Utilizar pigmentos naturais e tintas a base de terra é uma ótima maneira de permitir que as superfícies pintadas liberem a umidade natural e evitar as tintas convencionais que contêm materiais tóxicos e ingredientes à base de petróleo que agridem a camada de ozônio.
A tinta natural a base de terra, além de não liberar produtos tóxicos,influencia a qualidade do ar e ajuda a reduzir o impacto ambiental, já que as sobras podem ser descartadas com o lixo orgânico.
Entre as tintas naturais mais usadas, estão os revestimentos à base de cal, que podem ser misturados a pigmentos derivados de plantas – como açafrão, urucum e pó de mica (se quiser brilho)–, óxido de ferro ou minerais como a argila. Outra alternativa é a tinta de terra, que oferece grande diversidade de tons, dependendo do solo de onde se extrai a matéria-prima. Fáceis e econômicas, as receitas são muito variadas.
Existem várias opções de tintas ecológicas industriais no mercado mas o seu custo é duas vezes mais que a pintura convencional. Por isso, quem decide investir em uma construção natural está procurando outras alternativas. É aí que nós entramos 🙂
Criar nossa própria tinta é consideravelmente mais barato e pode ser um esforço extremamente gratificante para qualquer um, cujo objetivo é chegar mais próximo da auto-suficiência possível. Os pigmentos podem ser encontrados natureza ou em lojas de pintura e artesanato.
|Siga o Jardim do Mundo no Instagram e Acompanhe nossas Aventuras pelo Mundo|
O que é a tinta natural?
Na sua forma mais básica, é constituída por pigmento e ligante. Muitas tintas também contêm ingredientes que adicionam textura e granulação (enchimentos), um diluente (solvente).
Pigmentos – São derivados de argila, plantas, insetos, óxidos de ferro e minerais. Estes são geralmente vendidos em forma de pó em lojas de material de artesanato.
Ligantes – Ligantes fazem com que a tinta cole a uma superfície. Os mais usados são a cola branca PVA ( industrializado), caseína (proteína do leite), goma de babosa, amido ou linhaça (naturail).
Enchimentos – São adicionados para criar determinada textura e adicionar volume. A argila é um material de enchimento popular para emparelhar com farinha, porque reforça a capacidade de ligação de amido, é abundante e potencialmente grátis, se você tem acesso a um solo argiloso.
Solventes – Solventes ou diluentes, ajudam a alcançar uma consistência viável. Podemos usar água, diluentes cítricos e terebintina natural.
Vantagens das tintas ecológicas
– As tintas ecológicas, além de não poluírem a atmosfera, não destroem a camada de ozônio e não agridem o meio ambiente;
– Não oferecem risco à saúde de quem aplica a tinta e de quem habita o ambiente que recebe a pintura;
– Permitem que a parede “respire” e controle a umidade do ambiente, contribuindo para que não sejam gerados fungos e mofo.
– A tinta natural tem capacidade de fazer trocas com o meio em que está. Em dias úmidos, absorve um pouco de umidade. Em dias secos, emite umidade, e o ar fica om mais qualidade. Essa troca é muito positiva para saúde.
|Curta nossa Página no Facebook para mais matérias como essa |
Receita de Tinta Natural a Base de Terra
– Um balde limpo, terra argilosa, água e o ligante natural ou industrial (escolha o que lhe convém).
Ligante natural:
-400 gramas de linhaça fervidos com 3 litros de água, em fogo baixo, por 20 minutos, mexendo sempre. Desligar e aguardar até esfriar depois passar em uma peneira fina. Assim obtém-se a baba de linhaça.
Esta base deve ser usada no mesmo dia, ou então guardada em geladeira.
Ligante industrial:
-400 ml de cola branca diluídos em 3 litros de água.
-Pigmentos como açafrão, urucum ou as diversas tonalidades da própria argila podem ser usadas para obter a cor desejada.
Preparação
A partir da mistura com ligante, acrescentar aos poucos a terra peneirada, sempre mexendo. A proporção aproximada é de 600 gramas de terra, ou até a mistura atingir uma consistência pastosa semelhante a uma vitamina de frutas, vá corrigindo a mistura com água ou argila.
Cobertura
Essa mistura cobre aproximadamente 100 metros quadrados.
Importante
– Para melhores resultados, antes de começar a pintura, raspe e lixe a parede removendo as partículas que estiverem soltas;
– Se optar pelo ligante natural, use em até 24h para evitar deterioração dos componentes. Caso faça a tinta com cola branca use em até 3 dias;
– Se usar o ligante natural, aconselhamos usar uma demão da baba de linhaça pura como fixador para uma extra impermeabilização. Não é necessário para tinta feita com cola branca;
– A mistura também serve como argamassa para vedar rachaduras e buracos que podem surgir na parede;
– Pode ser difícil criar exatamente a mesma cor novamente. Por isso, anote a medida e utilize a tinta ao máximo para avançar no trabalho;
– Use luvas e óculos de proteção mesmo ao manusear elementos orgânicos;
– Ao fazer a sua própria tinta natural, é importante experimentar, testar e manter a atividade divertida! Vale lembrar de alguns dos princípios da Permacultura: Observar e Interagir. Crie conexão com o processo e permita-se possibilidades.
Um material que também não pode faltar no trabalho do bioconstrutor é o verniz. Por isso, trazemos aqui uma receita para se fazer em casa.
Verniz caseiro
Ingredientes
1 kG de própolis moído ( compre o bruto de qualidade inferior)
4 litros de etanol (álcool combustível)
1 litro de óleo vegetal (soja, girassol, linhaça, etc)
Preparação
Todos os ingredientes são colocados dentro de um balde ou tambor. Fechar hermeticamente e estocar por 30 dias. O conteúdo dever ser mexido 2 X ao dia. Após 30 dias coar o líquido com uma malha fina como uma meia de nylon.
O resultado é um verniz marrom que protege a madeira contra insetos, fungos e a influência do tempo. Representa um custo-benefício excelente!
Aplique outra demãos em um intervalo de poucos dias. Pode ser usado também para a pintura de móveis, cercas, etc.
Verniz natural para ambiente interno
Você sabia que o óleo de linhaça pode ser utilizado no tratamento da madeira? Ele funciona como um protetor, não tão brilhante quanto o verniz de própolis e não tão espesso quanto a cera, mas dando um acabamento sutil ao mesmo tempo em que protege. Ele é recomendado para a madeira de ambientes internos, como móveis, portas, janelas e pequenas peças, pois não deve entrar em contato com o sol, do contrário pode escurecer e manchar a madeira. Seu efeito é o de deixar a madeira mais quente, com seus veios acetinados e bem tratados.
Aplicação
Deve ser feita com pincel ou pano, na superfície seca e limpa, livre de aplicações de outros produtos pois isso pode atrapalhar a aderência do óleo. De preferência deve ser lixada para criar uma superfície lisa. O óleo deve ser aplicado em movimentos circulares em toda superfície, até o momento em que a madeira tenha parado de absorvê-lo.
Esperamos que estas dicas instiguem sua curiosidade, gosto e inclinação para produtos naturais e de preferência feitos por você mesmo.
amei as dicas .
Bom Dia!
Aos planejadores e organizadores deste site – PARABÉNS.
Este ANO estou me planejando para construir minha casa….então quero receber as dicas ECO+LOGICAS para dar EXEMPLO …Agradeço a disposição de vocês…Um abraço ECO+LOGICO.
Metanol é um veneno. Pesquisem. A inalação do vapor pode causar cegueira e morte.
Todavia é um solvente sustentável, mas dependendo qual a sua origem (fabricação). Pode ser feito da madeira ou derivado de petróleo.
Parabéns pelo trabalho maravilhoso que fazem o mundo precisa muito disso. Virei fã de vocês, obrigado por fazerem a diferença!
Gostei muito da matéria, vou experimentar!
Tenho interesse em entrar nesse universo. E quem sabe construir minha propria casa de campo.
Olá,
Obrigado pelo contato. Para receber atualizações sobre novas matérias de bio-construção basta você cadastrar seu e-mail, na barra lateral direita do site Jardim do Mundo, onde diz “Cadastre-se”. É super simples e rápido.
Um grande abraço.
Pode fazer casa de dois andares com a bioconstrução?
Oi Cristiane,
Pode sim!!!
=D
Fiquei muito tentada a fazer as tintas.
Excelentes dicas.
Boa noite, gostei muito da matéria, mas gostaria de mais explanação sobre as cores, como sugerido açafrão, pensei no urucum, mas e os outros tons, azuis rosa, lilas, gostaria de mais ideias. obrigada.
no facebook tinha um curso de tintas ecológicas,em Niterói-Rj ,alguém sabe desse curso? não consigo mais achar a páguina desse curso.
Bom dia! Gostaria de saber que tipos de materiais naturais eu obteria a cor azul?
Super interessante! Peltonenso em construir minha casa o mais natural possível.
Verdade, quanto ao metanol, q o Renato falou…….
Nao entendi o item 3kg de álcool. Álcool em kilo???
Sim, o alcool pode ser pesado tanto quanto qualquer outra substancia, a medida em volume é um tanto maior que 3,6 litros já que o peso aproximado de 1 litro é de 790g.