9 dicas para cortar gastos e viver bem somente com o essencial

Cada vez trabalhamos mais e gastamos mais, vivendo nesse ciclo vicioso que não parece ter saída. Podemos mudar essa situação e viver somente com essencial. Antes de entrar nos detalhes, precisamos falar de duas coisas importantes e fundamentais sobre sua atitude em relação à vida.

Seja uma pessoa generosa

Ao praticar a gratidão e generosidade, você descobrirá que há muitas maneiras de dar presentes aos outros, além do dinheiro. O dinheiro torna a gente preguiçosa, porque não precisamos ser criativos no que damos aos outros. Mas sem dinheiro, você descobre que você pode dar seu tempo, sua atenção, compartilhar suas habilidades ou simplesmente compartilhar o que você sente sobre alguém. Mesmo estar com alguém pode ser um ótimo presente para ambas os envolvidos. A conexão com outros torna-se uma prioridade. Você pode até descobrir que esses presentes novos encontrados são mais valiosos do que dinheiro.

Simplifique e aprenda a deixar ir

No processo de encontrar maneiras de banir o dinheiro de sua vida, é importante manter uma mente aberta e não estar muito ligado a um determinado resultado ou manter uma maneira específica da vida. Se viver de graça é realmente sua prioridade, talvez seja necessário considerar fazer as coisas um pouco diferente do que você estava acostumado.

Tenha em mente a seguinte pergunta: “Eu realmente preciso disso? (Ou existe uma maneira diferente de fazer isso?) “.

Quando você se questiona, toda vez que pensa que pode precisar de algo, descobrirá que você precisa de muito menos coisas do que você pensou anteriormente. Na maioria das vezes, há maneiras alternativas de viver sua vida para que você não precise de tanta coisa; Exige apenas um pouco de engenhosidade e criatividade. E é mais divertido e aventureiro também! Então, no processo de viver de graça, você simplificará automaticamente sua vida, aprende a deixar ir e abrir sua mente.

Agora, vamos às necessidades básicas que podem ser vividas sem o uso de dinheiro, ou pelo menos, com pouco dinheiro. Com tudo que você vai ler, lembre-se que o desperdício da sociedade pode ser um enorme recurso! O desperdício é uma grande questão global, ameaçando e poluindo a nossa terra, e muitas coisas úteis são jogadas todos os dias. Lembre-se que na próxima vez que você quiser comprar algo: o produto que deseja comprar, provavelmente, está prestes a ser jogado fora por alguém em algum lugar da Terra, naquele momento. E pode estar em algum lugar perto de você!

[5 benefícios de viver fora do sistema]

1. Comida e água

Claro que a comida é uma das coisas mais importantes que precisamos. Por sorte, a comida está, abundantemente, disponível se você souber onde procurar. Você pode criar um programa de resgate de comida e coletar resíduos de comida diretamente dos supermercados. E, é claro, que você sempre pode entrar na floresta e aprender sobre plantas selvagens comestíveis. Você descobrirá que há muitos alimentos nutritivos que crescem ao seu redor (isto é, se você mora em um lugar razoavelmente verde).

A água potável pode ser encontrada em áreas montanhosas com córregos e cachoeiras. Claro que você também pode coletar água da chuva, filtrá-la e beber. Informe-se também sobre vírus, bactérias e produtos químicos que podem estar em sua água e o que você pode fazer sobre isso. Às vezes, apenas a fervura pode ser suficiente para purificá-la. Também pode haver poços em sua área, onde você pode encontrar água potável limpa (ou razoavelmente limpa).

água

2. Moradia

Onde você mora se, realmente, quer viver um estilo de vida com pouco dinheiro? Mais uma vez, existem várias opções. Se você está vivendo em um clima agradável, então, viver em uma barraca ou construir seu próprio abrigo é uma opção. Mas se você vive em um clima frio, então pode tentar encontrar um lugar livre para viver em troca de algo que você tem para oferecer, como alimentos ou habilidades. Todos têm habilidades únicas para contribuir. E, claro, uma personalidade agradável também ajudará.

cabana

3. Objetos básicos

Se você quer morar em uma barraca, então, como você vai conseguir uma barraca? E onde você consegue panelas, talheres, tesouras e outras coisas úteis?

Uma opção é trocar. Ofereça algo valioso em troca do que você precisa e explique por que você sente que realmente precisa do(s) item(s) e como sua vida pode ser enriquecida se alguém puder ajudá-lo(isto é ‘gratidão antecipada’). Explique também que você está fazendo um desafio ou está tentando viver sem dinheiro. Muitas pessoas, realmente, acham isso muito inspirador e se sentem compelidas a ajudar.

Se você não consegue encontrar algo de graça que você realmente precisa, você também pode ser criativo e tentar fazer uma alternativa das coisas que você encontra. Você ficará surpreso com o que você pode fazer se precisar de algo e se desafiar a não comprar. É muito empolgante e é uma ótima maneira de treinar sua criatividade! Você pode fazer pesquisas on-line ou em uma biblioteca local.

moradia

[Vida alternativa – As pessoas que resolveram viver fora do sistema]

4. Roupas

Há definitivamente uma abundância de roupas na maioria dos países, então isso não deve ser difícil de encontrar.

Se elas não são distribuídas livremente onde você mora, pode aprender a fazer suas próprias roupas. Você também pode tentar conseguir roupas em instituições que fazem doação. Você estará contribuindo com o meio ambiente, além de se manter agasalhado.

roupas

5. Internet

Isso é muito fácil. Há tantos lugares com Wifi gratuito, que realmente não faz sentido ter sua própria conexão. A maioria dos cafés, postos de gasolina, edifícios públicos e bibliotecas têm internet gratuita. Além disso, sempre que você não tiver internet, aprenda a apreciar a quietude. Desfrute da meditação, sabendo que você não será interrompido por e-mails recebidos, mensagens do WhatsApp (se você ainda tiver um telefone) e outras.

