Aprenda a identificar 10 flores comestíveis

Há um imenso número de flores que podem fazer parte da nossa alimentação. Elas são usadas para preparar pratos como saladas, chás, ornamentar pratos e fazer doces, principalmente xaropes e geleias.

Antes de consumi-las, porém, é preciso ter certeza de que as flores estão limpas (elas devem ser lavadas com água limpa) , livres de resíduos como agroquímicos. Veja quais flores podem fazer parte do seu cardápio:

1- As capuchinhas: são flores perenes,  boas para saladas de verão. Fáceis de cultivar, dão um colorido especial para os pratos. Podem ser servidas recheadas, cristalizadas ou como ornamento. Possuem um gosto ligeiramente apimentado. Suas sementes podem ser usadas para substituir pimentas tradicionais. A planta inteira é comestível.

capuchinhos

2- Flor de cebolinha: boas para dar sabor e um toque acebolado aos pratos. Flores de alho também são boas, dando um toque de alho à sua salada.

3- Lavanda:  têm vários usos culinários, incluindo chás, biscoitos, xaropes, bolos, cheesecakes, sorvetes, geléias, tortas, vinho, vinagrete. A lavanda dá seu próprio sabor, junto com alguns tons cítricos.

beneficios-da-lavanda-e-seu-oleo-esencial

4- Amor Perfeito: flores delicadas, indicadas para adornar saladas. Outros usos incluem deixá-la sobre a sopa, decorar sobremesas e enfeitar pratos. Não deixe de considerar o seu papel em saladas de frutas. Amor-perfeito tem um sabor ligeiramente adocicado.

a

6- Violetas: essas flores são ideais para adicionar a uma ampla variedade de alimentos, além de servirem para propósitos decorativos. Algumas idéias incluem doce de violeta, chá, bolo e xarope de violeta. Elas podem ser incluídas em saladas, geleias, manteiga ou para dar sabor e servir de ornamento. Procure pela variedade “viola odorata”.

7- Hibiscos são apropriados para saladas e xaropes e algumas bebidas alcoólicas. Elas têm um toque cítrico e frutado, mas é ligeiramente ácido; por isso, use com moderação.

8- Pétalas de rosas são conhecidas pelos seus usos culinários, como em xaropes, decorações ou coberturas, sorvetes ornamentos, geleias, manteiga, gelo e muito mais. A água de rosas é um uso famoso para as pétalas de rosas.

a

9- Malmequer são bons em saladas, onde dão um toque de dourado à coloração.

margarita-margaritas-flores-de-primavera_121-50157

10 – Dentes de leão ficam deliciosos na salada se você colher as flores jovens e servir logo em seguida. Elas têm um sabor doce, parecido com mel.

a

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com

3 opiniões sobre “Aprenda a identificar 10 flores comestíveis

  • Reply Renata Ribeiro 22 junho, 2016 at 18:44

    Não é essa violeta da foto que é comestível… essa foto é da violeta africana, a Viola odorata é outra…

    • Reply Jardim do Mundo 22 junho, 2016 at 18:53

      Oi Renata,
      Obrigado pela observação.
      Erro nosso mas já esta corrigido…

  • Reply Carolina 25 agosto, 2016 at 13:59

    Amei o blog!!!! Show o trabalho de vocês!!! Sou nutricionista e chef de cozinha e estou sempre incluindo as PANC nas minhas receitas!!! Adorei o blog, muito lindo, de bom gosto e cheio de informações super úteis!! Parabéns!! Ganharam mais uma fã =)