As tintas naturais podem ser pouco conhecidas pelas pessoas de hoje em dia, mas os indígenas e povos que não tinham acesso às tintas sintéticas produziam suas próprias tintas com elementos naturais há muito tempo.
Por conta da praticidade, quando pensamos em tinta nos vem à mente ir em uma loja para comprá-la. Mas Jhon Bermond, que estuda e pratica a permacultura, desenvolveu uma apostila sobre como fazer tintas naturais.
Nela você vai aprender um pouco sobre a história de como a tinta natural era fabricada por alguns povos e como as tintas sintéticas começaram a surgir. Logo depois, o autor apresenta alguns processos de obtenção da tinta. Bem como exemplos de aglutinantes e fixadores naturais. Essa é uma ótima apostila para quem está no início do aprendizado sobre obtenção de tintas naturais.
Leia mais: Introdução e receita de tinta ecológica à base de terra
Por fim, são apresentados os elementos vegetais e minerais e quais cores podem ser obtidas deles. E para cada elemento é indicado o processo, o diluente, o aglutinante e o fixador que deve ser usado para chegar à cor desejada. Um exemplo é a jabuticaba, que ao utilizar a casca que passa pelo processo de cocção, depois é diluída em água, misturada com clara de ovo e limão resulta na cor vermelha.
Acesse aqui a apostila.