Aprenda como fazer óleo essencial de laranja e tangerina

Chegou a época de comer laranjas, tangerinas e “largatear” ao sol, como falamos aqui no Rio Grande do Sul.  Pensando nisso, vamos ensinar você a como aproveitar as cascas dessas frutas para fazer óleo essencial e usufruir de suas excelentes propriedades.

O óleo essencial da laranja e da tangerina é obtido da pele destas deliciosas frutas cítrica e são muito usados em aromaterapia, devido às magníficas propriedades que oferecem para nosso organismo e bem-estar em geral. Proporcionam um aroma doce muito agradável e são excelentes para favorecer o relaxamento, além de serem um poderoso antisséptico e anti-inflamatório natural.

Instruções:

O primeiro passo para fazer os óleos essenciais  é descascar as frutas para extrair sua casca. Verifique se não há restos da casca branca na pele da laranja ou da tangerina, você pode raspar para eliminá-la totalmente. Lembre-se também de que quanto mais cascas  usar, mais intenso será o óleo essencial.

Agora, pegue um frasco de vidro higienizado que contenha uma tampa . Coloque as cascas no frasco e adicione vodka até que este chegue a cobrir as cascas por completo. Tampe bem o recipiente de vidro e agite-o com força durante alguns segundos.

Depois, coloque o frasco de vidro em um lugar escuro e fresco para que as cascas  macerem na vodka durante uma semana, no mínimo. É conveniente que nesses dias, agite o frasco por alguns segundos com o fim de obter o maior conteúdo possível de óleo essencial.

Decorrido o período de uma semana, você deverá coar a mistura de laranjas ou tangerinas e vodka. Para isso, pegue um recipiente, ponha um filtro de café em cima, verta a mistura do frasco e vá retirando as cascas. Coloque o recipiente destampado em um espaço com boa ventilação para que o álcool evapore.

Em poucos dias, quando já notamos que o líquido não cheira a álcool, já teremos nosso óleo essencial de pronto para envasar e usar. Reserve em um frasco escuro com tampa. Assim conseguirá conservar todas suas propriedades. Bem armazenados os óleos podem durar até um ano, o nosso ainda está com quatro meses.

O mesmo processo poderá ser feito com as cascas de limão.

 

O óleo essencial de laranja libera a energia estagnada no corpo, ajudando a ter mais serenidade e tranquilidade para lidar com emoções fortes e destrutivas, como a raiva e o ódio. Traz movimento e força para agir de forma positiva.

Como usar:

Pingue 1 gota de óleo essencial  em uma bola de algodão e coloque-a dentro da fronha do travesseiro. Também poderá colocar algumas gotinhas em um aromatizador elétrico.

O óleo essencial de tangerina ajuda a levantar o ânimo em momentos de estresse, estados de ansiedade e depressão. Também possui um aroma refrescante, que remete alegria e bem-estar. Ótimo para pessoas que se sentem desanimadas ou desencorajadas diante de situações adversas.

Como usar: Pode usar exatamente como o de laranja e também no banho, você só precisa pingar algumas gotas do óleo essencial no canto do box do chuveiro e inalar durante o banho.

 Importante

Lembre-se: tenha cuidado redobrado ao utilizar óleos essenciais, pois são fotossensíveis e muito concentrados. Por este motivo, não devem ser usados puros sobre a pele, já que quando expostos ao sol podem causar manchas. O ideal é diluí-los em óleos vegetais, bases neutras de creme ou gel ou álcool de cereais.Alguns óleos essenciais não podem ser usados em caso de gravidez, hipertensão e epilepsia. Procure sempre a orientação de um aromaterapeuta na utilização desses produtos.

Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

www.jardimdomundo.com

15 thoughts on “Aprenda como fazer óleo essencial de laranja e tangerina

  • Reply Marina 28 abril, 2016 at 13:23

    Olá, gostaria de saber porque usa Vodka? Não tem outra opção?

  • Reply Ana Luiza de Barros 29 abril, 2016 at 16:01

    Gostaria de saber se este oleo pode ser usado na culinária.

    • Reply Jardim do Mundo 29 abril, 2016 at 17:43

      Ana, vamos esperar que alguem aqui responda sua pergunta..nós nunca usamos então não sabemos responder

  • Reply Sonia Cruz 29 abril, 2016 at 16:17

    Ola, pode ser usado o mesmo metodo com outros ingredientes? assim como alecrim, hortelá e frutas como maca e morango
    Tambem gostaria saber se o aceite poder ser usado na fabricacao de sabonetes.
    Obrigada !!

    • Reply Jardim do Mundo 29 abril, 2016 at 17:42

      Nós nunca experimentamos mas a principio, sim. O oleo essencial pode ser adicionado na mistura ara fazer sabonete 🙂

  • Reply Daniel Fidélis 30 abril, 2016 at 15:18

    O resultado da operação descrita no artigo é uma Tintura de Laranja. O óleo essencial de laranja é obtido por prensagem à frio, hidrodestilação ou destilação de arraste à vapor. O álcool apenas dissolve o óleo e mais alguns oligoelementos. Mas não é o óleo puro.

  • Reply Bruna Guedes 3 Maio, 2016 at 0:31

    Eu iria comentar o que já comentaram. Não fazemos óleo essencial, nós o extraímos.

  • Reply Maristela Barros 17 Maio, 2016 at 17:28

    Curto muito tudo que publicado,experiências incríveis, compartilhar conhecimento, experiências,técnicas faz toda a diferença.Eu já fiz exatamente seguindo as receitas de como fazer óleos essenciais e não deu certo,fiz com óleos vegetais e esses mofarão, alguma coisa não esta certa,faço sabonetes pelo process cold, para mim seria ótimo ter óleos sairia muito em conta,pois as essências são caras.Gratidão por tudo!

  • Reply Thiago Carvalho 24 Maio, 2016 at 15:14

    Como que se consegue retirar a parte branca da casca da tangerina e da laranja? Como raspar?
    Obrigado.

  • Reply Elizete 22 setembro, 2016 at 21:54

    Gostei demais de tudo! Parabéns!

  • Reply Janine Aparecida Gurski 7 outubro, 2016 at 19:58

    Vim apenas dar meus parabéns! Procurei receita de sabonete caseiro, e achei o Jardim do Mundo sem querer… Que sorte! Estou apaixonada pelas receitas de vocês, já salvei várias. Grande abraço e sucesso pro dono do blog!

  • Reply Cláudia Cieslak 1 dezembro, 2016 at 12:33

    Ja vi essa mesma receita, porém, p fazer essência de baunilha, acredito q pode ser usada p culinária, mesmo assim estou receosa. rs…

  • Reply Francisca Maria Fernandes 5 fevereiro, 2019 at 14:57

    A beleza do pensamento nos aproxima, sempre da busca. Ao toca-la, descobrimos um caminho que, alcanca-lo, desperta o conhecer E nessa provisão, o conhecimento. Vivênciar esse espaço, o conhecimento, da-se a criação. Que dis da essência, da beleza de quem conduz o ser que cria, cuida, e mantém a descoberta. Muito obrigada por cultivar o amor, na beleza da arte de criar.

%d blogueiros gostam disto: