Kefir é uma “bebida mágica” produzida através da fermentação do leite ou da água de coco, que se transforma em um poderoso probiótico muito benéfico para nossa saúde.
Fonte de água de coco de alta qualidade
Uma das primeiras coisas que precisamos é de uma fonte de água de coco de boa qualidade para fazer um kefir potente.
Se você não tiver certeza de que consegue garantir o seu suprimento de cocos verdes frescos, ou se você tiver dificuldades para abri-los pra obter a água, você pode comprar água de coco de alta qualidade (normalmente refrigerada) para não ter que passar pela aventura de ter que abrir um coco fresco.
|Siga o Jardim do Mundo no Instagram para acompanhar nossas aventuras|
Amornar a água de coco e adicionar adoçante natural
Depois de ter assegurado a sua fonte de água de coco, o próximo passo é colocá-la em uma panela limpa e suavemente aquecê-la até cerca de 32,5 ºC (uma temperatura morna, que não queima a pele). Neste momento, também podemos adicionar um adoçante natural (mel, açúcar de coco, açúcar mascavo) na água de coco para proporcionar uma fermentação poderosa e, portanto, a reprodução de bactérias amigas que estamos querendo cultivar.
Adicionar culturas probióticas na água de coco
A verdadeira magia nesta receita de kefir de coco acontece quando você adiciona a cultura-mãe [de probióticos] na solução acima, o que cria um ambiente para as bactérias “comerem’” [fermentarem] os açúcares existentes, o que cria o processo de fermentação que acabará por resultar em uma bebida probiótica [levemente] gasosa que é altamente curativa para o sistema digestivo.
As bactérias boas produzidas pela bebida, atacam problemas digestivos, coma a úlcera péptica, cistite, cólicas, colite ulcerativa e alergias alimentares. Sua ação de defesa também se estende a infecções, como as fúngicas vaginais. É como se o organismo passasse a ter um pelotão de soldados, atuando a nível do ecossistema interno, onde o efeito é um sistema imune muito mais forte.
Simplesmente siga as instruções para iniciar a sua cultura probiótica: adicione-a na solução (basta adicioná-la na solução aquecida acima e, normalmente, será o suficiente) mexa vigorosamente. Nenhuma receita de kefir de coco é completa sem a adição da cultura [probiótica]!
Coloque num recipiente hermético de 2 a 7 dias
O próximo passo é colocar essa bebida aquecida em um recipiente de vidro esterilizado para que ele possa começar a fermentar e se transformar em uma bebida probiótica gasosa que estará cheia de cepas saudáveis de microflora benéfica.
Depois de colocarmos a mistura no vidro, devemos tapa-la com um pano de cozinha limpo ou gaze, manter entre 22 a 25 ºC, para permitir uma fermentação adequada ( no inverno é difícil das nossas fermentações evoluírem) . Por último devemos guardar em um armário escuro e limpo.
Todo dia de uma olhada na mistura, para ver se não está criando mofo, depois de 24h já devem surgir as primeiras bolhas de gás, é a fermentação acontecendo.
[Veja: Kombucha: aprenda como preparar esse milenar probiótico]
Refrigerar e consumir
Após a fermentação inicial estar completa, devemos tampar e colocar o kefir de coco na geladeira para desacelerar o processo. Devemos consumi-lo de 4 a 7 dias para curtir o sabor do kefir de coco!
Boa noite. Amei a receita de kefir de água de coco . Vou tentar fazer. como conseguir cultura mae do kefir
Converse com a Maria França, ela envia as colônias pelos correios.
+55 11 97952-6072
Procure com conhecidos na sua cidade.