O modelo de vida sustentável das ecovilas

O conceito de Ecovila consiste basicamente em um modelo de sociedade sustentável, tanto no que diz respeito a manutenção do ambiente, quanto a felicidade e liberdade de seus indivíduos. São comunidades urbanas ou rurais que tem como ponto em comum a integração da sociedade com uma realidade harmônica e natural. Nessas “sociedades alternativas”, práticas como produção local de alimentos, utilização de sistemas de energias renováveis, respeito ao meio ambiente, liberdade religiosa e cultural, economia solidária, cooperativismo e rede de trocas são as características mais marcantes dos microbairros e contribuem para uma vida muito mais feliz, diferente, muitas vezes, do cotidiano de uma metrópole.

 A imagem à cima é da comunidade de Serenbe, nos Estados Unidos, que foi projetada com objetivo de ser uma sociedade auto-sustentável. Suas lojas e restaurantes ficam em ruas feitas para priorizar a circulação de pedestres, estimulando a caminhada e diminuindo consideravelmente o tráfego de carros no lugar.

Segundo o banco de dados da Global Ecovillage Network, existem mais de 400 ecovilas espalhadas pelo mundo. E em 1998, o modelo foi incluído na lista oficial da ONU como uma das 100 melhores práticas para o desenvolvimento sustentável.

01

A Ecovila Clareando, no interior paulista, inovou e colocou vasos com flores em suas ruas para fazer com que os motoristas apressados não passem em alta velocidade.

01

Mesmo comportando múltiplas manifestações locais, as ecovilas possuem um princípio único, a relação entre indivíduos e a natureza. No núcleo do modelo está a celebração da diversidade cultural, espiritual e ecológica e o impulso para se recriar comunidades humanas em que as pessoas possam redescobrir as relações saudáveis e sustentáveis consigo mesmas, e com o planeta. Esse conceito tem proposto soluções viáveis para erradicação da pobreza e da degradação do meio-ambiente e combina um contexto de apoio sócio-cultural a um estilo de vida de baixo impacto.

 01

O objetivo de uma ecovila não é apenas o crescimento econômico ou o desenvolvimento, mas toda a rede de vida da qual depende nossa sobrevivência futura de longo prazo. Uma ecovila é programada de tal maneira que os negócios, as estruturas físicas e tecnológicas não interfiram com a habilidade inerente à natureza de manter a vida. Um dos princípios fundamentais do modelo é não tirar da Terra mais do que podemos devolver a ela.

Cada ecovila dentro do seu próprio contexto cultural e ambiental, busca e demonstra soluções locais, usando tecnologias apropriadas, materiais da região e antes de tudo oferecendo soluções compatíveis e acessíveis a todos.

01

01

04

o2

02

Via:  Arquitetura Sustentável

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com

15 opiniões sobre “O modelo de vida sustentável das ecovilas

  • Reply vania mudry 16 março, 2015 at 23:17

    Peço anotaçoes sobre comunidade aletrnativas, eco vilas,,, para se morar,,, ja morei e adoro… grata

    • Reply Jardim do Mundo 18 março, 2015 at 12:22

      Obrigada Vania, publicaremos um texto sobre ecovilas para se morar em breve.

  • Reply Ana Mascia 18 março, 2015 at 10:11

    Very important.

  • Reply Ana Mascia 18 março, 2015 at 10:11

    Very very important for human survival

  • Reply Rico Ferrí 2 abril, 2015 at 19:08

    Olá ! Desejo me inteirar mais sobre o assunto !

  • Reply Anna Arleta Paz Michels 7 abril, 2015 at 1:12

    Olá, me interessa como funciona e para morar.

    • Reply Jardim do Mundo 7 abril, 2015 at 10:34

      Ola Anna,
      Obrigado pelo contato. Entre em contato com uma ecovila próxima a você.
      Um abraço,

  • Reply Lucia Roberta Mello 22 julho, 2015 at 13:37

    Estou interessada em modelos de ecovilas e permacultura

  • Reply Óscar Esteves 31 agosto, 2015 at 14:17

    Em Portugal seria uma ideia óptima

  • Reply cleusa gonçalves 31 agosto, 2015 at 15:39

    amei, e quero fazer uma casa sustentável em breve….com amigos…

  • Reply Neuza Palaro 8 setembro, 2015 at 9:17

    Maravilhoso. Adoraria ser mais jovem e poder usufruir de uma vida assim.

    • Reply Carlos Martins 22 março, 2016 at 7:41

      Nunca é tarde para se viver assim. É só aceitar a mudança e seguir em frente.

  • Reply Andre 2 abril, 2016 at 6:29

    Bom dia preciso mesmo nome é André e sou de Portugal

  • Reply Lucia Lopes 20 abril, 2016 at 12:45

    gostaria de saber sobre as ecovilas no mundo….endereço, contato para saber como funciona, passar tempo lá, voluntariado ou moradia mesmo…

    • Reply Jardim do Mundo 20 abril, 2016 at 12:48

      Lucia, para isso vc deve entrar em contato com as ecovilas, existem várias públicas em posts do jardim ou mesmo fazendo uma busca online pela região onde vc mora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *