O Brasil abriga inúmeras riquezas naturais, lagos, grutas, dunas, reservas ecológicas, praias. Quando se fala de dunas grande parte das pessoas lembram-se do deserto. Mas, em algumas praias brasileiras essas montanhas de terras que mudam de lugar de acordo com o vento, podem ser encontradas. A composição da paisagem fica ainda mais linda com os montes de areia branca aliados ao mar azul de alguns desses destinos fabulosos. Para quem quer conhecer dunas tipicamente brasileiras separamos algumas sugestões:
1º Lençóis Maranhenses(MA)
Com lagoas doces que podem chegar a 90 metros de comprimento e até 3 metros de profundidade, a região exige preparo físico. Considerado um dos cartões-postais do Brasil o local é um paraíso de areia e água, perfeita para praticar sandboard e desfrutar do pôr do sol.
2º Genipabu(RN)
Uma das principais atrações é passear de buggy e se aventurar nas dunas. O turista também pode visitar o Parque Ecológico Dunas de Genipabu que engloba praia, lagoa e área de proteção ambiental. As dunas são móveis, cujas areias são movimentadas pelos ventos constantes, transformando a paisagem.
3º Jericoacoara(CE)
A 300 km de Fortaleza, no Ceará, é sinônimo de praia paradisíaca. O lugar mais conhecido é a vila Duna do Pôr do Sol, onde muitos turistas se encontram para ver o fim de tarde. As dunas mudam gradativamente de cores.
4º Dunas da Joaquina(SC)
Na região nasceu o Sandboard, ou ‘surf de areia’, em 1986, esporte onde os praticantes descem as dunas em pé sobre pranchões de madeira. Na época a prática era utilizada para ensinar surf aos iniciantes e se tornou famoso mundialmente, hoje com muitos adeptos.
5º Siriú – Garopaba (SC)
A 90Km de Florianópolis, é famosa por suas belas praias que lotam de veranistas na alta temporada. Além das Praias de Ferrugem, Gamboa e Ouvidor, de águas tranquilas e mornas no verão, Garopaba abriga as Dunas de Siriú, que atraem muitos turistas, especialmente os praticantes de sandboard. Localizadas a 9 km ao norte de Garopaba, as Dunas de Siriú possuem quase 5 km de extensão.
7º Mangue Seco (BA)
Cenário da novela Tieta (1989) o lugar não para de receber novos turistas. O vilarejo fica entre a praia de água doce a as ondas do mar. Além das atrações aquáticas, outra atividade que conquista os turistas são os passeios de bungue nas proximidades.
9º Itaúnas (ES)
Localizada no extremo norte capixaba, Itaúnas é distrito da cidade de Conceição da Barra e conquista os turistas com a sua natureza exuberante – rios, manguezais, belas praias e dunas de areia fina e branca. Na década de 1950, a fragilização da vegetação que separava as dunas da vila de Itaúnas Velha fez com que o vento forte soterrasse o local. Entre as décadas de 60 e 70 o povoado renasceu do outro lado do Rio Itaúnas. Da antiga vila só restaram ruínas, como alicerces da antiga igreja, objetos pessoais, louça e restos de construção que ainda são facilmente encontrados no local.
10º. Areia Branca (RN)
Assim como o próprio nome indica, a cidade de Areia Branca é conhecida pelas suas praias e dunas branquinhas. No entanto, a duna mais famosa é Duna do Rosado, que tem cerca de 10 quilômetros quadrados de extensão e possui vários tons de rosa nas suas areias. O local lembra um deserto e serviu de locação para algumas cenas da novela O Clone, se passando por Marrocos. Além disso, na cidade encontra-se a Ponta do Mel, único lugar do mundo onde o sertão encontra o mar. Esta região é lembrada pela sua massiva produção de sal, a qual rendeu o apelido de “Terra do Sal”.
Você sugere algum outra duna para conhecermos? Deixe seu comentário abaixo 🙂
Seria muito legal se publicassem imagens das belas dunas de Jauá, no município de Camaçari BA.