Chegou a época de comer laranjas, tangerinas e “largatear” ao sol, como falamos aqui no Rio Grande do Sul. Pensando nisso, vamos ensinar você a como aproveitar as cascas dessas frutas para fazer óleo essencial artesanal e usufruir de suas excelentes propriedades.
O óleo essencial da laranja e da tangerina é obtido da pele destas deliciosas frutas cítrica e são muito usados em aromaterapia, devido às magníficas propriedades que oferecem para nosso organismo e bem-estar em geral. Proporcionam um aroma doce muito agradável e são excelentes para favorecer o relaxamento, além de serem um poderoso antisséptico e anti-inflamatório natural.
|Leia mais: Aprenda como preparar um kit de primeiros socorros totalmente natural|
Instruções de como fazer o óleo essencial :
O primeiro passo para fazer os óleos essenciais é descascar as frutas para extrair sua casca. Verifique se não há restos da casca branca na pele da laranja ou da tangerina, você pode raspar para eliminá-la totalmente. Lembre-se também de que quanto mais cascas usar, mais intenso será o óleo essencial.
Deixe as casas secarem ao sol de 2 a 3 dias ate parecerem desidratadas.
Agora, pegue um frasco de vidro higienizado que contenha uma tampa . Coloque as cascas no frasco e adicione vodka ou cachaça até que este chegue a cobrir as cascas por completo. Tampe bem o recipiente de vidro e agite-o com força durante alguns segundos.
Depois, coloque o frasco de vidro em um lugar escuro e fresco para que as cascas macerem na vodka durante uma semana. É conveniente que nesses dias, agite o frasco por alguns segundos com o fim de obter o maior conteúdo possível de óleo essencial.
|Siga o Jardim do Mundo no Instagram para acompanhar nossas aventuras|
Decorrido o período de uma semana, você deverá coar a mistura de laranjas ou tangerinas e vodka ou expremer com um voal.
Para coar:
Pegue um recipiente, ponha um filtro de café em cima, verta a mistura do frasco e vá retirando as cascas.
Para expremer:
Coloque o liquido com as cascas dentro de um voal e exprema com força ate obter o liquidio amarelo forte.
Coloque o recipiente destampado em um espaço com boa ventilação para que o álcool evapore por algumas horas.
Você ira notal um liquido mais concentrado na superfície esse é o óleo essencial, da para recolher com o conta gotas ou envasar e usar assim mesmo.
Reserve em um frasco escuro com tampa. Assim conseguirá conservar todas suas propriedades.
Bem armazenados os óleos podem durar até um ano.
O mesmo processo poderá ser feito com as cascas de limão.
O óleo essencial de laranja libera a energia estagnada no corpo, ajudando a ter mais serenidade e tranquilidade para lidar com emoções fortes e destrutivas, como a raiva e o ódio. Traz movimento e força para agir de forma positiva.
Como usar:
Pingue 1 gota de óleo essencial em uma bola de algodão e coloque-a dentro da fronha do travesseiro ou colar difusor. Também poderá colocar algumas gotinhas em um aromatizador elétrico ou ate mesmo para compor uma receita de creme natural, detergente natural, etc.
O óleo essencial de tangerina ajuda a levantar o ânimo em momentos de estresse, estados de ansiedade e depressão. Também possui um aroma refrescante, que remete alegria e bem-estar. Ótimo para pessoas que se sentem desanimadas ou desencorajadas diante de situações adversas.
Importante
Lembre-se: tenha cuidado redobrado ao utilizar óleos essenciais, pois são fotossensíveis e muito concentrados. Por este motivo, não devem ser usados puros sobre a pele, já que quando expostos ao sol podem causar manchas. O ideal é diluí-los em óleos vegetais, bases neutras de creme ou gel ou álcool de cereais.Alguns óleos essenciais não podem ser usados em caso de gravidez, hipertensão e epilepsia. Procure sempre a orientação de um aromaterapeuta na utilização desses produtos.
Olá, gostaria de saber porque usa Vodka? Não tem outra opção?
Pode usar álcool de cereais!!!
Olá….existem marcas que comercializam óleos essenciais para esse fim (culinária)
Gostaria de saber se este oleo pode ser usado na culinária.
Ana, vamos esperar que alguem aqui responda sua pergunta..nós nunca usamos então não sabemos responder
Ola, pode ser usado o mesmo metodo com outros ingredientes? assim como alecrim, hortelá e frutas como maca e morango
Tambem gostaria saber se o aceite poder ser usado na fabricacao de sabonetes.
Obrigada !!
Nós nunca experimentamos mas a principio, sim. O oleo essencial pode ser adicionado na mistura ara fazer sabonete 🙂
O resultado da operação descrita no artigo é uma Tintura de Laranja. O óleo essencial de laranja é obtido por prensagem à frio, hidrodestilação ou destilação de arraste à vapor. O álcool apenas dissolve o óleo e mais alguns oligoelementos. Mas não é o óleo puro.
Eu iria comentar o que já comentaram. Não fazemos óleo essencial, nós o extraímos.
Curto muito tudo que publicado,experiências incríveis, compartilhar conhecimento, experiências,técnicas faz toda a diferença.Eu já fiz exatamente seguindo as receitas de como fazer óleos essenciais e não deu certo,fiz com óleos vegetais e esses mofarão, alguma coisa não esta certa,faço sabonetes pelo process cold, para mim seria ótimo ter óleos sairia muito em conta,pois as essências são caras.Gratidão por tudo!
Como que se consegue retirar a parte branca da casca da tangerina e da laranja? Como raspar?
Obrigado.
Com o auxílio de uma faca.
Gostei demais de tudo! Parabéns!
Vim apenas dar meus parabéns! Procurei receita de sabonete caseiro, e achei o Jardim do Mundo sem querer… Que sorte! Estou apaixonada pelas receitas de vocês, já salvei várias. Grande abraço e sucesso pro dono do blog!
Ja vi essa mesma receita, porém, p fazer essência de baunilha, acredito q pode ser usada p culinária, mesmo assim estou receosa. rs…
A beleza do pensamento nos aproxima, sempre da busca. Ao toca-la, descobrimos um caminho que, alcanca-lo, desperta o conhecer E nessa provisão, o conhecimento. Vivênciar esse espaço, o conhecimento, da-se a criação. Que dis da essência, da beleza de quem conduz o ser que cria, cuida, e mantém a descoberta. Muito obrigada por cultivar o amor, na beleza da arte de criar.