Uma das frutas mais populares do mundo, a maçã é amplamente consumida, figurando como um importante cultivar na história da humanidade.
Aqui no Brasil, ela tem presença garantida na maioria dos lares, havendo muitos quintais onde as frutas abundam durante essa época do ano. E já que sua colheita sugere seu consumo nas mais variadas formas, aqui vai uma inusitada receita de sidra caseira, totalmente natural para você surpreender.
O processo de fermentação da sidra leva tempo, e pode ser preciso tentar algumas vezes até que você domine a técnica e obtenha a sidra perfeita. Também é aconselhável começar a experimentar várias semanas antes do momento que você queira compartilhar a bebida.
Vamos lá!
Ingredientes da sidra de maçã
5 quilos de maçãs (orgânicas, de preferência) ou 5 litros de suco de maçã orgânico.
Um pacote de fermento para sidra (você encontra na internet, como esse, em loja de insumos para cervejas ou pode tentar usar o fermento de pão no seu primeiro teste)
Garrafa pet de 5 litros esterilizada
Garrafa pet de 1 litros esterilizada
Nota: Sobre as maçãs, para escolher bem você tem que ter em mente que a melhor sidra tem um equilíbrio entre o doce e ácido pode ser alcançado pela combinação de variedades. Prefira maças bem maduras.
Esterilize com álcool 70% todo equipamento que irá usar no preparado. Deixe os vidros, colheres, etc.. sob uma bancada até o álcool evaporar por completo.
Não é recomendado usar metal em fermentações, somente material esmaltado ou aço inox.
Processo usando as maçãs
Lavar bem e cortar cerca de 1 kilo de maças; não há necessidade de descascá-las, nem cortar muito pequeno, porque vamos processar. Remova contusões ou áreas macias (não deve ser usado para uma sidra uma maçã que você não iria comer).
Coloque as maçãs em um processador até virar um purê.
Filtre o purê usando um voil (tecido) para obter o suco.
Misture o suco fresco com meio pacote de fermento e coloque e coloque na garrafa pet. Feche o frasco e agite bem durante 5 a 10 segundos. Em seguida, tire a tampa, cubra o bico uma toalha de papel, prendendo com uma borrachinha e deixe descansar dentro de um armário de 1 a 3 dias dependendo da temperatura.
Quando a mistura começar a borbulhar é porque a fermentação está acontecendo.
Esprema e filtre o restante das maçãs.
Encha uma panela de aço inox com o suco restante, cozinhe por uma hora a fogo muito baixo. Não pode chegar a fervura (a temperatura deve ser superior a 70 ° C, mas inferior a 85).
Adicione 300 gramas de açúcar cristal ao suco e dissolva bem.
Quando o suco estiver em temperatura ambiente adicione a mistura de fermento e suco e mexa bem.
Coloque o líquido na garrafa pet de 5 litros esterilizada.
Encha quase até a borda, se houver oxigênio no recipiente teremos vinagre como produto final.
Deixe fermentado em lugar escuro ( entre 15 a 20 graus). Depois de alguns dias começará a borbulhar, quando parar, deixe repousar mais uma semana para a levedura se instalar na parte inferior do recipiente.
Depois de 2 semanas, transfira a sidra para outra garrafa de 5 litros esterilizada, cuidando para deixar o fundo, onde terá resquícios da maçã e fermento.
Feito! Desfrute bem gelado ou como um poncho/clericó de frutas.
Armazene na geladeira.
Processo com o suco
Aqui somente precisamos misturar o suco ao fermento e a 300 gramas de açúcar e deixar fermentando por cerca de 2 semanas, dependendo da temperatura.
Aqui você encontra um post detalhado sobre o processo.
Quando vocês mencionam levedura, indicam que tipo de levedura em específico? A que é usada para vinho?
Pode ser a de cerveja ou vinho 🙂
Na produção de sidras, poderá ser utilizado o FERMENTO RED STAR PREMIER BLANC (para espumantes). Em Porto Alegre compramos na WE Consultoria. Fica frisante, leve e um pouco alcoólico… se quiser, poderá ser adicionada em conjunto outra levedura para cerveja com um toque frutado.
Para clarificação, deixe ela após a fermentação, na geladeira por 10 dias a baixa temperatura… vão decantar todas as partículas maiores e ela ficará cristalina.