Desde que publiquei no instagram que tinha feito minha primeira ginger beer (cerveja de gengibre), recebi uma série de mensagens pedindo o passo a passo.
A cerveja é gerada a partir de cultura de bactérias conhecida como ginger bug (starter). O gengibre é cheio de leveduras, que quando alimentadas, começam um processo de fermentação, podendo assim gerar uma bebida gasosa cheia de probióticos, e se fermentada por mais tempo, passa a ser uma bebida com o teor alcoólico razoável.
O gengibre é conhecido por seus princípios digestivos, vasodilatadores e anti-inflamatórios, esses princípios somados aos benefícios trazidos pelos probióticos da fermentação são ótimos para nossa saúde.
Produzir bebidas alcoólicas pode ser um processo complicado, mas essa receita precisa de poucos ingrediente, o processo é divertido e simples.
Aprenda como fazer sua cerveja de gengibre
Ginger bug (starter)
O ginger bug é a mistura inicial em que a levedura vai se alimentar de açúcar e começar o processo de fermentação, para começar vamos precisar de:
- Um frasco de vidro;
- Uma raiz de gengibre orgânico se possível;
- Açúcar (o açúcar refinado é consumido pelas leveduras mais facilmente);
- Água sem cloro (ferva e deixe esfriar por 1 hora para eliminar o cloro)
|Leia mais: 5 remédios naturais para plantar em casa|
Modo de Preparo
- Primeiro, devemos higienizar o frasco que iremos usar, por se tratar de um processo de fermentação, devemos ter um ambiente controlado dentro do vidro;
- Duas colheres de sopa de fatias finas de gengibre (as vezes ralo) bem lavado, de preferência orgânico e com casca;
- Coloque o gengibre no frasco e adicione 500ml de água filtrada;
- Adicione duas colheres de sopa de açúcar;
- Misture bem. Tape o frasco com tecido ou toalha de papel e prenda com um elástico;
- Coloque a mistura dentro de um armário longe das luz direta ou tape-o com pano de cozinha;
- No dia seguinte adicione mais duas colheres de sopa de gengibre e de açúcar. Misture, tape e guarde;
- Devemos repetir esse processo de alimentação do ginger bug com duas colheres de sopa de gengibre e açúcar por 4, 5 dias, ou mais para alimentar as leveduras que a esse ponto, estão se proliferando a todo vapor;
Em mais ou menos 5 dias já é possível observar as primeiras bolhas. Meu ginger bug, fica pronto em 4 dias no verão, já no inverno, demora em torno de 8 dias.
Se não der certo da primeira vez, não desista, o processo de fermentação é assim mesmo.
Como saber se está pronto
Observe as bolhas de gás na borda do vidro, considero pronto quando todo o entorno da borda tem bolhas de gás. Quando sua mistura estiver com a borda cheia de bolhinhas de gás o ginger bug estará pronto para fazer a deliciosa cerveja de gengibre.
Ginger Beer (Cerveja de Gengibre)
A cerveja de baixo teor alcoólico teve origem em Inglaterra em meados do século XVIII e foi exportada a nível mundial. Hoje em dia, pessoas curiosas, como nós, se aventuram replicando essa receita secular em suas cozinhas.
Nós começamos fazendo um chá de gengibre com o açúcar e o que mais quisermos adicionar para aprimorar o sabor, exemplos: cascas de cítricos, cravo, cardomomo, anil estrelado. A seguinte receita é para dois litro e pode ser ajustada e alterada como for necessário.
Modo de Preparo
- Prepare 2 litros de chá de gengibre. Para isso, ferva 2 litros de água com 1/4 de xícara (54g) de gengibre ralado;
- Adicione 1 xícara e meia (250g) de açúcar ao chá, mexa e deixe ferver;
- Deixe o chá esfriar em temperatura ambiente (não se apresse, a água quente pode matar a cultura de bactérias do ginger bug);
- Assim que o chá estiver frio, coe-o, utilizaremos somente o líquido;
- Adicione o suco de dois limões e mexa;
- Adicione meio copo do ginger bug sem o gengibre, somente o líquido;
- Mexa bem e coloque a mistura, com a ajuda de um funil, em uma garrafa de plástico com tampa.
- Futuramente, podemos trocar a garrafa de plástico por vidro, mas primeiro, precisamos ganhar prática, garrafas de vidro correm risco de explodir se não formos extremamente cuidadosos.
- Reserve a garrafa dentro de um armário. Mesmo usando uma garrafa de plástico, é importante abri-lá todos os dias, com cuidado, para liberar o gás.
Nossas experiências (temperatura média de 25 graus): Em 3 dias a mistura estava como um ginger ale (refrigerante de gengibre), depois de 5 dias levemente alcoólico e, finalmente, depois de 7 dias descansando dentro do armário a cerveja estava pronta, sou sensível ao álcool e posso dizer que fiquei um pouquinho tonta. Tem aproximadamente 1,5% de álcool.
Depois de 7 dias as leveduras digeriram o açúcar e encheram a garrafa de gás carbônico, gaseificando-a naturalmente. Agora é só colocar para gelar e consumir.
Na geladeira a fermentação para, não é mais necessário abrir a garrafa diariamente.
Melhor consumir em até 15 dias.
|Leia mais: Introdução a fermentação selvagem|
Dicas sobre a cerveja
- Se é apressadinho(a) e quer partir direto para fabricação da cerveja, é possível adicionar ao chá, depois de frio, uma colher de café de fermento de cerveja, engarrafar, guardar a mistura em um armário, abrindo a garrafa todos os dias para liberar o gás, em 4 dias a cerveja estará pronta. Já experimentei com fermento biológico de pão e ficou interessante também.
- Quanto mais tempo engarrafada a cerveja, maior teor alcoólico e mais sabor de levedura ela terá. Se ficar pouco tempo engarrafada, não terá volume alcoólico significativo e ficará com mais gosto de gengibre, quente e ardido, é preferível reduzir o tempo de fermentação se estamos procurando os efeitos dos probióticos.
Dicas sobre o Ginger Bug (starter)
- Depois de utilizar meio copo do ginger bug (starter) na fabricação da cerveja, complete o copo com água filtrada e repita o processo de duas colheres de açúcar e de gengibre até ter a borda completa por bolhas de gás. Quando estiver pronto e não for utilizar é só guardar na geladeira, alimentando a cada 4 dias.
- Para alimentar é necessário, tirar da geladeira pela manhã, deixar a mistura ficar em temperatura ambiente para as bactérias acordarem (na geladeira elas hibernam) adicionar o açúcar, gengibre e a noitinha colocar de volta na geladeira.
- Eu faço a cerveja uma vez por semana, por isso nunca guardo meu ginger bug na geladeira, é meu bebê, sempre estou cuidando e alimentando o bichinho.
Hola! Me encantó la receta. La voy a probar.
Muchas gracias por compartirla 🙂