Ervas medicinais: colheita e secagem

ervas medicinais

Aprenda como colher secar e armazenar ervas medicinais e aromáticas.

Até chegar ao uso das plantas medicinais, várias etapas são necessárias. Os cuidados começam no plantio e passam pela colheita e a secagem, antes de serem aproveitadas medicinalmente.

Como a maioria das plantas medicinais possui ciclo de vida curto, podemos colhe-las, seca-las e armazena-las, tornando-as disponíveis até a colheita seguinte.

Começando pela colheita das ervas medicinais

Ervas medicinais: colheita e secagem

De modo geral, as plantas devem ser colhidas no início da floração entre a primavera e o outono, de preferência na lua cheia. Nesta fase a seiva concentra-se ao máximo nas extremidades e estarão na sua potência máxima  de ativos e óleos essenciais.

|Siga o Jardim do Mundo no Instagram para acompanhar as nossas aventuras|

Deve-se colher de manhã, logo depois que todo o orvalho tiver sido evaporado e, de preferência,  com o tempo limpo e seco. Assim, facilita a secagem da planta, pois quanto menos umidade conter, mais sucesso teremos na conservação da planta.

Plantas em que as flores são utilizadas, como a camomila, devem ser colhidas bem no início da floração, assim evita de quando secarem as flores caírem.

Devemos cortar os galhos na base da planta, assim a planta poderá brotar novamente.

Tempo de colheita para fins terapêuticos

ervas medicinais colheita

|Leia mais: Veja como plantar e cuidar de ervas dentro de casa|

Hora de secar

Nesse processo, a água contida nas células é retirada, paralisando-se as atividades das enzimas. Por isso, devemos colher e já submeter as plantas à secagem, para evitar a perda de princípios ativos.

Antes de submeter as plantas à secagem, deve-se adotar alguns procedimentos básicos para a obtenção de um produto de boa qualidade, independentemente do método a ser empregado. São eles:

-Não lavar as plantas antes da secagem, exceto no caso de determinados rizomas e raízes;

-Deve-se separar as plantas de espécies diferentes;

-Não se deve colocar plantas aromáticas de espécies diferentes para secar muito próximas, de modo a evitar que elas absorvam odores umas das outras;

-A sala de secagem deve ser mantida sempre no escuro, pois a luz degrada a coloração e os princípios ativos das plantas;

-Identificar a planta, colocando uma ficha com o nome da planta e a data da coleta;

-As plantas colhidas inteiras devem ter cada parte (folhas, flores, sementes, frutos e raízes) seca, separadamente, e conservada em recipientes individuais;

 

Há maneiras diferentes de dispor as plantas para que elas sequem, algumas pessoas usam microondas outras usam desidratadores. Nós preferimos a maneira natural.

secar ervas

Da primeira maneira podemos:

  • separar galho a galho e colocá-las sobre uma superfície plana.

Esse processo, deve-se espalhar o material a secar, em camadas finas, permitindo, dessa forma, a circulação de ar entre as partes vegetais, além de uma secagem mais uniforme. Para isto, pode-se utilizar bandejas, com fundo de tela plástica fina, aço inoxidável; ou tecido com características semelhantes. Outra maneira prática consiste em espalhar uma camada fina do material em uma mesa ou bancada forrada com papel, em ambiente abrigado do sol e com ventilação.

Da segunda maneira devemos:

  • Juntar alguns galhos e fazer um ramo de ervas, enrolando-os com papel toalha ou saco de papel, amarrando na base com um cordão e pendurando em um varal. 

Não devemos fazer ramos grandes, pois se tiver muitos galhos em um só ramo há um grande risco das ervas mofarem antes de secarem.

 Nas condições ideias, os ramos secam em cerca de 10 dias. É importante cuidar para que o miolo do ramo não comece a mofar durante a secagem. Se estiver passando por uma estação mais úmida ou fria, um aquecedor elétrico ajudará a manter a temperatura constante.

|Leia mais: 5 formas de ter uma renda mensal plantando ervas|

Atenção: Caso seja um período de chuvas e plantas estejam demorando muito para secar, recomendamos retirá-las do varal e coloca-las em um forno. Para isso aqueça o forno a 100 graus por 15 minutos, desligue, coloque a forma e deixe a porta do forno entre aberta.

Armazenamento

Depois que as plantas estiverem secas, desfolhe-as e guarde as folhinhas em potes de vidro. Eles devem ficar bem fechados. O local de armazenamento deve ser escuro, seco, apresentar temperatura amena.

Ervas medicinais: colheita e secagem

Durante a primeira semana, observe se no recipiente não há condensação por dentro. Se acaso tiver condensação é porque a planta não está bem seca. Então, você deve retirar ela de dentro do vidro, dispor numa superfície plana e deixar secar por mais alguns dias.

Não esqueça de colar uma etiqueta no vidro com informações relevantes sobre o produto, como o nome comum, o nome científico, a parte da planta e a data da colheita.

As plantas, no geral, conservam suas propriedades por até 6 meses depois de secas.

|Leia mais: Aprenda como construir uma espiral de ervas|

Uso das plantas secas

Ervas medicinais: colheita e secagem

As plantas depois de secas têm maior concentração de suas propriedades do que plantas verdes. Uma colher de chá de ervas secas equivale a uma colher de sopa de ervas frescas.

Existem algumas plantas que não pode ser secas pelo método do varal, como é o caso da salsinha, manjericão, hortelã e coentro, porque elas apodrecem antes de ficarem secas. O indicado é congelar as folhas ou galhinhos em potes e só retirar do congelador quando forem utilizados. Só use plantas congeladas em pratos cozidos, pois em pratos que não vão ao fogo as plantas não ficam com uma cara tão agradável para serem consumidas.

Caso não queira  congelar as ervas pode experimentar o método do forno, abaixo.

Aprenda como fazer um diário de temperos

Utilizando o forno  para a secagem

Essas são opções para quem mora em um lugar muito úmido ou/e frio. Mas saiba que secagem no forno ou no afetam os óleos essenciais e deixam as plantas com uma qualidade inferior daquelas secas naturalmente.

No forno convencional, a temperatura recomendada é de 100ºC. Coloque as ervas dentro do forno cobertas com papel manteiga e a cada minuto observe a consistência das mesmas até ficarem quebradiças. Pode ser necessário mexer elas durante a secagem, utilize alguma colher grande para isso. Depois é só deixar esfriar e guardá-las em potes de vidro.

5 opiniões sobre “Ervas medicinais: colheita e secagem