II Simpósio Internacional de Aromaterapia aconteceu em São Paulo

Nos dias 10, 11 e 12 de novembro aconteceu em São Paulo o II Simpósio Internacional de Aromaterapia e Bem Estar. O evento, que foi uma iniciativa do Grupo Essence e Tisserand Aromaterapia, trouxe pela primeira vez ao Brasil Gabriel Mojay, co-fundador da International Federation of Professional Aromatherapists e Presidente do Instituto de Medicina Tradicional de Plantas e Aromaterapia em Londres, e Timothy Miller, médico naturopata, acupunturista licenciado e aromaterapeuta registrado, formado pelo National College of Natural Medicine (NCNM) em Portland (EUA). Além disso, trouxe médicos, aromaterapeutas e educadores de todo o Brasil. Confira a seguir o que aconteceu nos três dias de evento.

Primeiro dia

No primeiro dia, o evento foi iniciado com a abertura da Profª Maria Aparecida das Neves, CEO do Grupo Essence e da Tisserand Aromaterapia no Brasil, psicóloga Clínica com especialização em Transtornos Alimentares e Psicologia do Esporte. Em seguida, foi estabelecida uma mesa redonda coordenada por Kátia Veloso, que contou com a participação da Emilia Kiyohara, fundadora da ABRAROMA – Associação Brasileira de Aromaterapia e Aromatologia, Karin Katekaru, naturóloga e professora da UNISUL, e Daniel Alan, fisioterapeuta e coordenador do curso de Pós-Graduação em Naturopatia da Universidade Paulista – UNIP.

A mesa redonda foi seguida pela apresentação de estudos de “Avaliação in vitro de óleos essenciais na pele” feita pela Ana Carolina Ribeiro, farmacêutica industrial e especialista em cosmetologia e estética, docente dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Anhembi Morumbi.

A apresentação de “Casos clínicos em Aromaterapia” foi feita por Marcela Machado, farmacêutica e docente do curso de graduação em Cosmetologia e Estética (UNIVALI) e pós-graduação em Estética Facial e Corporal, Estética Clínica, Fitoterapia, Naturopatia e Marketing Criativo (UNIVALI-CIEPH).

Simpósio

Palestrantes do II Simpósio Internacional de Aromaterapia e Bem Estar (da esquerda para a direita): Timothy Miller, Maria Aparecida das Neves, Gabriel Mojay e Marcela Machado.

A segunda mesa redonda debateu sobre “Práticas integrativas em saúde mental”. Ela foi mediada pela Márcia Oliveira Fernandes, psicóloga, especialista em terapia floral e educadora de florais e aromaterapia e contou com a participação da Profª Maria Aparecida das Neves e dos médicos: Dr. Renato Del Sant, diretor do Centro de Reabilitação do Hospital Dia do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e Dr. Osvaldo Hakio Takeda, Coordenador do Núcleo de Cuidados Complementares e Integrativos do Centro de Reabilitação e Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Durante a mesa foi apresentado o projeto IPQ Zen que está sendo feito no Hospital Dia, da Faculdade de Medicina da USP, pelo SUS – Sistema Único de Saúde, e já beneficiou mais de 4.000 pessoas.

Após a mesa redonda, Carla S. Véscovi, diretora da Aromaluz Centro de Formação Holística, uma escola voltada à Formação em Aromaterapia Clínica, mostrou projetos sociais usando Aromaterapia para reconstruir vidas e laços familiares. Um deles feito em Medellín, na Colômbia, com professores e alunos da Fundación Hogares Claret.

Logo em seguida, foi feita a palestra mais esperada do dia, pelo médico naturopata Timothy Miller, em que  falou sobre Aromaterapia Naturopática. Durante sua fala, ele comentou sobre os seis princípios da Naturopatia:

  • “Primum Non Nocere” – Primeiro não causar dano;
  • Vis Medicatrix Naturae – O poder de cura da natureza;
  • Docere – Ensinar;
  • Praevenire – Prevenção;
  • Tolle causam – Tratar a causa raiz;
  • Tolle totum – Tratar a pessoa como um Todo.

Ele também falou sobre as diferentes formas de aplicação clínica dos óleos essenciais e mostrou alguns estudos de caso e finalizou dizendo: “Lembre-se da sua filosofia. Seja claro em sua intenção. Confie em sua intuição. Use TUDO o que você conhece. Confie no poder curativo da natureza”.

Leia mais: Aromaterapia e seu poder de mudar as emoções

Mayra Correa e Castro, aromatóloga, linguista e proprietária da Casa Máy, falou sobre os desafios e rumos da Aromaterapia no Brasil. Ela leu o que intitulou de carta do futuro, para falar sobre o passado, presente e futuro da Aromaterapia no Brasil e convidou todos a fazerem parte dessa história filiando-se à ABRAROMA – Associação Brasileira de Aromaterapia e Aromatologia. O conteúdo completo da Carta pode ser acessado aqui.

Dr. Roberto Cardoso falou sobre Meditação e o aroma da não linearidade. Ele foi docente e é Doutor em Ciências pela UNIFESP. Sua forma operacional de meditação foi reproduzida pela NIH (National Institute of Health) e reconhecida pela AHRQ (Agency for Healthycare and Quality) como a melhor opção médica de meditação no mundo.

