Como fazer vinagre de casca frutas

vinagre de casca de abacaxi

Pode parecer complicado, mas na verdade, fazer vinagre é um processo simples e intuitivo. O vinagre de cascas de frutas é um tipo de fermentação meio largada, se esquecermos que estamos o fazendo, provavelmente vai dar certo do mesmo jeito.

Além de ser um processo simples, pouquíssimos ingredientes e utensílios são necessários para preparar essa receita. Isso nos faz refletir, por que será que um produto tão simples é tão amplamente industrializado e nem tantas pessoas fazem em casa?

Nós acreditamos que, na verdade, muitas pessoas não conhecem a simplicidade da produção do vinagre de frutas, e, por isso, acabam gastando dinheiro com um produto industrializado que gera uma quantidade enorme de lixo, enchendo nosso planeta de resíduos, como os plásticos das embalagens.

Além de poupar e diminuir o nosso consumo de plástico estaremos dando uma nova oportunidade para as cascas que iriam para nossa composteira.

É possível fazer esse vinagre com várias frutas como maça, uva, pera, goiaba, morango, entre outras. Hoje vamos ensinar a como preparar um vinagre de abacaxi totalmente natural, dando detalhes da produção caseira e artesanal.

|Siga o Jardim do Mundo no Instagram para acompanhar nossas aventuras|

O vinagre

O vinagre é, em termos simples, o resultado de duas fermentações (no caso da receita que vamos ensinar, da casca do abacaxi), essa fermentação passa por alguns processos diferentes, mas nenhum deles contém um grande mistério.

A primeira fermentação é a fermentação alcoólica, os probióticos presentes na casca das frutas começam a transformar o açúcar em álcool. É parecido com quando fazemos uma kombucha ou outra bebida fermentada, o processo é o mesmo.

A segunda fermentação é a fermentação acética, fase em que as acetobactérias vão pegar esse álcool e transformá-lo em ácido acético. Essa é a fase que o vinagre começa a adquirir um cheiro mais azedinho. É um processo mais lento, porém, não tem ninguém com pressa aqui, certo?

Esses processos tornam o vinagre de fruta um líquido extremamente benéfico para nosso sistema imunológico, digestivo, dentre outros benefícios. Esses benefícios ainda diferem de receita para receita, pois as propriedades das diferentes frutas são trazidas para esse vinagre.

Algumas pessoas gostam de fazer o vinagre de frutas com o suco da fruta, outras preferem usar os pedaços da fruta para fazer o vinagre. Esse segundo método funciona muito bem e é mais prático, por isso, é esse método que vamos ensinar nesse artigo.

Vinagre de frutas.

Vinagre de casca de abacaxi

Repetindo, esse é um processo bem simples e poucos ingredientes, além do mais, poucos aparatos serão utilizados. Vamos ensinar uma receita de vinagre de casca de abacaxi, porém, existem várias outras frutas que vão servir pra fazer vinagre. Entre elas, estão:

  • Maçã
  • Ameixas
  • Cerejas
  • Uvas
  • Morango

vin ag

Do que vamos precisar?

Para fazer nosso vinagre, vamos precisar de:

  • Cascas de 2 abacaxis (de preferencia orgânico)
  • 1 litro de água sem cloro
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • Um pote de vidro higienizado
  • Um pedaço de gaze ou um pano limpo

É importante que a água seja sem cloro, pois o cloro pode matar muitas das bactérias probióticas que vão realizar esses processos de fermentação, desacelerando bastante o processo. Dá pra usar água fervida, mas deixe a água descansar destampada por algumas horas, isso vai fazer com que o cloro evapore.

Primeira fermentação

  • Primeiro, devemos picar as cascas de abacaxi e levá-las ao pote. Algumas pessoas preferem não lavar, pra preservar os probióticos presentes na casca, porém, se o abacaxi não for orgânico lave muito bem.
  • Agora, é hora de diluir o açúcar na água e levar essa mistura ao pote que se encontram as cascas de abacaxi;
  • É importante que o abacaxi esteja sempre submerso, então, é recomendado colocar alguma coisa para fazer peso no abacaxi, pode ser uma garrafinha de vidro, uma pedra higienizada, etc.
  • Para finalizar essa parte, é só cobrir (não tampar) o pote com uma gaze ou pano, pois essa fermentação requer oxigênio.
  • Guarde em um armário deixando a porta entreaberta ou dentro de uma caixa de papelão. O importante é proteger da luz direta.

