Piscina de abelhas – Saiba como fazer e ter no seu jardim

piscina de abelhas

Criar um jardim que seja amigo das abelhas significa mais do que apenas plantar flores. Você certamente quer atraí-las com lindas flores, mas enquanto elas estiverem em seu jardim, é necessário dar-lhes um lugar para coletar água.

Uma piscina de abelhas é um alimentador de água para esses insetos tão lindos e necessários. É fácil de fazer, de cuidar, e é uma forma de agradar as nossas polinizadoras. Afinal, sem elas não teríamos tantas flores, vegetais frescos e frutas para colher.

 

Leia mais: Aprenda a construir um hotel para insetos

Por que as abelhas precisam de água?

Os apicultores e melicultores sabem da importância de ter água disponível para as abelhas e outros isentos polinizadores. as abelhas coletam água por vários motivos:

  • Diluir o mel – as abelhas usam a água para controlar a consistência do mel e diluir o mel que cristalizou.
  • Ajudar na digestão – assim como nós, as abelhas precisam de água para ajudar na digestão.
  • Manter a colmeia fresca – estas criaturinhas inteligentes vão adicionar água à colmeia e abaná-la com as asas, ar condicionado esfriando o espaço.
  • Alimentar os bebês – as operárias que alimentam as larvas precisam de muita água para criar a comida certa dos bebês (geleia real).

Desenvolvemos a piscina de abelhas depois de observar muitas abelhas se afogarem ao tentar coletar água da piscina ou da tigela de água dos cachorros.

Quanto mais atraente for a fonte alternativa de água, mais sucesso teremos, evitando afogamentos.

Separe um espaço na horta ou no jardim para colocar a piscina. A ideia é criar uma fonte com água doce com lugares para as abelhas pousarem enquanto bebem e coletam água.

 

Materiais

  • Prato raso;
  • Musgo;
  • Pedras do rio;
  • Água fresca.

Como fazer

piscina banho para abelhas

Escolha um local no jardim, onde é protegido do vento e possua sol. As abelhas se dão melhor com água morna. Uma bebida gelada pode realmente diminuir a temperatura corporal de um polinizador, impedindo-o de voar.

|Acompanhe o Jardim do Mundo no Instagram|

Escolha um prato que seja seguro para a água como vidro ou cerâmica. Distribua algumas pedras de rio ao prato. Adicione apenas água suficiente para que os topos das pedras não fiquem submersos.

Os polinizadores procuram água doce e água estagnada. Para muitas abelhas, encontrar água é uma questão de cheiro – elas cheiram a água antes de vê-la. Se a água estagnar, pode ajudar as abelhas a encontrá-la. No entanto, isso acarreta o risco de reprodução dos mosquitos.

Refresque a água a cada poucos dias. Limpe e ou substitua os materiais conforme necessário. Uma vez que os polinizadores encontram uma fonte confiável de água, eles continuam voltando.

Se os polinizadores não aparecerem, passe um pouco de óleo essencial de capim-limão em alguns pontos nas bordas da banheira. Este cheiro atrai as abelhas melíferas e outros polinizadores o seguirão.

 

Considerações finais

As abelhas precisam de uma fonte confiável de água para mantê-las vivas. Certifique-se de que eles não tenham que viajar muito para encontrar água, estabelecendo uma fonte perto de sua colmeia. Dessa forma, você sabe de onde eles estão obtendo água e pode ter certeza de que é seguro, contra risco de afogamento, sem produtos químicos e sempre disponível.

Sua fonte de água pode ser tão extravagante quanto um lago decorativo ou tão simples quanto um balde cheio de água. Suas abelhas não são exigentes – contanto que você forneça algo para beber durante o dia, elas ficarão gratas!