Leia mais: Meditação: Concentração para transformação 

Ao final do dia teve o lançamento da 1a edição em português do livro “Aromaterapia para todos”, traduzido do livro “Aromatherapy for everyone” de Robert Tisserand, um projeto iniciado por Maria Aparecida das Neves e viabilizado pela Editora Laszlo. O livro pode ser adquirido através do site da Editora.

Segundo e terceiro dia

O final de semana foi dedicado para o curso intensivo “Harmonizando o espírito: Aromaterapia psicológica de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa.” ministrado por Gabriel Mojay.

Gabriel Mojay estudou medicina natural em 1978, inicialmente treinando em Terapia de Shiatsu. Em 1988, completou quatro anos de treinamento em MTC – Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura, e tornou-se membro do British Acupuncture Council. Em sua prática, Gabriel especializou-se no uso terapêutico de óleos essenciais, de ervas medicinais ocidentais e da Acupressura aromática. Em 1990, Gabriel fundou o Register of Qualified Aromatherapists e foi o primeiro Presidente do UK Aromatherapy Organizations Council (AOC). Participa desde 2002 da International Federation of Professional Aromatherapists (IFPA), que tem 1800 membros em todo o mundo, sendo atualmente o Presidente da IFPA. Gabriel é co-autor do livro “Shiatsu, um guia completo” (HarperCollins) e autor do livro Aromatherapy for Healing the Spirit – A Guide to Restoring Emotional and Mental Balance through Essential Oils (Em português seria: “Aromaterapia para curar o espírito – Um guia para restabelecer o equilíbrio emocional e mental através de óleos essenciais”). Este livro descreve uma abordagem sistemática para utilizar os benefícios psicológicos de óleos essenciais de acordo com as relações corpo-mente da Medicina Oriental.

Leia mais: Medicina Tradicional Chinesa: Conhecimentos ancestrais bem atuais

Ele é um professor de Aromaterapia experiente e transmitiu seus conhecimentos com muita paixão por esta arte de cura e ciência. Durante o curso foi explicado sobre Yin e Yang e também sobre os 5 elementos da MTC: Água, Madeira, Fogo, Terra e Metal, quais as indicações de óleos essenciais a serem utilizados para desequilíbrios de cada um desses elementos.

Depois de tanta informação que foi passada, o que ele disse ser o mais importante é: “Keep it simple.” Ou seja, não complique. Verifique qual é o maior desequilíbrio, sofrimento ou desarmonia da pessoa.

A fórmula que você vai preparar é um espelho perfeito para aquela alma que se perdeu. – Gabriel Mojay

Simpósio

Para quem se interessou pelo assunto e quiser se aprofundar, o Grupo Essence está promovendo o curso: “Aromaterapia Intensiva: Estudos avançados em prática e pesquisa”. O curso vai começar em Janeiro/2018 e irá contemplar a teoria e vivência de 60 óleos essenciais, suas propriedades terapêuticas para o bem estar físico e psíquico, o estudo da química, aromaterapia clínica, estudos de casos, desenvolvimento profissional, empreendedorismo, estágio supervisionado e pesquisa científica. Contará com corpo docente qualificado e certificação internacional pela Tisserand Retail Trainning Academy. Terá duração de 10 meses, com encontros um sábado por mês, das 9h às 18:30h, no Espaço Cultural Tisserand de Desenvolvimento e Pesquisa em Aromaterapia, em São Paulo. Para mais informações e inscrições, entre em contato pelo telefone (11) 3081-5217.

Sou paulistana e desde 2009 decidi me mudar para a ilha da Magia (Florianópolis, SC), pois sentia falta do contato com a natureza. Sou neta de italianos e aprendi desde pequena a gostar de mexer na terra e cuidar das plantas, quando ajudava meu pai com a hortinha dele. Sou bióloga MSc., educadora ambiental e aromaterapeuta. Adoro aprender e compartilhar assuntos que proporcionem uma vida em melhor harmonia consigo mesmo, com os outros seres e com o planeta.

www.natalieandreoli.com.br

2 opiniões sobre “II Simpósio Internacional de Aromaterapia aconteceu em São Paulo

  • Reply Bianca Carvalhal da cunha 11 dezembro, 2017 at 11:59

    Olá. Gostaria de fazer o curso ,mas não falo inglês. Moro no estado do RJ, seria possível um curso no meu estado? Obrigada, Bianca.

    • Reply Natalie Andreoli 11 dezembro, 2017 at 12:46

      Olá Bianca. Grata pelo seu comentário. O curso em SP será em português. Eu não saberia te informar se haverá curso no RJ, pois não sou eu quem estou organizando. Para saber isso, te recomendo entrar em contato com o Grupo Essence, que está organizando o curso. Pode ser pelo telefone: (11) 3081-5217 ou pelas redes sociais: Facebook: http://www.facebook.com/grupoessence/ Instagram: http://www.instagram.com/grupoessence/. Boa sorte, um abraço, Natalie Andreoli.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *