Adicionar um azedinho em saladas e outros pratos é uma boa forma de dar um caráter extra a comida; geralmente usamos vinagre ou limão, mas ficaria melhor ainda com vinagres aromatizados preparado em casa, certo?! Isso sim é uma boa ideia!
E não podemos nos deixar enganar pelo nome, os vinagres são aromatizados, mas não são somente aromatizados, na verdade, eles são temperados e podem ficar com o sabor incrível, a depender do que estaremos utilizando para prepará-los.
Podemos até encontrar no supermercado um vidro de vinagre com uma rama de tomilho e um dente de alho, pode ser pouca coisa, mas faz uma diferença enorme no sabor do vinagre. Não é de hoje que as pessoas fazem vinagres aromatizados, é uma prática tão simples que qualquer um pode fazer em casa, com ervas que podemos encontrar no nosso jardim.
Então, hoje, traremos três receitinhas simples de vinagres aromatizados para, primeiramente, inspirar, e depois, para provar que é um processo muito fácil e que qualquer um pode fazer.
|Siga o Jardim do Mundo no Instagram para acompanhar as nossas aventuras|
Itens necessários
Esse é um processo muito simples, precisaremos de poucos itens, sendo eles:
- Um pote de vidro com tampa;
- Papel manteiga;
- Vinagre de maçã, para todas as três receitas.
Vinagre aromatizado de tomilho e alho
- Para começar, separamos um ramo ou dois de tomilho e cortamos 2 dentes de alho em pedaços (não muito pequenos);
- Então, colocamos esses ingredientes em um pote de vidro e derramamos vinagre de maçã até cobrir tudo (quanto mais vinagre colocarmos, menos o sabor dos temperos será intenso, então, recomendamos não colocar de mais);
- Feito isso, colocamos papel manteiga por cima da boca do pote e tampamos. Devemos mexer essa mistura todos os dias por duas semanas;
- Passado esse período, é hora de peneirar e colocar em um vidro adequado.
Algumas pessoas podem preferir não peneirar, o visual do tomilho dentro do vidro é interessante. Porém, a vida útil dos vinagres aromáticos pode reduzir um pouquinho nesse caso.
|Leia mais: aprenda a fazer um diário de temperos|
Vinagre curativo com beterraba e cúrcuma
- O processo é o mesmo da receita anterior, pegamos a beterraba (cozida ou crua), uma colher de sopa de cúrcuma em pó (ou a própria raiz picada), fatias de meia laranja e uma colher de sopa de mel fresco e colocamos em um pote de vidro;
- Por cima, colocamos o vinagre até cobrir os outros ingredientes e fechamos o pote, com o papel manteiga entre a boca do pote e a tampa;
- Sacudindo o pote, todos os dias ou dia sim, dia não, os vinagres aromatizados devem estar prontos dentro de duas semanas ou menos. Por fim, peneiramos.
Esse vinagre fica uma delícia, naturalmente adocicado e com grande potencial curativo por conta do mel e da cúrcuma. Cai muito bem com saladas e pode complementar receitas agridoces.
Vinagre herbal
- Para fazer vinagres aromáticos herbais, podemos escolher várias ervas do nosso gosto, no nosso caso, escolhemos e salsinha, sálvia, folhas de dente-de-leão e raspas de limão para complementar;
- Colocamos todas as ervas em um pote de vidro e cobrimos com o vinagre de maçã;
- Tampamos, mexemos todos os dias, peneiramos, e está pronto mais um de nossos vinagres aromatizados.
Esse pode cair muito bem em saladas, como os outros vinagres aromatizados, e refeições a base de grãos.
|Leia mais: Como fazer vinagre de casca de frutas|
O vinagre de maçã, por si só, já é excelente para o controle de diabetes, para o bom funcionamento do sistema digestivo, dentre outros benefícios. Então, imagina quando adicionamos ervas ou ingredientes com propriedades curativas específicas, nosso tempero de salada pode acabar se tornando um verdadeiro remédio, vide a receita do vinagre de beterraba e cúrcuma, ele dá um verdadeiro boost no nosso sistema imunológico.
Então, esperamos que esse artigo sirva para inspirar, é importante usar a criatividade e inventar nossas próprias receitas de vinagres aromatizados, vamos experimentar, o céu é o limite.