Muitas vezes queremos um leite vegetal para beber, fazer nossas receitas, mas, não queremos nos render ao preço que os supermercados colocam neles. Realmente, leites vegetais podem ser bem caros, além de não superarem o sabor de um leite vegetal feito em casa.
Além do mais, nossas receitas serão de leites vegetais livres de qualquer laticínio, sem adições de açúcares, totalmente veganos, além de serem muito nutritivos. Começar a fazer nosso próprio leite vegetal é um caminho sem volta, quando experimentamos, é bem difícil querer voltar a comprar no mercado.
E diferente do que muitos acham, não é todo leite vegetal caseiro que fica aguado, pode acontecer de vez em quando, mas, hoje, vamos apresentar 4 receitas de leite que vão ficar com uma boa consistência, muito saborosos com uma ótima aparência.
|Siga o Jardim do Mundo no Instagram para acompanhar nossas aventuras|
Leite de semente de girassol
As sementes de girassol são conhecidas por serem proteicas e de fácil digestão, para fazer o leite a partir dessas sementes, vamos precisar somente das sementes e água, e talvez, adicionar um pouco de extrato de baunilha para dar aquele sabor característico.
Além do mais é bem simples de fazer, vamos para o passo-a-passo:
- Primeiramente, vamos colocar 1 xícara (chá) de sementes de girassol em um pote, cobri-las de água e adicionar uma pitada de sal;
- Então, esperamos 8 horas com as sementes submersas;
- Passado esse tempo, lavamos e peneiramos as sementes, jogando a água salgada fora, então, levamos essas sementes ao liquidificador, adicionamos 3 xícaras (chá) de água e batemos tudo, até pararmos de ouvir as sementes quebrando;
- Por fim, é só peneirar esse líquido com um pano fino ou coador de leite.
Está pronto nosso leite de semente de girassol, muito bom para substituir o leite de vaca em várias receitas.
|Leia: Aprenda a fazer queijo de frutos secos|
Leite de semente de abóbora e cenoura
Esse leite é um pouco mais encorpado, elaborado e leva mais ingredientes. O processo é um pouco parecido com a receita anterior:
- Levamos 1 xícara de sementes de abóbora a um pote com água e uma pitada de sal e deixamos ensopando por 8 horas;
- Passado esse tempo, peneiramos e enxaguamos as sementes;
- Então, levamos as sementes ao liquidificador, juntamente com um pedaço de 2 cm de gengibre, 2 cenouras cortadas, 1 colher (chá) de canela em pó, de 4 a 6 tâmaras e 3 xícaras (chá) de água;
- Batemos tudo isso e peneiramos, da mesma forma que a receita anterior, em um coador de leite vegetal, apertando até que todo o líquido saia.
|Leia: Receita ayurvédica de leite lunar|
Leite vegetal de sementes de cânhamo e cacau
O cânhamo vem se tornando uma opção muito boa para substituir a proteína em muitos pratos, como saladas e até pratos mais elaborados como tortas salgadas. Esse leite também leva mais ingredientes, vai ser uma solução proteica para substituir o leite de vaca nas mais variadas receitas, então, vamos para o passo-a-passo.
- Esse leite vegetal é um pouco mais simples, só precisamos misturar as sementes de cânhamo, 2 colheres (sopa) de cacau em pó, 1 colher (chá) de essência de baunilha, de 3 a 6 tâmaras, 1 pitada de sal, 3 xícaras (chá) de água e bater tudo.
Ok, isso foi rápido, não precisa nem peneirar. Esse passo-a-passo está mais para um tópico. Esse leite fica rosado, muito bonito e apresentável.
|Leia mais: 5 receitas de leites vegetais para você fazer|
Leite vegetal de gergelim
Esse é um leite que poucas pessoas conhecem, o preço do gergelim é bem acessível se comprado à granel, tornando-se uma alternativa bem sustentável para fazermos nosso próprio leite. O processo é relativamente simples:
- Assim como nas duas primeiras receitas, deixamos 1 xícara (chá) de sementes de gergelim mergulhadas em água com uma pitada de sal por 8 horas;
- Passado esse tempo, peneiramos as sementes e levamos ao liquidificador, adicionamos de 3 a 6 tâmaras, 3 xícaras (chá) de água e batemos;
- Por fim, peneiramos essa mistura num coador de leite e apertamos para o líquido sair.