A psicodelia no cenário musical brasileiro vem ganhando novas caras. Essas bandas trazem influências de Tom Zé, Pink Floyd, Tame Impala, Beatles entre tantos outros artistas. Seus sons são riquíssimos na questão de melodia, com efeitos, guitarras distorcidas, instrumentos incomuns e vozes marcantes. Cada música é uma viagem diferente, uma experimentação sensorial diferente, uma experimentação musical diferente. Apresento-lhe as três bandas que você precisa conhecer: Tagore, Astralplane e Almirante Shiva. O que une elas é o psicodelismo, cada uma apresenta um som característico e autêntico. Então vamos à viagem!
Tagore
Começo com essa, que foi a primeira que conheci das três. Tive a oportunidade de primeiro vê-los tocando e depois apreciar cada música de seu disco: Movido à Vapor.
A Tagore é de Recife e começou a ser formada lá por 2009. Em 2010, Tagore gravou seu primeiro EP, em parceria com João Cavalcanti, intitulado “Aldeia”. E em 2014, lançaram o seu primeiro disco Movido à Vapor, agora com a formação completa da banda.
Seu som tem nuances nordestinas, sotaque nordestino, influências do tropicalismo e psicodelia, letras poéticas e críticas e uma energia que te faz transcender e embarcar na viagem de cada som. Como eles mesmos descrevem: é uma psicodelia retro-futurista. Impossível ir a um show, ou mesmo, estando em casa, e não ser contagiado e sair dançando com o som dos caras!!
Ouça o disco Movido À Vapor e entregue-se à freetura! O disco conta com duas músicas regravadas de outros artistas, mas com um arranjo com a cara da Tagore, são elas: Morena Tropicana e Todos os olhos.
Conheçam um pouco do som dessa banda linda!
Para quem curtiu e quiser saber mais sobre a Tagore:
Facebook: Clique aqui!
Soudcloud: Acesse aqui!
Astralplane
Descobri essa banda por acaso num dia desses na internet. Um amigo postou o disco e fiquei curiosa, resolvi ouvir o som da banda e naquele dia não escutei mais nenhum outro som além desse disco. A música dos caras tem uma pegada psicodélica e nostálgica. Suas influências são Pink Floyd, The Doors, Tame Empala e outras bandas nesses estilos musicais. Eles definem seu som como um Rock Cósmico.
A banda está unida desde 2014 e, recentemente, lançaram seu primeiro disco “Pales Tantral”. Apesar de ser brasileira, especificamente, de Salvador, suas músicas são todas cantadas em inglês. E elas não trazem influências regionais como a Tagore. Ao ouvir suas músicas, em algumas lembra muito Tame Empala e em outras um rock mais marcado do The Doors.
Dica psiodélica: Conheça o power trio Mar de Marte
Pales Tantral é, realmente, uma viagem cósmica, um universo cósmico um mundo próprio da Astralplane. Suas músicas têm uma vibe muito alegre, te contagiando do início ao fim do disco. Tô a espera de ver um show dos caras!
Conheça um pouco do som deles:
Ficou a fim de conhecer a banda? Não deixem de dar uma olhada:
Facebook: Clique aqui!
Soudcloud: Acesse aqui!
Almirante Shiva
E para completar nossa lista, essa foi a banda mais recente desse cenário psicodélico que conheci.
Esse trio lançou seu primeiro EP em agosto de 2015, com 3 faixas que mostram o estilo super-autêntico da banda. Como eles descrevem:
“Almirante Shiva perturba a paz e te convida a entrar na embarcação que navega pelos quadrantes mais turbulentos da psicodelia-sem-vergonha. Power trio denso, que mastiga influências das fundações do rock e regurgita um caldo grosso de harmonias vocais e instrumental intenso. ”.
Com as três faixas percebe-se que a banda vai, desde som com o rock a levadas com guitarras mais distorcidas e melodias mais psicodélicas.
Esperamos pelas próximas faixas ou um disco!!
Para quem quer conhecer o trabalho dos caras:
Facebook: Clique aqui!
Soudcloud: Acesse aqui!
Créditos Fotos:
Tagore: Charlene Peruchi
Astralplane: João Ieroque
Almirante Shiva: Patrícia Soransso
Adorei o post! A psicodelia musical brasileira precisa ser reconhecida.
Ps: é *Tame Impala*
Sim, temos que divulgar essa cena musical, dar valor para o que temos aqui.
E o erro foi corrigido 🙂
Muito bom! Gostaria de aproveitar e deixar aqui o nome de uma outra banda soteropolitana, maravilhosa, chamada Van der Vous. Não há como se arrepender na pesquisa 🙂
Valeu pela troca!! Não conhecia, vou escutar o som deles 🙂