E a estação mais florida começa dar o ar da graça aqui no Brasil! Após um período cinzento e de cores em tons frios do inverno, a primavera chega com suas cores e perfumes. No Brasil não temos uma festa específica para comemorarmos a chegada dessa estação ou um festival que aconteça durante a primavera, mas em países por esse mundão afora, a estação é comemorada em belíssimos eventos.
Então vamos fazer um tour por alguns desses festivais:
1. Holi Festival – Índia
Pessoas felizes, encharcadas e cobertas de cores vivas, é esse o clima que você vai encontrar nesse festival anual que acontece na Índia.
Holi, o festival das cores, é um dos mais antigos festivais hindus, ele acontece na primavera e celebra o fim dos dias sombrios do inverno. Durante o festival pessoas cantam, dançam, acendem fogueiras e, o que mais configura o festival, jogam água e pó colorido uns nos outros.
2. Hanami – Japão
O florescer das cerejeiras marca o fim do inverno e o início da primavera no Japão.
Hanami (contemplação das flores), é uma antiga tradição japonesa preservada até hoje. Famílias e pessoas saem às ruas para contemplar as flores de cerejeiras. Em muitos locais as árvores recebem iluminação para ficarem visíveis durante a noite.
[Festivais multiculturais para quem não gosta de carnaval]
A flor de cerejeira é conhecida como flor da felicidade. Esta permanece nas árvores em média de 2 a 3 semanas, após este tempo suas pétalas soltam-se com o vento criando lindos tapetes. O florescer da cerejeira inicia em março no sul, em Okinawa e termina em abril no norte em Hokkaido.
3. Mohácsi Busójárás – Hungria
Realizado em Mohács, para comemorar o início da primavera, este é o mais antigo carnaval da Hungria. Os homens, conhecidos como Buso, chegam de barco no rio Danúbio caracterizados para o festival. Eles usam máscaras aterrorizantes de madeira cobertas com chifres, peles de ovinos e chocalhos. O festival é acompanhado de carros alegóricos e, ao final, danças selvagens são realizadas ao redor de uma fogueira.
A UNESCO reconhece esse festival como patrimônio mundial.
4. Shibazakura – Japão
E o Japão aparece novamente na nossa lista. Ao pés do Monte Fuji acontece esse festival lindo entre os meses de abril a junho, primavera no Japão.
A planície próxima ao Monte Fuji, que fica a três quilômetros ao sul do Lago Kawaguchiko, fica coberta de um tapete de “flores musgos”, parecendo uma grande colcha de retalhos naturais nas cores rosa, magenta e branco.
5. Songkran -Tailândia
Este não é um festival que celebra a primavera, mas acontece durante a primavera. Songkran celebra o ano novo pelo calendário tailandês.
Durante os 3 dias de comemoração (geralmente entre 13 e 15 de abril) as pessoas saem às ruas e dentre todas as festividades jogam água uns nos outros. A água, de acordo com as crenças do país, significa purificação e como o festival comemora a vinda de um ano novo, as pessoas jogam água umas nas outras no meio da rua. Há, também, desfile de elefantes com pinturas e adereços.
[15 extraordinários festivais que você deveria conhecer]
6. Falles – Espanha
Festival em que se comemora o início da primavera em Valência. Milhares de pessoas se voltam para uma semana com muita fogueira e fallas, as figuras satíricas feitas com papel machê.
A semana começa com procissões para homenagear São José e termina com a queima das fallas nas fogueiras.
7. Whuppity Scoorie – Escócia
Depois de longos seis meses de inverno em Lanark, no dia primeiro de março, para comemorar a aproximação da primavera, as crianças saem às ruas e esperam em frente a igreja local St Nicholas, onde as seis horas da tarde o sino é tocado. Este é o sinal para que as crianças comecem a correr em volta da igreja no sentido horário e com bolas de papel girando a cima de suas cabeças. Após 3 voltas elas disputam por moedas lançadas pelo Conselho da Comunidade que sedia o evento.
Este é um festival datado desde o século 19. A crença é de que esse festival livre a cidade e os moradores dos maus espíritos do inverno.
8. Floriade – Austrália
Todo ano, desde 1988, acontece na Austrália esse festival cheio de flores. Uma equipe especializada em jardinagem e voluntários, com o apoio de patrocinadores locais e nacionais, constroem para o festival um lindo e enorme jardim.
A exposição colorida conta com mais de um milhão de flores plantadas na área urbana de Parkland. O festival também inclui concertos, exposições de arte, oficinas de hortícolas e outras atividades recreativas.