Passados mais de 500 anos de colonização e convívio, ainda sabemos muito pouco sobre as centenas de povos indígenas que vivem em nosso país, com suas mais de 250 línguas maternas e culturas. Recentemente, algumas iniciativas têm tentado mostrar mais sobre todo este conhecimento ancestral e sobre a realidade dos povos hoje, como o premiado filme Ex-Pajé.
Mas uma das principais pautas dos movimentos indígenas hoje é que eles possam falar por si próprios sobre sua vida, suas demandas. É para cumprir este objetivo que foi criada a plataforma Vídeo nas Aldeias, que já tem oito mil horas de gravações e quase 90 filmes que nos permitem para desvendar o Brasil profundo através de diferentes narrativas de mundo.
Ler mais: As 10 mentiras mais contadas sobre os indígenas
São materiais produzidos por mais de 30 indígenas de todo o país e de diversas etnias: HuniKui (Kaxinawá), Guarani Mbyá, Xavante, Waimiri Atroari, Ikpeng, Paraná, Kuikuro, Kisêdje, Ashaninka, Wajãpi e Manchineri. E o projeto está só começando.
Além dos vídeos, a plataforma conta com uma biblioteca com entrevistas e relatos sobre a experiência. Aproveite o material disponível e conheça mais sobre esse povo tipicamente brasileiro.