Coração de Bananeira: Aprenda a preparar

Coração de Bananeira: Aprenda a preparar

Comum na culinária do Sudeste Asiático, coração de bananeira (também conhecidas como o umbigo da banana ou flor de banana) são flores marrons ou arroxeadas em forma de gotas, penduradas no final dos cachos de banana. Elas podem ser comidas cruas ou cozidas, e são usadas principalmente em saladas, molhos ou sopas.

O coração da bananeira é um excelente aliado à saúde, pois é rica em nutrientes e antioxidantes, além de ter fins medicinais, quando consumida na forma de xarope.

O principal atrativo do coração de bananeira é ser uma ótima fonte de fibras. Comê-lo ajuda a manter o bom funcionamento do intestino e regula toda a função gastrointestinal.

Ao escolher um coração de bananeira, selecione uma com pétalas bem unidas, e com uma cor vermelho-púrpura. Se não estiver usando-as, embale-as em filme plástico para manter as pétalas completamente fechadas e coloque na geladeira.

Como preparar o coração de bananeira para usar em receitas

Ingredientes

  • 1 coração de bananeira;
  • 4 xícaras de água gelada;
  • 1 colher de sopa de sal e ¼ xícara de suco de limão fresco ou vinagre

Modo de preparo

Encha uma tigela grande com água gelada, sal e suco de limão ou vinagre. Este será a sua “água ácida”.

Retire as folhas avermelhadas (brácteas) e os pistilos um por um.

As folhas avermelhadas sobre o exterior são conhecidos como brácteas, e podem ser utilizadas como decoração ao servir o prato, ou eliminadas.

As folhas intermediárias, que serão rosadas de cor pálida, são macias e comestíveis. Ao descascar as brácteas escuras, você chegará a um coração branco ou de cor pálida, pequeno demais para ser descascado. Apare suas hastes e corte ao meio no sentido do comprimento.

4

Mergulhe tudo imediatamente em água ácida e deixe descansar por duas horas.

retire do molho, lave e leve tudo para ferver tudo em água com sal e limão ou vinagre por cerca de 3 minutos e repita esse processo três vezes, trocando a água. Eu gosto de deixar um pouquinho amargo, que é o sabor característico dele. Depois disso reserve em uma tigela e mais uma vez esprema limão por cima para não escurecer até preparar a sua receita.

A textura do coração lembra um pouco as folhas de alcachofra e os brotos de bambu. Você pode usá-lo em sopas, saladas e molhos. Depois de cortá-lo ao meio, pique em  pedaços e estará pronta para usá-las para fazer curry,

collage1

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com