Quando se pensa em biscoitos recheados, a primeira imagem que aparece em nossa mente é a de biscoitos recheados industrializados, carregados de açúcar, sal, corantes e conservantes. Esquecemos que uma versão natural, saudável, saborosa, sem glúten, açúcar e aditivos químicos seja possível.
Este biscoito, ao contrário da consistência do industrializado – que é feito à base de farinha e assado em forno a altas temperaturas -, dissolve na boca e agrada o paladar dos degustadores mais exigentes.
O “forno” utilizado é o que foi dado pela natureza: o sol: o maior e mais barato desidratador, que tem grande poder de aquecimento e acentua o sabor do alimento assado. Além disso, a temperatura alcançada não ultrapassa 40oC e ajuda a preservar as enzimas presentes nos alimentos naturais, poderosos suplementos no auxílio da digestão.
Alimentação Viva
A culinária crua, também chamado de alimentação viva, de crudivorismo, de “raw food” e de “crudiveganismo,” é simplesmente o preparo e o consumo de alimentos não cozidos. Alimentos vivos vibram com atividade das enzimas. Enzimas ajudam na digestão de alimentos e são os catalisadores para todos os processos metabólicos no seu corpo. Sem enzimas, não aconteceria divisão de células, produção de energia, ou atividade cerebral.
|Siga o Jardim do Mundo no Instagram e Acompanhe nossas Aventuras pelo Mundo|
A alimentação viva preza pelo consumo de alimentos ricos em nutrientes preparados de maneira que preservem vitaminas, nutrientes e vitalidade. A prática melhora em 92% a atividade do sistema imunológico, favorece a cura e previne doenças e mantêm a jovialidade, entre muitos outros benefícios.
O Biscoito
Este biscoito é rico em fibras solúveis de maçã, um alimento funcional poderoso que evita a absorção de gorduras ingeridas nas refeições, ajuda no controle do colesterol e glicose no sangue, auxilia na moderação do apetite e é fonte de sais minerais como cálcio, magnésio, sódio e potássio. As fibras utilizadas são de maçãs, que podem ser utilizadas para sucos, como o suco luz do sol, de forma a serem colocadas separadamente no liquidificador, separando a maçã do líquido em um voal antes da preparação do suco.
Os Ingredientes
Além dos benefícios nutricionais das fibras de maçã, este delicado biscoito é beneficiado com o poder indiscutível da amêndoa. Estudos comprovaram que quando ela é ingerida, de forma saudável, com outras fibras solúveis também conhecidas por diminuírem o LDL (o colesterol responsável por aumentar o risco de doenças cardíacas) como as da maçã, o seus efeitos benéficos se tornam potencializados. Desta forma, a amêndoa é considerada um super alimento na prevenção de doenças cardiovasculares, devido à presença de vitamina E e gorduras monoinsaturadas. Além de todos estes benefícios, ela também é boa fonte de magnésio e potássio.
Para completar, temos o amendoim como um ingrediente que transforma este biscoito recheado em um remédio natural na prevenção de doenças vasculares. Também rico em gorduras monoinsaturadas, vitamina E, niacina e folato, proteína, manganês, e resveratrol (presente também em uvas e vinhos, e muito conhecido por reduzir o risco de cardiopatias e câncer) – na forma de manteiga o amendoim foi comprovadamente responsável por diminuir doenças cardiovasculares em 21%.
|Curta nossa Página no Facebook para mais matérias como essa |
Receita:
3 xícaras de passas
1 pitada de sal marinho (opcional)
Fibras de três maçãs*
1 xícara de farinha de amêndoas
e colheres de sopa de coco seco ralado
1 colher de café de canela em pó ou cravo em pó (opcional)
1 colher de sopa de manteiga de amendoim (de preferência, caseira, sem açúcar e sem sal/ utilize o restante da manteiga de amendoim para o recheio, caso queira variar o sabor).
Modo de preparo:
Bata as passas no liquidificador até virarem uma pasta.
Use uma xícara desta pasta para misturar com o restante dos ingredientes e reserve duas xícaras para o recheio.
Use uma tampinha para fazer os biscoitos de cerca de 2,5cm de diâmetro. E vá colocando cuidadosamente em uma assadeira até terminar com toda a massa.
Leve ao sol para secar por no mínimo 5 horas em sol quente (eles deverão assar de 5 a 12 horas no sol, mas a partir de 5 horas já se pode fazer os biscoitos).
Envolva a forma com um voal para evitar contato com insetos.
Armazene em um pote fechado.
Na geladeira dura cerca de 7 dias.
Fora da geladeira o melhor é consumir em até 3 dias.
Adoro os artigos e as receitas !!! Parabéns pelo trabalho!!!
Obrigada Antonia.