Como prometemos no post anterior, agora trazemos 3 receitas de conservas probióticas utilizando o método de fermentação selvagem.
Se você ainda não leu o artigo com os fundamentos dessa técnica milenar clique aqui. No post explicamos com mais profundidade os benefícios de se consumir alimentos que passaram pelo processo de fermentação.
Alimentos ricos em probióticos são essenciais para proteger nossa flora intestinal e nosso sistema imunológico, o precesso é simples, mas alguns cuidados precisam ser tomados. Confira as receitas.
|Siga o Jardim do Mundo no Instagram para acompanhar nossas aventuras|
3 receitas de conserva usando a fermentação selvagem
Claro que aqui podemos usar nossa criatividade, as possibilidades de criar nossas conservas são infinitas, muitas pessoas fazem conservas pensando nos efeitos dos próprios vegetais, como o efeito anti-inflamatório do alho por exemplo, mas para inspirar e dar algumas ideias, separamos uma receita de um fermentado de acelga/couve chinesa, repolho, cebola e pimenta.
Vegetais fermentados mistos ou Kimchi
Ingredientes
- Pote de vidro com tampa e bem limpo (isso vale para as próximas receitas também);
- Sal (evite sal refinado, prefira sal grosso, sal rosa, sal cinza ou outros de sua escolha);
- Água filtrada ( ferva e deixe esfriar por uma hora para eliminar o cloro);
- Meia cabeça de repolho;
- 5 folhas de acelga;
- 2 ou 3 pimentas de cheiro;
- 4 dentes de alho;
- Uma cebola.
Observação: a quantidade vai variar de acordo com o tamanho do vidro que vamos usar em nossas conservas.
|Leia mais: Aprenda como fazer fermentado russo de beterraba|
Modo de preparo
Primeiro, comece ralando ou cortando em fatias bem finas seus vegetais, coloque-os no frasco de vidro e pressione -os no fundo até que comece a sair o líquido natural das folhas.
Adicione a salmora (mistura da água com o sal ) Não encha até a boca, deixe um espaço de 2 dedos mas tenha certeza que os vegetais estejam de fato cobertos pelo líquido, isso vai impedir que qualquer parte dos seus fermentados fique em contato com o ar, isso permite a aparição de bolor. Enquanto os vegetais estiverem submersos, as únicas bactérias que povoarão seu frasco serão os probióticos, o que estamos procurando.
Depois de preencher seu pote, feche e deixe fermentar de 3 a 5 dias em um lugar sem luz direta. Observe a mistura e não esqueçca de abrir a tampa 1x por dia para liberar o ar.
O tempo que você deve deixar fermentando varia, quanto mais tempo deixamos a mistura parada, mais ácida ela fica, então vai do seu gosto. Uma dica é ir cheirando, é um cheirinho ácido de vinagre.
|Leia mais: Saiba mais sobre Kombucha e Kefir|
Chucrute ou sauerkraut
Existem várias bactérias benignas na superfície do repolho, entre elas os conhecidos lactobacilos, probióticos excelentes para a imunidade e para a flora intestinal.
Além da função probiótica, dessa conserva essa receita é super barata e prática, precisaremos só de dois ingredientes e pouco tempo para preparar, vamos lá?
Ingredientes
- Uma cabeça de repolho roxo ou branco;
- Sal de sua escolha (evite o sal refinado);
- Complete com água se necessário
Modo de preparo
Pique bem o repolho, ou rale, e se for lavar, lembre-se de secar bem. Depois coloque o repolho e o sal em um recipiente e amasse até sair bastante água do próprio repolho. Aí é só colocar esse repolho e a água que ele soltou num pote de vidro. Assim como a receita anterior, faça com que esse líquido cubra toda a camada de vegetais, para proteger sua conserva probiótica.
Deixe fermentar por cerca de uma semana fora da geladeira, longe da luz direta. Observe e abra o vidro 1 vez por dia. Passados 6 ou 7 dias, abra o vidro e prove a conserva, se estiver com o sabor e cheiro que te agradem, está pronto sua mistura feita com o método de fermentação selvagem.
|Leia mais: Aprenda como fazer fermento natural|
Pickles fermentado
Os picles são bem populares, podemos encontrá-lo facilmente nas prateleiras de supermercado, mas a forma que essas conservas são preparadas não permite que haja uma riqueza de probióticos na conserva, aqui vamos ensinar uma receita rica em micro-organismos bons para nosso corpo.
Ingredientes
- Pote de vidro com tampa;
- Sal (de preferência sem ser o sal refinado);
- 2 Pepinos;
- 2 Rabanetes (opcional)
- 2 dentes de alho;
- Pimenta de sua preferência;
- Ervas da sua preferência;
- Água filtrada (sem cloro)
Corte suas verduras em pequenas fatias, vai melhorar o processo se estiverem finas e assente-as no pote de vidro previamente limpo. Pode ser legal para nossas conservas se fizermos camadas das diferentes verduras.
Dilua o sal na água filtrada, a medida é de 300 ml por colher de chá e despeje essa mistura no pote. É importante que tudo esteja bem submerso na salmoura, as verduras não devem estar em contato com o ar, isso pode afetar a fermentação e a qualidade das nossas conservas.
Depois de aproximadamente 7 dias seu picles deve estar pronto, mas quanto mais tempo você deixar, mais ácida a conserva vai ficar, se você prefere um picles mais ácido, pode deixar fermentando por mais tempo. Quando quiser que a fermentação pare, coloque na geladeira.
Se você é novato em fermentar:
-
Ao preparar vegetais fermentados, é melhor usar produtos orgânicos sempre que possível para garantir que não haja pesticidas presentes que possam interferir no processo de fermentação. Se você não tem vegetais orgânicos, lembre-se de lavar bem todos os seus produtos.
-
Certifique-se de usar vidros limpos –esterilize -os em água fervente.
-
Se tiver muita dificuldade de manter os vegetais submersos na salmora, use um pesinho ou uma pedra esterelizada. Entre os vegetais e o peso ou a pedra pode colocar uma folha de couuve ou repolho para não deixar o objeto em contato direto com os vegetais que estarão fermentando.
-
A quantidade de tempo que os seus vegetais levarão para fermentar dependerá de muitas coisas; a temperatura dentro de sua casa, a quantidade que você fez etc … Comece a checar após 2 ou 3 dias. Seus vegetais estarão prontos quando você abrir o jarro e houver um cheiro azedo (pense em vinagre), e as bolhas começarem a subir pelo interior do copo quando batidas ou movidas. Neste ponto, transfira para a geladeira, onde depois de abertos duram até 3 semanas. Fechados até 3 meses.
- Se você fechar o pote de vidro anaerobicamente, abra-o diariamente , se não fizermos isso, nossas conservas correm o risco de explodir, isso se deve ao gás carbônico que é liberado no processo de fermentação; Se colocar na geladeira depois de pronto não tem necesside de abrir pois com o frio da geladeira o processo de fermentação para, as bactérias hibernam.
- Uma dica é cobrir o frasco, inicialmente, com um elástico e tecido (como na imagem acima) para proteger de insetos e quando terminar de fermentar, colocar uma tampa e armazenar na geladeira; Assim não corremos riscos de o vidro explodir.