Aprenda fazer embalagens de cera para substituir o plástico

embalagem de cera evitar plástico

Como você embala o resto de comida ou o sanduíche que vai na lancheira do seu filho? Normalmente utilizamos alguma embalagem de plástico, plástico filme ou papel alumínio, essas embalagens, quase sempre, vão parar no lixo logo após o uso.

Pensando numa forma de gerar menos lixo, principalmente de evitar o plástico que, além de tóxico, está tomando conta dos oceanos, encontramos e testamos essa embalagem de tecido com cera que é uma solução mais sustentável e criativa para ir banindo o plástico da nossa cozinha.

Feito com tecido de algodão e cera, esses paninhos podem substituem o papel alumínio e o plástico filme na hora de embalar alimentos.

|Siga o Jardim do Mundo no Instagram para acompanhar nossas aventuras|

Como são feitas as embalagens de tecido com cera para evitar o plástico?

Estas embalagens são feitas com pedaços de tecido engomado com cera de abelha. Assim, elas podem ser reutilizadas e até lavadas.

Para fazer os tecidos engomados precisaremos de:

embalagem de cera evitar plástico

  • pedaços de tecido 100% algodão;
  • folhas de papel vegetal;
  • cera de abelha;
  • óleo de jojoba;
  • resina de pinheiro ou outra resina natural;
  • ralador;
  • ferro de passar;
  • tecido grosso para servir de base.

Rale ou corte um pouco da cera de abelha com o ralador. Não há bem uma quantidade exata, porém é preciso que ela dê para engomar todo o pano que você separou.

Após, estenda o tecido grosso sobre uma mesa e coloque um papel vegetal sobre ele. Em cima dele coloque o tecido de algodão, espalhe a cera ralada, pingue um pouco de óleo de joboba e da resina de pinheiro, agora cubra tudo com mais um papel vegetal. É importante que o papel vegetal cubra todo o tecido e ainda sobre um pouco nas laterais.

embalagem de cera evitar plástico

Agora, com o ferro ligado e já quente, passe ele sobre a folha de papel vegetal. O calor vai derreter a cera de abelha e fazer com que ela penetre no tecido.

Depois que toda cera estiver penetrada no pano, tire as folhas vegetais e pendure o tecido em um local para secar.

Também é possível dissolver os ingredientes em banho-maria e aplicar com um pincel, as duas formas são divertidas e práticas. 

embalagem de cera evitar plástico

Por que usar resina de pinho e óleo de jojoba?

A cera de abelha, por si só, é muito dura e pouco flexível. A cera dirá rachar se usada sozinha no tecido. A resina de pinheiro ajuda as embalagens a aderirem às tigelas e a si mesma quando dobrados e o óleo de jojoba ajuda a manter as embalagens maleáveis.

 

Como devo usar as embalagens de cera?

O tecido com cera de abelha pode ser utilizado para embalar sanduíche, cobrir potes sem tampa, cobrir a parte de uma fruta que foi cortada. Enfim, ele tem inúmeras utilidades. 

Como devo cuidar das embalagens de cera?

Depois de usados, lave em água morna com sabão neutro e seque ao ar. Não exponha ao calor ou a cera pode derreter! As embalagens podem ser dobrados e armazenados em uma gaveta.

embalagem de cera evitar plástico

Quanto tempo duram?

A longevidade dependerá do uso real e da limpeza das embalagens.

Dicas importantes ao fazer as embalagens de cera para substituir o plástico

  • Lave o tecido antes de usar. Não se preocupe se o tecido estiver enrugado. As rugas irão desaparecer quando você adicionar a cera.
  • Use tesouras de picotar ao cortar o tecido para que as bordas não desfiem
  • Não tente mexer a mistura até que a maior parte do conteúdo esteja derretido
  • O tempo de derretimento varia dependendo do seu fogão e da quantidade cera . Eu uso pedaços grandes e leva cerca de 40 minutos para derreter a mistura inteira. Se você comprar pequenas pelotas de cera, seu tempo de derretimento pode ser menor.
  • Tenha cuidado com a mistura de cera derretida. Está quente e queimará e grudará quando o contato for feito.
  • Se a embalagem começar a grudar no papel manteiga, coloque-a de volta no forno por mais um minuto.

embalagem de cera evitar plástico

Quais são os benefícios do tecido com cera de abelha?

O tecido com cera de abelha substitui o plástico filme. Só isso já é um grande benefício, pois é menos lixo sendo gerado e indo parar na natureza. Além disso, o paninho engomado é compostável.

Além do mais, a cera de abelha é antisséptica, fazendo com que os alimentos que são embalados com ela durem por mais tempo. E por último, você pode reutilizar o pano engomado mais de uma vez. Aliás, ele pode durar até um ano.

Então, que tal começar a substituir o plástico filme da sua casa por esse tecido com cera de abelha? Seu cotidiano vai ser mais sustentável e você contribuirá para que menos lixo seja produzido.

Essas primeiras experiências foram feitas com cera de abelha. Como não somos a favor da exploração animal logo começamos utilizar outros tipo de ceras vegetais, como a cera de palma, de soja, de coco, carnaúba, etc.

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com

Uma opinião sobre “Aprenda fazer embalagens de cera para substituir o plástico

  • Reply CREIDE JEREMIAS DOS SANTOS 12 setembro, 2019 at 11:24

    Eu sempre reutilizo as embalagens dos produtos que compro. Por exemplo, uma embalagem de pão, serve para colocar os biscoitos feitos em casa ou outros paes caseiros.
    Também reutilizo as embalagens plásticas o máximo que posso, fazendo vasos, porta trecos para o bwc e escritório. No Pnterest tem ótimos modelos.