A boa saúde do organismo humano, depende da boa saúde de células humanas e não humanas, presentes no nosso corpo. O quê?
Sim! Os micro-organismos, bactérias e fungos que estão presente, digo extremamente presente no nosso corpo. Para cada célula humana que compõe o ser humano existem 9 células não humanas pegando carona e que formam, essencialmente, a base da manutenção da nossa saúde. Apenas no nosso intestino há cerca de 100 trilhões de células não humanas, formando a microbiota intestinal.
Até poucas décadas atrás, estes bichinhos eram mal vistos e banidos do nosso organismo. Mas estudos científicos recentes comprovam o que as milenares medicinas indiana, tibetana e chinesa já preconizavam como prevenção e tratamento de doenças.
Considere a saúde do intestino como chave da saúde do corpo e mente. Quando falamos em boa saúde intestinal, falamos, principalmente, sobre a escolha dos alimentos e capacidade digestiva do indivíduo. Assim, a transformação do alimento em nutrientes para o organismo, auxiliado por bactérias e fungos, nos conferem plena saúde.
A associação entre a má saúde intestinal e o desenvolvimento de diversas doenças, tais como alergias, artrite, doenças autoimunes, erupções cutâneas, acne, fadiga crônica, obesidade, transtornos do humor, demência, câncer entre outras, está sendo estudada mais profundamente e de forma consistente sendo divulgadas.
Já se fala em resgate de hábitos alimentares antigos para favorecer nossa microbiota intestinal. A dieta composta por comida de verdade* variada e por alimentos probióticos (tais como: picles, chucrute, iogurte, kombucha, kefir, missô, vinagre, etc) fazem esses bichinhos do bem viverem e cooperarem com nossa saúde. A adequada nutrição que promove energia e vitalidade do ser humano, permite também que os tecidos corporais sejam regenerados dia após dia, concedendo a longa vida.
Kombucha – Aprenda como preparar esse milenar probiótico
Agora que sabemos como alimentar e nutrir nossos bichos do bem, aquelas curiosas cozinhas e despensas de nossas sábias avós, que mais pareciam laboratórios de experiências cheios de potes de conservas e fermentados, fazem todo o sentido, não é?
Você costuma consumir algum fermentado ou conserva de alimentos naturais?
Fica o convite para nos acompanhar para saber mais sobre alimentos probióticos e saúde através da comida de verdade.
*comida de verdade: alimentos provenientes da natureza, livre de corantes, aromatizantes e conservadores artificiais, minimamente ou não manipulados pela indústria.
Hambúrguer de batata-doce e quinoa com maionese de castanha de caju
Para estudar mais:
“O Segundo Cérebro” Doutor Michael D. Gershon
“Bichos que dão em gente” Sonia Hirsch
“Amigos da mente” Doutor David Perlmutter
“10% humano” Alanna Collen
“Episódio 4: Terra – seriado Cooked” de Michael Pollan
Para praticar receitas de probióticos:
“O livro das conservas” Lynda Brown
“Pães” Emmanuel Hadjiandreou
“A arte da fermentação” Sandro Ellix Katz