Esterilizar e armazenar corretamente nossas compotas e conservas não apenas permite que o alimento dure por muito mais tempo, como também pode ser uma etapa indispensável para deixar um doce ou vegetais mais saborosos.
Uma das dicas mais simples e práticas para lacrar e envasar vidros em casa é esterilizando-os e guardando o alimento ainda quente. Se você tem dúvidas sobre esse processo, esse post vai ajudar.
É muito importante que você esterilize o pote de vidro muito bem para evitar qualquer tipo de contaminação com a comida. Por isso, comece reunindo todos os potes que você irá (re)utilizar.
Tire as tampas, as etiquetas e as colas e lave tudo muito bem com água quente e sabão. Dica: para se livrar de qualquer tipo de resto de comida ou dos rótulos, escalde os vidros em uma solução de água quente e vinagre.
Verifique se os potes estão sem nenhuma rachadura ou ferrugem nas tampas e comece o processo de esterilização.
|Siga o Jardim do Mundo no Instagram para acompanhar as nossas aventuras|
Formas de esterilizar vidro e armazenar conservas e compotas por até 1 ano
1) Em banho-maria: encha uma panela grande com bastante água e coloque com cuidado o vidro e a tampa. Leve ao fogo alto e deixe ferver por, no mínimo, 15 minutos. Desligue o fogo e utilize uma pinça de cozinha para retirar os itens da água, sempre com cuidado para não se queimar nem deixar o vidro cair. Disponha sobre um pano de prato limpo estendido em uma bancada seca.
2) No forno: lave o vidro e tampa com detergente, deixe escorrer bem e leve ao forno, numa assadeira, a 140 ºC por 10 minutos. Retire e deixe esfriar na bancada ou na grade do fogão.
3) No micro-ondas: coloque 4 colheres (sopa) de água dentro dos vidros, e leve ao micro-ondas por 2 minutos. este método não é indicado para os vidros com tampa acoplada por articulação metálica.
|Leia mais: Aprenda como fazer fermentado russo de beterraba|
Toda atenção é pouca. Depois de esterilizado, o vidro quente pode estourar se entrar em contato com uma superfície muito gelada, como o mármore – por isso o pano limpo é essencial.
Conservação de geleias, compotas e molhos
Caso vá preencher o pote ou garrafa com algo muito quente, como um doce em calda, encha o recipiente enquanto ainda estiver quente, para evitar um choque térmico. Se for guardar um alimento frio, deixe que o vidro também esfrie.
Coloque a geleia, picles ou molho ainda quente diretamente nos vidros recém estilizados que também ainda estão quentes.
Encha o vidro completamente e não deixe nenhuma bolha de ar no pote.
Limpe a boca do pote com um pano e feche-o com a tampa metálica.
|Leia mais: Como fazer vinagre de casca de frutas|
Aperte com força a tampa para manter o vácuo.
Deixe o pote de cabeça para baixo (como na imagem principal) até esfriar, depois coloque uma etiqueta com a data de fabricação e guarde em um lugar escuro, seco, com circulação de ar.
Com esse processo de esterilização e armazenamento nossas compotas tem durado até mais 1 ano.
Além de guardar novas compotas, geleias e conservas, os vidros esterilizados são bons para acondicionar sopas e até saladas e sobremesa (prefira os de boca mais larga).