Conheça o “Pallet Home Project” casa feita com paletes reutilizados

Numa altura em que há cerca de 33 milhões de refugiados e desabrigados em todo o mundo, é cada vez mais premente construir casas simples, rápidas e sustentáveis, em processos onde a inovação seja tudo. É esse o caso do Pallet Home Project, que está a ajudar milhões de refugiados a ganharem uma habitação através da construção de casas com paletes de madeira.

O projeto pretende reciclar e reutilizar 700 milhões de paletes, construindo milhares de habitações. Segundo os mentores do projeto, cinco pessoas podem construir uma casa utilizando 100 paletes, durante uma semana.

Para além ajudar a acabar com importantes problemas de falta de habitação, o Pallet Home Project poderá reduzir o número de paletes que, todos os anos, são enviados pelos norte-americanos para o lixo, um número cifrado nos 150 milhões.

A casa pode ter entre três e seis metros de altura, o que significa utilizar até 80 paletes, que são pregados e colocados no seu lugar. Depois é colocada uma lona por cima da estrutura-base, para evitar que a chuva entre na casa. O passo seguinte é encontrar, nas imediações, restos de construções, pedra, lama, terra, madeira ou metais, para encher as cavidades da parede e cobrir o teto.

Nas zonas mais frias do planeta, os paletes podem ser pré-montados com isolamento de poliestireno ou uma barreira de vapor, para ajudar a manter a estrutura segura.

4

7

6

9

8

5

1

2

Que tal começar a pedir paletes por aí, juntar os amigos e começar a sua construção? Pode ser para um desabrigado como também pode ser para construir a sua casinha de campo. Nós revestiríamos a nossa com barro e vocês?

Via

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

www.jardimdomundo.com

5 opiniões sobre “Conheça o “Pallet Home Project” casa feita com paletes reutilizados

  • Reply Alexandre Boratto do Vale 12 novembro, 2013 at 22:12

    Só não pode esquecer dos cupins, para isso pode-se usar óleo lubrificante já utilisado dissolvido em um pouco de diesel borrifar ou pincelar no Pinus e ele durará muitas decadas.

  • Reply Elaine 28 novembro, 2013 at 12:23

    Na empresa onde trabalho não temos onde destinar os pallets que não são mais utilizados, adorei a idéia, tem um passo a passo de como fazer? Pensei em casa de boneca ou para cachorros.

  • Reply Edy Nawda 7 fevereiro, 2016 at 13:42

    Ela é funcional? qual a experiencia de pessoas q já moram nela! #sugestao pra uma matéria com uma minie entrevista com moradores pós e contras de se morar em uma casa assim.

  • Reply Josú Nephilim 8 fevereiro, 2016 at 1:09

    Onde encontro o projeto passo a passo?

  • Reply alegnairammariangela 5 julho, 2017 at 12:19

    Excelente desenho. Detalhadíssimo. Mas é uma madeira frágil. precisa tratamento, conforme sugerido por Elaine. As paredes muito levinhas dão este efeito luminoso internamente de dia, e de noite a casa fica como uma luminária. Lindo!
    Mas deve ser um pouco fria.
    Lindo projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *