Receita: Geleia de Dente de Leão

Hoje vamos ensinar a como fazer uma deliciosa geleia de dente de leão.

Como já vimos em outros posts, o dente de leão é uma flor muito versátil, que pode ser utilizada para fazer diversas receitas, como vinho, chás, saladas, e até mesmo loções hidratantes. Essa planta  é conhecida por seu sabor adocicado, que lembra o mel, e com ela é possível fazer uma fácil e deliciosa geleia, para se comer com pães, biscoitos, ou ser utilizada no preparo de doces.

Veja como é simples preparar a geleia:

[Receita de vinho feito com dente de leão]

Colhendo as flores

Escolha as melhores flores a serem colhidas, prestando atenção sempre para colher os dentes de leão em lugares que você saiba que as flores não foram pulverizadas. Encha pelo menos 10 xícaras de flores de dente-de-leão, e apenas as flores, pois as hastes são amargas. Cuidadosamente, retire as pétalas com as mãos, ou com a ajuda de uma tesoura. Não se preocupe se restarem alguns pedaços verdes da base.

geleia dente de leao

Em seguida, despeje água fervente sobre as pétalas. Deixe descansar, se possível durante a noite, ou até atingir a temperatura ambiente. Quando estiver pronto, terá sido produzido um chá de dente de leão de cor amarela escura. Despeje o chá em uma peneira ou em um coador de café, para eliminar os pedaços de pétalas restantes.

[Receita: Macarrão feito com flor de dente de leão]

geleia dente de leao

Confira os materiais que você pode precisar durante o processo:

  • Panela para banho-maria
  • Frascos de vidro
  • Tigela
  • Panela 
  • Colher
  • Tesoura

Ingredientes:

  • 3 xícaras do chá de dente-de-leão
  • 4 ½ xícaras de açúcar
  • 2 colheres de sopa de suco de limão

Modo de fazer:

1 – Em uma panela grande, adicione o chá e o açúcar.

2 – Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até começar a desgrudar do fundo da panela (20 min).

4 – Coloque o suco de limão (Serve para realçar a da fruta) e deixe ferver por mais 5 minutinhos e desligue.

5 – Com a geleia ainda quente, guarde-a num recipiente previamente esterilizado de vidro. Não encha até a boca, deixe pelo menos 2 dedos de espaço. 

Geleia de dente de leao

Para conservar por mais tempo

Coloque em banho-maria

Encha uma panela com água e coloque os potes fechados de geleia em banho-maria.  Deixe ferver por 5 minutos, retire, deixe esfriar e guarde na geladeira por até 2 meses. 

Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

www.jardimdomundo.com