Uma das vantagens da bioconstrução é que muitas das técnicas e materiais utilizados são acessíveis em todos os sentidos; assim, alguém com pouca ou nenhuma experiência pode enfrentar o desafio de construir sua própria casa, que não é uma tarefa fácil ou rápida, mas, com certeza, uma das coisas mais gratificantes do mundo.
Earthships
Eles são um dos mais populares tipos de casas assim como uma casa completamente auto-suficiente. Produz sua energia, alimentos e gerencia seus resíduos, para não mencionar a sua própria água potável, não precisa de aquecimento ou de arrefecimento e é feita com materiais reciclados e/ou naturais.
Alguns contras é que o processo de construção é lento e trabalhoso, e o custo final não é mais barato do que uma casa tradicional, mas no longo prazo, o fato de não ter contas de água ou eletricidade e alimentos orgânicos torna este detalhe insignificante.
Casas de fardos de palha
Possuí um desempenho térmico incrível, são feitos com um material renovável e a produção, muitas vezes local e econômica dão belos e confortáveis frutos.
A construção de tais casas foi feita por séculos com resultados muito bons, e com o devida reboco não têm problemas com fogo, são anti-sísmicas e duram muitos anos.
Casas de barro ou COB
Elas foram construídas por milênios, com boa capacidade térmica, materiais baratos e prontamente disponíveis, são ideais para o auto-construtor por sua facilidade de manuseio.
Elas podem ser construídas rapidamente e duram vários anos, mas carregam uma manutenção mais intensa do que outras bioconstruções.
Deve-se ter em conta um bom acabamento para evitar problemas com água ou insetos.
Superadobe ou terra ensacada
Construção rápida, anti-sísmicas, econômica e com poucos materiais poluentes e boas características térmicas.
Este método desenvolvido inicialmente para servir de abrigo em áreas de desastres, hoje expandiu suas possibilidades para executar construções de baixo impacto e custo.
Casa de toras de madeira
São feitas com vigas de madeira e argamassa, também aproveitando serragem como isolamento. É um tipo relativamente novo de construção, que está gradualmente em popularização, especialmente nos Estados Unidos.
Possui boas características térmicas, relativamente rápidas e econômicas, utilizando muito menos madeira do que as casas de madeira tradicionais, de maneira que são uma boa alternativa para utilização consciente da madeira
exelente !
Demais! Amei… Estou pensando em aderir!
Gostaria de me fechar a disposição para servi-los com mão de obra, pois contru-o com amor e carinho e adoro arquiteturas diferentes.
Parabéns belas Arquiteturas