Aprenda a preparar bolinha energética de cenoura.
Cenouras nunca faltam aqui em casa, decidimos transformar o excesso que tínhamos em bolinhas energéticas. É muito fácil, só triturar e moldar e não precisam ir ao forno. Este é daqueles lanchinhos que agradam a todas faixas etárias, as bolinhas ficam tão deliciosas que as crianças não resistem. E mais, por ser em formato de bolinha, se come em uma bocada só, quase como um brigadeiro.
Nós, que nos aventuramos em vários tipos de culinárias, a crudívora é a que, geralmente mais gostamos, primeiramente, por ser muito nutritiva e por sua agilidade, um processador e 15 minutos são suficientes para uma receita incrível. É o caso específico dessas bolinhas de cenoura, que levam poucos ingredientes e 10 minutos para fazer.
Quando falamos que é um lanchinho nutritivo, estamos falando sério. Uma unidade da nossa bolinha de cenoura contém 2g de proteína, 100 calorias e 2g de fibras alimentares, além da vitamina C e do potássio, presentes na cenoura.
E as vantagens não acabam por aqui, é muito prático, podemos levá-lo para todo canto em um potinho, sem medo de amassar, derreter, as bolinhas energéticas são bem firmes. Então, vamos para a nossa receita.
|Siga o Jardim do Mundo no Instagram para acompanhar as nossas aventuras|
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de cenoura ralada, que seria aproximadamente uma cenoura grande;
- 1/2 xícara (chá) de nozes;
- 1/2 xícara (chá) de coco ralado;
- 1 xícara (chá) de aveia em flocos;
- 1/2 xícara (chá) de tâmaras;
- 2 colheres (chá) de canela em pó;
- 1/2 colher (chá) de noz-moscada;
- 1/4 xícara (chá) de manteiga de castanha de caju (ou de outra castanha da preferência de cada um).
As nozes também podem, é claro, ser escolhidas de acordo com o gosto de cada um, as nozes e castanhas são excelentes fontes de proteínas e gorduras, existe uma variedade enorme delas, nozes e castanhas são essenciais para uma dieta proteica e nutritiva.
Modo de preparo
Primeiramente, vamos dar atenção às cenouras, que vão ser a base da nossa receita. Temos que ralar bem as cenouras, para que elas se transformem em pedaços bem pequenos, talvez um processador ou até um liquidificador possam realizar essa tarefa muito melhor;
Então, adicionamos metade do coco ralado e as nozes e processamos esses ingredientes em um liquidificador ou processador, juntamente com as cenouras (sim, as cenouras serão processadas algumas vezes). O ideal é que a textura atingida seja a textura de uma areia cinética, quase uma areia molhadinha;
Então, adicionamos a aveia e as tâmaras e levamos novamente ao liquidificador ou processador, até que a textura de areia seja atingida novamente;
Então, adicionamos o restante dos ingredientes e batemos até que eles se tornem uma massa homogênea;
Por fim, é só fazer as bolinhas, a dica é fazer cada bolinha com a quantidade de massa que caberia em uma colher de sopa cheia. Então, enrolamos as bolinhas no coco ralado, como um beijinho, e levamos à geladeira para resfriar.
|Leia mais: Lanche da tarde vegano com bolo de maracujá e camomila|
E está pronto, assim que estiver resfriado, já está no ponto de ser consumido. É interessante que os bolinhos sejam guardados em um pote selado para que sua vida útil se prolongue por mais tempo. O sabor lembra muito o de um bolo de cenoura, só que é ainda mais prático.
Valor nutricional
Uma bolinha energética (com a quantidade de massa recomendada acima) contém:
- 107 calorias;
- 10g de carboidratos;
- 2g de proteína;
- 6g de gorduras;
- 2g de gordura saturada;
- 12 mg de sódio;
- 131 mg de potássio;
- 2g de fibras alimentares;
- 4g de açúcares.
A receita também conta com vitaminas e minerais, como cálcio, ferro, vitaminas C e A.
Se você gostar muito da bolinha de cenoura, nesse post onde ensinamos a preparar ovinhos de Páscoa em formato de bolinhas energéticas vocês encontram mais de 6 receitas para experimentar, tem para todos os gostos, como: tâmara, castanha de caju, cacau, laranja, entre outros. Aproveite!