Agora é só aguardar, devemos nos atentar aos sinais da fermentação. A casca do abacaxi possui uma quantidade imensa de probióticos que vão fazer a fermentação um processo muito rápido. Em um dia ou dois, a mistura vai começar a espumar, e essa espuma vai estar lá durante todo o processo da fermentação alcoólica.

Quando essas bolhas começarem a sumir (isso pode demorar mais ou menos uma semana, depende da temperatura) e o nosso vinagre estiver bem turvo, quer dizer que a primeira fermentação  já aconteceu, então, podemos seguir para a próxima fase.

Aprenda a fazer sidra de maçã

Segunda fermentação

  • Agora, devemos peneirar o vinagre, tirando todo o abacaxi, pois só o líquido será utilizado;
  • Feito isso, vamos colocar nosso vinagre em um recipiente (pode até ser o pote de vidro que já usamos) e cubra novamente com um pano ou uma gaze;
  • Esse processo vai ser mais lento, devemos sempre estar atentos ao aroma do vinagre de fruta, pois é isso que vai nos indicar que ele já está no ponto desejado;
  • Isso pode demorar algumas semanas, dependendo da temperatura e luz do ambiente, quanto mais quente (sem sol) e mais escuro, mais rápida vai ser a fermentação acética;
  • É normal que, com o tempo, um objeto estranho, como uma gelatina (é uma colônia de bactérias probióticas igual ao scoby) surja no vinagre, e isso é totalmente normal;

A colônia de bactérias.

  • Quando o cheiro já estiver bem ”azedinho”, podemos experimentar o vinagre para ter o veredito.

Existe uma outra forma de testar se o vinagre já está ácido, voltando para nossos anos de feira de ciências da escola. É só pegar um pouco do vinagre de fmaça, adicionar bicarbonato de sódio e observar a reação, se a mistura começar a borbulhar, quer dizer que o vinagre de frutas já está bem ácido e pronto para o consumo.

Como estocar o vinagre de casca  frutas

Como as bactérias probióticas ainda estão lá dentro do nosso vinagre de fruta, a fermentação ainda vai continuar acontecendo se o ambiente estiver favorável. Então, para conservar o vinagre do jeito que ele está, é melhor reservá-lo na geladeira, desacelerando assim, o processo de fermentação.

Para as pessoas que moram em lugares mais frios, isso pode não ser uma preocupação. Deixar o vinagre em um lugar mais frio da casa pode ajudar no estoque.

Algumas observações

  1. Essa receita é feita usando a casca do abacaxi, que possui poucos açúcares. Para as pessoas que preferem usar o suco do abacaxi, ou qualquer outra fruta, não é necessário adicionar mais açúcar, os açúcares naturais da fruta já vão dar conta do recado;
  2. Lembre-se de peneirar bem o vinagre de fruta após finalizada a primeira fase de fermentação, pois restos de frutas no vinagre, a longo prazo, podem acarretar em resultados indesejados;
  3. Devemos ter cuidado para não tampar anaerobicamente o vinagre se não temos certeza que a fermentação acética ainda está a todo vapor, os gases gerados podem fazer o vinagre de fruta borbulhar quando abrirmos a garrafa, fazendo uma bagunça e deixando um cheiro azedo no recinto.
  4. Se aparecer mofo, quer dizer que algo deu errado, e você vai ter que descartar toda sua mistura. Não tem como aproveitar.

Vamos fazer essa receita, dar uma boa utilidade para as cascas de abacaxi, ou de maçã, ameixas, seja a fruta que você escolher. Quando a receita tiver dado certo (pois, nós sabemos que vai dar certo), comenta aqui o resultado, seremos muito gratos pelo feedback.

Se ficar alguma dúvida nós já explicamos todo o processo de fermentação aqui.

 

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com