Estudo prova que passar pelo menos quatro dias na natureza sem tecnologias aumenta a criatividade em até 50%

natureza sem tecnologia

“Isto mostra que a interação com a natureza sem tecnologia tem benefícios reais e mensuráveis para a resolução criativa de problemas que ainda não tinham sido demonstrados”.

Essa é a opinião de um dos autores do estudo, David Strayer, professor de psicologia na Universidade do Utah.

Para o investigador, estes resultados provam que “enterrar-se em frente a um computador 24 horas por dia, sete dias por semana, tem custos que podem ser remediados com um passeio na natureza sem tecnologia”. 

O Estudo

Os participantes estiveram, durante quatro a seis dias, em passeios na natureza sem tecnologia nos estados do Alasca, Colorado, Maine e Washington. Durante essas viagens, não era permitida a utilização de aparelhos eletrônicos.

Dos 56, 24 fizeram um teste de criatividade com dez perguntas antes de iniciarem o passeio.  Os outros 32 realizaram o mesmo teste na manhã  do quarto dia de passeio.

[ Siga o Jardim do Mundo no Instagram]

Os resultados foram claros: as pessoas que já estavam há quatro dias na natureza sem tecnologia tiveram uma média de 6,08 perguntas certas. Já os outros tiveram apenas 4,14.

[Curta nossa página no facebook para mais dicas como essa]

“Demonstramos que quatro dias de imersão na natureza, e o correspondente desligamento da tecnologia, aumenta o desempenho em tarefas criativas e de resolução de problemas em 50%”. Essa foi a conclusão dos investigadores, sem esclarecer se o efeito se deve à natureza, à ausência de tecnologia ou à combinação de ambos os fatores.

natureza sem tecnologia

Os investigadores recordaram estudos anteriores, segundo os quais as crianças hoje passam apenas 15 a 25 minutos por dia em atividades de exterior e desportivas. Além disso, as atividades recreativas na natureza têm estado em declínio há 30 anos. Em média, crianças de 8 a 18 anos passam mais de 7,5 horas por dia usando o computador, televisão ou celular.

“Há séculos que os escritores falam da importância de interagir com a natureza (…). Mas não sabíamos bem, cientificamente, quais os benefícios”, disse Strayer.

natureza sem tecnologia

Para ler a matéria completa em inglês, clique aqui

 

11 thoughts on “Estudo prova que passar pelo menos quatro dias na natureza sem tecnologias aumenta a criatividade em até 50%

  • Reply Joselito 8 Maio, 2014 at 22:27

    Queria saber como eles contam a criatividade de uma pessoa numericamente para calcular aumentos percentuais e ,assim, dar veracidade a essa pesquisa….

    • Reply jardimdomundo 9 Maio, 2014 at 10:56

      Trecho da matéria:
      “Os participantes estiveram, durante quatro a seis dias, em passeios na natureza nos estados do Alasca, Colorado, Maine e Washington, nos quais não era permitida a utilização de aparelhos eletrônicos.

      Dos 56, 24 fizeram um teste de criatividade com dez perguntas antes de iniciarem o passeio e os outros 32 realizaram o mesmo teste na manhã do quarto dia de passeio.

      Os resultados foram claros: as pessoas que já estavam há quatro dias na natureza tiveram uma média de 6,08 perguntas certas, enquanto os outros tiveram apenas 4,14.”

      • Reply jona 23 julho, 2015 at 13:21

        Se as perguntas eram certas ou erradas então não há criatividade e sim lógica

        • Reply Jan 23 janeiro, 2016 at 8:35

          Se a questão exige uma resolução criativa e dissertativa, pode ser julgada entre certa e errada, como: “A forma mais apropriada de responder a um comentário que julgou mal a situação dessa materia.”

          Eu poderia simplesmente dizer que estas errado, mas encontrei uma maneira criativa de demonstrar isso!

  • Reply MoOn Ha 28 julho, 2015 at 14:41

    Graças ao computador agora eu sei sobre isso! Kkkkk

    • Reply Sandro 5 agosto, 2015 at 18:30

      A ignorância muitas vezes é uma benção. Se vocês não concordam, leiam e calem-se. Proferir discordâncias pelo simples fato de expressar opinião, acaba sendo irritante…

      • Reply João Guilherme 7 agosto, 2015 at 23:34

        Sandro, muito bem colocado….

  • Reply Paulo Sérgio Vieira 2 agosto, 2015 at 22:34

    Excelent

  • Reply CARLOS EDUARDO TONINI 6 agosto, 2015 at 13:54

    ME IDENTIFICO TOTALMETNE E COMPROVO NA PRÁTICA ISSO TODOS OS DIAS. HÁ DOIS ANOS TROQUEI A METRÓPOLI POR UM SÍTIO E DESFRUTO DA NATUREZA AO VIVO E A CORES, COM DIREITO A CANTO DOS PÁSSAROS, NARCER E POR DO SOL, VISTA MAGNÍFICA, MATAS, ROCHAS, ANIMAIS E MUITO AR PURO E RELAXAMENTO.

  • Reply raquel a. s. 10 abril, 2016 at 21:02

    arrasou colocando o link do artigo aqui!!! perfeito Jardim do mundo!!!! <3 <3 <3

  • Reply Flávia 16 Maio, 2016 at 15:27

    O certo não seria que todos fizessem um teste antes e depois?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Center an Image using text align center
Jardim do Mundo ® Inspirando a mudança