A tranquilidade do saber agradecer

agradecer

Uma das maiores constantes na nossa vida são os nossos desejos. O tempo todo estamos querendo alguma coisa.

Você acorda pela manhã, vai trabalhar e quando chega no trabalho se incomoda com alguma situação. Você começa a pensar como seria melhor se pudesse trabalhar em algum outro lugar ou, em outra função. Mais tarde vai num shopping center, passa em frente a uma loja e fica querendo aquele produto que o último lançamento. Chega em casa, abre as redes sociais e vê um amigo fazendo uma viagem incrível e fica com aquele desejo enorme de poder fazer o mesmo.

Desejos como esses até certo ponto são positivos, pois nos motivam a ir em frente e trabalhar por nossos sonhos. O problema é que às vezes passam do limite e se transformam em frustração e infelicidade. Ficamos pensando demais sobre o porquê não podemos ter todas essas coisas que queremos. Nos comparamos com outras pessoas e isso nos coloca para baixo.

O inconveniente nesse tipo de comportamento é que causa um sentimento de insatisfação muito grande. Tão logo conseguimos aquilo que queríamos, já passamos a querer outra coisa. O ciclo nunca acaba.

agradecer

Como podemos mudar essa forma de pensar?

Existe um caminho alternativo para isso. Em vez de ficarmos infelizes com o nosso emprego por alguma pequena incomodação, parar e mudar o foco pode ser a solução.

Comece a ser grato simplesmente pelo fato de possuir um emprego. Muita gente está na luta por um e não consegue. O simples fato de ter um emprego é motivo de gratidão.

Da mesma forma, talvez a grana não seja suficiente para comprar aquele produto incrível que você viu na loja, mas é suficiente para pagar as suas contas, lhe dar um bom teto para dormir e comida para comer. Isso também é grande motivo de sentir gratidão já que bem sabemos muita gente sequer dispõe de recursos mínimos para viver.

Leia mais: 13 Hábitos para praticar todos os dias e mudar a sua vida

Em vez de querer tanto, deveríamos abrir mais nossos horizontes e passar a ser gratos por tudo o que já temos. Talvez você não tenha a casa mais bonita da vizinhança, mas tem uma casa e isso é um grande motivo de gratidão. Quando as coisas parecem estarem dando errado, esquecemos de ver que existem outras que estão dando certo. A interpretação da realidade faz total diferença.

É importante abrirmos os olhos e começarmos a perceber tudo o que temos na vida e que muitas vezes damos por certo. Por mais que a sua vida tenha dificuldades, certamente você tem muitas coisas que nem todos têm. É só você abrir os olhos para percebê-las e então ser grato por elas. Não apenas querer, mas também agradecer.

Juan O’Keeffe é empreendedor, bacharel e mestre em Administração de Empresas pela PUC-RS. Tem vasta experiência atuando em empresas multinacionais de grande porte e escreve sobre desenvolvimento pessoal no seu blog Evolução Pessoal.