Imaginem só: de um canto abandonado do quintal, colher algumas folhas de dente-de-leão e com elas fazer um molho pesto simples e delicioso para acompanhar massas, pães e torradinhas.
Além de uma linda flor comestível, o dente de leão nos entrega muito simbolismo: quem nunca soprou suas sementes aladas ao vento?!
PANCs e suas utilizações
Já falamos muito sobre elas aqui no blog, infelizmente, com a industrialização e a monocultura, muitas plantas foram sendo eliminadas do nosso cardápio, por diferentes motivos. Sabemos que o controle dos sistemas agroalimentares é realizado por grandes corporações transnacionais, induzindo a uma dieta padronizada e ao abandono do cultivo e uso das PANCs, interferindo na segurança e soberania alimentar e nutricional dos povos.
|Leia mais: Aprenda como fazer sabonete natural com PANCs|
Por isso, sempre fazemos questão de ensinar receitas com plantas não convencionais no blog, elas têm um potencial enorme para a diversificação dos cardápios, na complementação alimentar e na geração de renda. Um destaque que vale a pena mencionar é o seu papel como alimento funcional no organismo, com fibras, sais minerais, antioxidantes, vitaminas, que não encontramos em outros alimentos.
Só no Rio Grande do Sul, onde esses que vos falam nasceram, há 201 plantas nativas com frutos e sementes comestíveis nos Biomas Pampa e Mata Atlântica.
Felizmente para muitas pessoas, principalmente leitores do blog, já virou rotina andar pela horta ou pelos matos, procurando plantinhas para utilização na culinária. Comece a prestar atenção no seu entorno e introduzir as PANCs na sua alimentação, elas nascem espontaneamente em hortas, quintais, terrenos abandonados, sem cultivo. A maioria apresenta índices nutricionais iguais ou superiores aos vegetais que são consumidos no dia-a-dia.
A PANC utilizada na nossa receita é a Taraxacum officinale, popularmente conhecida como dente-de-leão.
As propriedades dessa herbácea são incontáveis, ela é comumente usada para tratar de disfunções intestinais, além de fazer muito bem para o melhor funcionamento do fígado. Contamos tudo aqui.
|Siga o Jardim do Mundo no Instagram para acompanhar as nossas aventuras|
Ingredientes para preparar o pesto de dente-de-leão
É claro que o molho pesto é originalmente preparado com manjericão, e de fato, será o único ingrediente que iremos substituir. O amargo do dente-de-leão dá um sabor único ao molho pesto, ainda mais se for bem temperado e misturado com os ingredientes certos.
|Leia mais: Aprenda como fazer geleia de dente-de-leão |
Para fazer nosso pesto, vamos precisar de:
1/2 xícara (chá) de pinoli ou nozes;
3 dentes de alho;
2 xícaras (chá) de folhas de dente-de-leão frescas e picadas;
1 colher (sopa) de suco de limão fresco;
1 colher (sopa) de raspas de limão;
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva extra virgem;
1/2 colher (chá) de sal;
1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino moída;
1/4 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (quanto mais fresco, melhor).
Existem algumas diferenças entre as folhas mais novas e as folhas mais velhas de dente-de-leão, as folhas mais novas são mais tenras, já as folhas mais antigas e grandes podem ser um pouco mais duras. As mais novas são melhores para saladas, já que são mais facilmente comidas cruas.
Porém, as folhas maiores vão render mais, e no caso da nossa receita de molho pesto, pouco importa se são mais duras, elas serão batidas no final das contas. Além do mais, o próprio azeite ajuda a amolecer as folhas, então, pode valer mais a pena usar uma mistura de folhas grandes e pequenas.
Modo de preparo
Adicionamos todos os ingredientes, menos o queijo, em um macerador ou liquidificador, e maceramos até virar uma pasta homogênea, porém, não liquefeita, sendo interessante deixar alguns pedacinhos mastigáveis;
Feito isso, adicionamos o queijo parmesão e damos mais uma batidinha de leve (dar o ponto com mais ou menos azeite)
Por fim, refrigeramos nosso molho pesto e consumimos em até 5 dias.
|Leia mais: Aprenda como fazer vinho de dente-de-leão |
Está pronta nossa receita; uma dica é congelar o pesto em cubinhos, quando formos preparar alguma massa, grelhado, pão, é só descongelar rapidinho e misturar.
Esse molho é super nutritivo, além de possuir propriedades anti inflamatórias por conta da pimenta-do-reino e do alho. As nozes ou pinhões nos proporcionam muita energia, são alimentos ricos em fibras e proteínas, uma boa forma de introduzir ingredientes saudáveis nos nossos pratos preferidos e utilizar as pancs que estão para todos os lados.
Quer aprender a fazer um macarrão de dente-de-leão para comer com o pesto? Nós ensinamos a fazer aqui.