Se você gosta de ligar para pessoas, você pode simplesmente usar o Skype ou outro aplicativo de conversação e videochamada.

celular

6. Energia

Uma das coisas mais difíceis de encontrar gratuitamente sem depender de outras pessoas é energia. É claro que as fontes de energia solar, eólica e hidráulica são gratuitas, mas o equipamento para gerá-lo não é gratuito. Mas há formas de conseguir gastar menos.

Por exemplo, se você doar alimentos para as famílias todos os dias, de modo que eles não precisem mais fazer compras, então não se importariam se você carregasse seu laptop em suas casas. Dito isto, é bom ser totalmente autossuficiente, então um pequeno carregador solar pode realmente valer a pena ter.

Você também pode considerar se livrar do seu telefone e até mesmo do seu laptop, e apenas usar computadores públicos (por exemplo, na biblioteca) e armazenamento online. Quanto menos você tiver, menos se preocupa, então, se livrar das coisas é uma experiência muito libertadora. É tudo sobre prioridades.

vela

7. Higiene

Como você se mantém limpo sem gastar dinheiro? Você pode se manter limpo sem usar nenhum produto, usando apenas fontes naturais de água.

Lave suas roupas em um balde de água limpa da chuva e encontre uma planta que tenha propriedades desinfectantes.

[Aprenda a fazer um desinfetante caseiro]

O sabão também pode ser feito de materiais naturais, e o que não faltam são receitas.

[Como fazer um sabonete a base de ervas]

banho de mar

8. Terra

A maioria das pessoas que querem viver de forma autossustentável, eventualmente quer ter seu próprio pedaço de terra para que possam construir uma eco casa e cultivar sua própria comida.

É um direito humano básico ter um lugar para viver e se estabelecer, enquanto você viver de forma responsável e em harmonia com a Terra e as outras criaturas. Mas isso provou ser difícil para os humanos realizarem. Dinheiro e ganância são razões importantes para isso.

Há várias dificuldades ao tentar encontrar terra sem gastar dinheiro. Uma opção é mudar para um país onde eles cedem terra livre (sim, eles ainda existem!). Ou apenas “reivindicar” um pedaço de terra em algum lugar da região selvagem. Tenha em mente que a maioria dos países (mas não todos!) tem imposto sobre a terra, então, certifique-se de escolher sua localização com sabedoria.

De qualquer forma, até encontrar um pedaço perfeito de terra, você sempre pode escolher viver o estilo de vida nômade, buscar alimentos ao longo do caminho e simplesmente chamar o “lar” de Terra.

horta

9. Viagem / Transporte

Ande a pé, de bicicleta, de carona, sem ter pressa. Não se preocupe em comprar carro ou moto para chegar mais rápido em algum lugar ou comprar passagens. Apenas caminhe, aproveite a paisagem e conheça pessoas novas.

bicicleta

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com

7 opiniões sobre “9 dicas para cortar gastos e viver bem somente com o essencial

  • Reply Adriano 24 março, 2018 at 12:11

    Bem legal o post, é muito importante que aprendamos a viver com menos, tenho feito isso na minha vida e tem dado resultado, como sempre, é preciso ter cuidado para não confundir viver sem dinheiro com viver às custas dos outros, viver de restos da sociedade capitalista não é estar fora dela! Trabalho, economizo e vivo com o mínimo possível para com o tempo atingir alguma autossuficiência, abraços!

  • Reply Dri 9 junho, 2018 at 11:56

    Olá, gostaria de citar o texto no meu blog. Gostaria de saber quem é o autor, para dar os devidos créditos!

    • Reply Charlene Peruchi 11 junho, 2018 at 9:02

      Olá, esse foi a redação do Jardim do Mundo que fez, então pode colocar como autor “Redação do Jardim do Mundo”.

  • Reply Rosali Godoy 17 julho, 2019 at 16:48

    Gratidão! Temas assim nos ajuda viver melhor.

  • Reply PEDRO PAULO TEIXEIRA 5 agosto, 2019 at 9:49

    Fiquei muito decepcionado com este artigo e com o site como um todo. Mostra como o site é descompromissado com a realidade do Brasil e dos leitores. Nitidamente um artigo traduzido de algum país que apresenta todas as condições propícias a fazer o que as dicas indicam. Morar numa cabana, andar a pé, de carona, sem pressa, usar wifi gratuita que existe na maioria dos espaços públicos, lavar as roupas com água salgada e tomar banho de chuva? Bem, não sei que “fantástico mundo de Bob” é esse que vocês vivem, mas me fez perder toda a credibilidade no site. Vamos sim pensar em viver melhor, mas com ações condizentes com nossa realidade. Fica a dica para que o site possa melhorar nesse aspecto.

    • Reply Jardim do Mundo 5 agosto, 2019 at 18:44

      São dicas, nao uma receita para vc seguir, flexibilidade de pensamento é uma dica bacana que faltou, Bob usa muito também.

  • Reply Adriana 17 agosto, 2019 at 12:52

    Concordo em pleno como Adriano, é preciso não confundir viver sem dinheiro , com viver à custa dos outros, e sim viver de restos da sociedade capitalista , não é estar fora dela. Pensem nisto….criatividade e bom senso é preciso. E sem terra fica mesmo difícil ser auto sustentável. Em Portugal, ter terra é um luxo e só para ricos, ou pessoas que herdam a terra. Vamos sonhando, afinal o sonho comanda a vida. Adriana.