Banco do tempo: porque tempo é mais do que dinheiro

banco de tempo

Barras de ouro que valem mais do que dinheiro?

Na verdade, nosso tempo vale mais do que o dinheiro. E sabendo disso, hoje vamos falar sobre uma iniciativa pra lá de inspiradora: o Banco do Tempo, um tipo de economia colaborativa organizada em nível local e que tem dado muito certo em Floripa.

O Banco do Tempo é uma iniciativa que se espalha pelo mundo e toma lugar em diversas cidades do Brasil e em Florianópolis não foi diferente. Um movimento que tem como princípio, o desenvolvimento da economia colaborativa em um progresso social que não depende do capital para crescer e se multiplicar.

O Banco de Tempo de Floripa nasceu há alguns anos. Sua ideia é promover a troca de serviços e produtos entre as pessoas. Essa troca se dá por meio do tempo. Então, ao se cadastrar no Banco de Tempo, cada pessoa recebe 4 horas para serem utilizadas.

Cada serviço prestado para alguém, retorna em horas para o seu cadastro. Assim, quanto mais serviços fizer para outras pessoas, mais horas você soma ao seu cadastro. Essas horas podem ser gastas quando você precisar de serviços.

As pessoas são livres para oferecerem os serviços ou produtos que tem mais aptidão. Por exemplo, se você é massagista, sabe limpar pátios, sabe como cuidar de hortas, tem mudas de hortaliças ou produtos manuais produzidos por você, eles podem ser oferecidos no Banco de Tempo.

Da mesma forma, se você precisar de alguém para ajudar na limpeza de sua horta, um fotógrafo ou marceneiro, pode postar no grupo e esperar que alguém ofereça os serviços, você pagará o profissional com suas horas acumuladas.

banco de tempo

Leia mais: 8 benefícios de construir uma espiral de ervas

Atualmente, contemplada com um plano de agricultura urbana, além de outras inúmeras iniciativas públicas e privadas, Florianópolis tem seus momentos de vanguarda no cenário nacional quando o quesito é desenvolvimento humano, que deve em muito por se tratar de uma capital multicultural, sofrendo a constante influência dos nativos, visitantes e pessoas que escolheram esse paraíso para chamar de casa.

A descrição do grupo no Facebook:

“O que existe de mais valioso do que o nosso tempo? O banco de tempo é um espaço para trocas indiretas de habilidades, serviços e produtos não mediadas por dinheiro. Cada participante expõe o que tem a oferecer. A cada hora de serviço que realiza, recebe uma hora de crédito para se utilizar dos serviços disponíveis. Não tem juros, não tem dívidas, não tem burocracia complicada e nem enganações, pelo contrário – tem vizinho se conhecendo e se ajudando, tem espírito de solidariedade se desenvolvendo, tem paradigmas sendo quebrados e novos sendo criados, tem pensamento fora da caixinha, tem trabalho social e voluntário, tem sociedade inteira se beneficiando! Vamos reformular o conceito enganoso de que tempo é dinheiro, porque tempo é, na verdade, VIDA”.

Nós fazemos parte do grupo desde o início e de lá pra cá foram muitas horas trocadas e muitas amizades feitas. Torcemos que movimento cresça no mundo inteiro.

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com