve publicaremos mais textos sobre bioconstrução
Maravilhas do séc XXI
De extrema utilidade suas publicações pro atual momento em que os sinais são evidentes que tenhamos novos hábitos em todas as esferas do existir!
Apaixonante. Já participei de eventos de construção ecológica. Conheco a técnica.
Parabéns a todos dos Jardins do Mundo.
Onde comprar o saco e a costura fechamento . aguardo Grata
Olá A todos! Estou muito preocupada porque nao estou conseguindo comprar o rolo de saco de polipropileno. E mesmo que chamam ele de “SACACHO”? estou no Rio de Janeiro e agradeceria muito alguem me passar uma dica o um contato para comprar ele. Estamos ultra preparados para começar e é o último que esta faltando comprar! O principal! rsrsrsrs
adorei essa casa
boa tarde
voce vai encontrar o saco pra super adobe na citro pack
alguem pode me imformar a onde posso encontrar a bobina de saco no rj
Bom pra fazer uma tica Hobbit.
Olá bom dia,
Gostaria de pedir a disponibilização desta pagina em pdf por email para que eu possa construir juntamente com minha equipe de estudantes de arquitetura e urbanismo da faculdade Ruy Barbosa uma miniatura desta casa.
Obrigado!
Ola Willian,
Que bacana o projeto de vocês. Nosso site é protegido contra copias mas estamos trabalhando na melhoria desse serviço, mas você sempre pode acessar as matérias online e salvar no seu navegador.
Um abraço,
se usar o navegador Firefox-Mozilla tem um extra que permite ver a pagina em PDF, depois é só salvar.
Obrigado pela dica Carlitos.
Lindo!!! Encantada!!!
Olá! Sabe dizer quantos metros quadrados tem essa casa? Grata.
Olá, onde eu poderia encontrar este saco para comprar? Tenho achado apenas sacos de uma malha mais aberta e precisarei de malha mais fechada, para a terra não sair de dentro dela! Aguardo a resposta, grato desde já! Abraços
Olá, primeiramente gostaria de parabeniza-los pelo blog lindão que construíram, segundamente gostaria de saber se o superadobe pode ser usado em regiões muito chuvosas e úmidas como a que eu moro, e se é preciso algum preparo diferente na terra usada na construção.
Oi Ariel,
Vc pode fazer um procedimento chamado para de elefante onde deve-se dispor rochas abaixo e acima da superfície do solo em forma de um monte e calçar as paredes externas sobre essa estrutura, evitando o contato do superadobe com o solo do terreno.
Olá, eu gostaria de saber o que se faz nos casos das lages, como posso fazer uma casa suspensa com hiperadobe??
Obrigada,
Bianca
Olá Amigo. Ao invés de usar saco de adobe, use os sacos de RACHEL, com o sistema hiperadobe. Não precisa queimar nem usar arame entre as camadas. Tem mais aderência para o reboco. Abraço.
Ola, adorei o site bem como as puplicações. Moro na Bahia e gostaria de construir uma casa com superadobe ou hiperadobe. Alguem pode me informar se por esta região existem pessoas que possam me auxiliar?
Desde ja agradeço e parabenizo a equipe do jardim do mundo pela iniciativa.
Ola Marco, na regiao de Serra Grande tem a Irina ( https://www.irinabiletska.com/) conhecemos ela em Portugal e seus projetos são maravilhosos.