O conceito de Ecovila consiste basicamente em um modelo de sociedade sustentável, tanto no que diz respeito a manutenção do ambiente, quanto a felicidade e liberdade de seus indivíduos. São comunidades urbanas ou rurais que tem como ponto em comum a integração da sociedade com uma realidade harmônica e natural. Nessas “sociedades alternativas”, práticas como produção local de alimentos, utilização de sistemas de energias renováveis, respeito ao meio ambiente, liberdade religiosa e cultural, economia solidária, cooperativismo e rede de trocas são as características mais marcantes dos microbairros e contribuem para uma vida muito mais feliz, diferente, muitas vezes, do cotidiano de uma metrópole.
A imagem à cima é da comunidade de Serenbe, nos Estados Unidos, que foi projetada com objetivo de ser uma sociedade auto-sustentável. Suas lojas e restaurantes ficam em ruas feitas para priorizar a circulação de pedestres, estimulando a caminhada e diminuindo consideravelmente o tráfego de carros no lugar.
Segundo o banco de dados da Global Ecovillage Network, existem mais de 400 ecovilas espalhadas pelo mundo. E em 1998, o modelo foi incluído na lista oficial da ONU como uma das 100 melhores práticas para o desenvolvimento sustentável.
A Ecovila Clareando, no interior paulista, inovou e colocou vasos com flores em suas ruas para fazer com que os motoristas apressados não passem em alta velocidade.
Mesmo comportando múltiplas manifestações locais, as ecovilas possuem um princípio único, a relação entre indivíduos e a natureza. No núcleo do modelo está a celebração da diversidade cultural, espiritual e ecológica e o impulso para se recriar comunidades humanas em que as pessoas possam redescobrir as relações saudáveis e sustentáveis consigo mesmas, e com o planeta. Esse conceito tem proposto soluções viáveis para erradicação da pobreza e da degradação do meio-ambiente e combina um contexto de apoio sócio-cultural a um estilo de vida de baixo impacto.
O objetivo de uma ecovila não é apenas o crescimento econômico ou o desenvolvimento, mas toda a rede de vida da qual depende nossa sobrevivência futura de longo prazo. Uma ecovila é programada de tal maneira que os negócios, as estruturas físicas e tecnológicas não interfiram com a habilidade inerente à natureza de manter a vida. Um dos princípios fundamentais do modelo é não tirar da Terra mais do que podemos devolver a ela.
Cada ecovila dentro do seu próprio contexto cultural e ambiental, busca e demonstra soluções locais, usando tecnologias apropriadas, materiais da região e antes de tudo oferecendo soluções compatíveis e acessíveis a todos.
Via: Arquitetura Sustentável
Peço anotaçoes sobre comunidade aletrnativas, eco vilas,,, para se morar,,, ja morei e adoro… grata
Obrigada Vania, publicaremos um texto sobre ecovilas para se morar em breve.
Very important.
Very very important for human survival
Olá ! Desejo me inteirar mais sobre o assunto !
Olá, me interessa como funciona e para morar.
Ola Anna,
Obrigado pelo contato. Entre em contato com uma ecovila próxima a você.
Um abraço,
Estou interessada em modelos de ecovilas e permacultura
Em Portugal seria uma ideia óptima
amei, e quero fazer uma casa sustentável em breve….com amigos…
Maravilhoso. Adoraria ser mais jovem e poder usufruir de uma vida assim.
Nunca é tarde para se viver assim. É só aceitar a mudança e seguir em frente.
Bom dia preciso mesmo nome é André e sou de Portugal
gostaria de saber sobre as ecovilas no mundo….endereço, contato para saber como funciona, passar tempo lá, voluntariado ou moradia mesmo…
Lucia, para isso vc deve entrar em contato com as ecovilas, existem várias públicas em posts do jardim ou mesmo fazendo uma busca online pela região onde vc mora.