A calêndula (Calendula officialis), também conhecida como bem-me-quer, mal-me-quer, margarida dourada, verrucária ou maravilha é utilizada em tratamentos de pele, como queimaduras e psoríase. Ela tem propriedade analgésica, antifúngica, anti-inflamatória, bactericida, entre outras.
Com todos esses benefícios ela pode ser utilizada como um cicatrizante natural. Sendo assim, vamos aprender a fazer uma pomada cicatrizante com flores de calêndula.
Os outros ingredientes que compõem a pomada, como a cera de abelha, o azeite e o óleo essencial de limão também têm seus benefícios. A cera de abelha e o azeite dão consistência para a pomada e contribuem para hidratar a pele. Já o óleo essencial de limão tem propriedades antivirais e antibacterianas, contribuindo para impedir o surgimento de infecções.
Leia mais: 4 receitas de esfoliante corporal caseiro
Agora que já conhecemos as propriedades de todos os ingredientes da pomada é hora de aprender como fazê-la.
Pomada com flores de calêndula
Você vai precisar de:
- 1 xícara de flores secas ou frescas de calêndula;
- 55 g de cera de abelha;
- 1 xícara de azeite;
- 10 gotas de óleo essencial de limão.
Primeiro, vamos fazer a infusão das flores no azeite. Para isso, coloque as flores de calêndula em um frasco de vidro e encha ele com o azeite. É preciso que todas as flores estejam completamente cobertas.
Deixe o frasco em uma janela que pegue sol por 2 a 3 semanas. A cada 2 dias agite o frasco para as flores se movimentarem um pouco. Após o período, abra o frasco, coe, descarte as flores e guarde o azeite.
Leia mais: 3 receitas de creme hidratante natural
Agora é hora de ralar a cera de abelha e derretê-la em banho-maria, com o azeite de calêndulas. Quando a cera estiver derretida, retire do fogo e espere esfriar um pouco. Acrescente o óleo essencial de limão e misture bem.
Coloque a mistura em um frasco de vidro e deixe esfriar. Agora tape o frasco e guarde-o em um local escuro e fresco.
A pomada pode ser utilizada em cortes, arranhões e feridas. Além de ser aplicada em seres humanos, ela pode ser utilizada em animais de estimação.
Charlene minha gatinha está cheia de feridas de tanto se coçar, porque ela teve uma alergia da ração…. será que essa pomadinha ajuda na cicatrização?
vc sabe me dizer se passar o gel de babosa nas feridas dela pode ser benéfico?
Olá Pâmela. A pomada pode ajudar. Já em relação ao gel de babosa, não sei quais são seus benefícios.