Aprenda a Construir um Hotel para Insetos

Quando se trata de insetos, a maior parte das vezes, estamos à procura de maneiras de nos livrar deles, mas, hoje, vamos falar sobre insetos aliados. Joaninhas, borboletas, besouro, mariposas e outros insetos são muito úteis no jardim. Como se fossem heróis, esses insetos têm uma missão: combater pulgões e outros parasitas (evitando assim tratamentos fastidiosos). E, como qualquer herói, também eles precisam de um lugar para se abrigar enquanto estão sem trabalho.

Já se perguntou onde estes maravilhosos ajudantes de jardineiros passam o outono e inverno para suportar o mau tempo e as intempéries? Procuram as cascas de árvores caídas para esconderem-se, os espaços entre os troncos nas pilhas de madeira, os montinhos de pedras, vasos empilhadas, etc. Pode não ter nada disso para recebê-los, por isso, hoje, propomos a construção de um refúgio, um hotel de insetos de cinco estrelas! É fácil e divertido de fazer, além disso, serve para aumentar a biodiversidade em seu jardim, pois promovem mais polinização de plantas e flores, e contribuem para a saúde do ecossistema local.

Como criar um refúgio para os insetos?

  1. Recupere uma caixa de madeira, do tipo utilizado para as garrafas de vinho. Retire a tampa e coloque-a na posição vertical.
  2. Com uma furadeira , fazer dois pequenos furos na parte superior traseira, para pendurar ou segurar o refúgio.
  3. Preencha completamente o interior com tudo o que desejar, deixando pequenos espaços e buracos onde os insetos possam deslizar.
  4. Faça pequenos montes com galhos e ramos de bambu  (dentro é macio e fácil de atravessar por insetos).
  5. Coloque também pequenas pinhas, folhas mortas, pedaços de tijolo quebrado, pedaços de vasos de terracota quebrados, etc.
  6. Assim que o abrigo estiver cheio, pendure-o ao tronco de uma árvore ou uma parede, com a parte traseira voltada para o norte e protegido da chuva … É importante colocar já o abrigo no seu jardim para que os insetos tenham tempo para encontrá-lo e adaptarem-se a ele antes do Outono.

Alguns exemplos de hotel para insetos pelo mundo:

1

2

3

4

5

6

7

Então, está animado para construir um hotel para nossos amiguinhos? Se o fizer, envie-nos uma foto com o resultado. 🙂

Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

www.jardimdomundo.com

6 thoughts on “Aprenda a Construir um Hotel para Insetos

  • Reply Tomás 5 outubro, 2016 at 13:13

    Pq parte traseira virada para o norte? Adorei o post ^^

    • Reply Charlene Peruchi 14 outubro, 2016 at 15:35

      Olá! Na real, você precisa posicionar de uma maneira que não entre vento e nem chuva dentro do hotel, por isso o post fala para posicionar pro norte. Mas verifique na sua região qual o melhor posicionamento para o hotel.
      Abraços!

  • Reply Isabel 21 abril, 2019 at 6:03

    Esse hotel também atrai escorpiões? A
    cidade onde moro tem infestação desses animais.

    • Reply Jardim do Mundo 25 abril, 2019 at 14:41

      Parece que em toda a América latina esta tendo surto de escorpiões. Qual a cor do Escorpião e qual cidade?

  • Reply RBordenousky Fo. 11 agosto, 2019 at 23:12

    Oi, pelo que posso entender então, se a parte de trás do hotel deve ficar posicionada para o norte, ele não pode receber muito sol na frente pois aqui no hemisfério sul o sol se inclina mais para o norte. Agora se esse texto foi baseado em texto escrito em algum lugar da Europa, Asia ou Estados Unidos, que são no hemisfério norte e o sol se inclina mais para o sul, a indicação é de que o hotel receba a iluminação e o calor do sol de frente mesmo. Vocês podem me esclarecer isso? Obrigado.

  • Reply RBordenousky Fo. 11 agosto, 2019 at 23:22

    Vejam o que e eu falei anteriormente…
    https://www.youtube.com/watch?v=SQU07xZIAGc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *