Sabonetes naturais feitos de plantas do nosso quintal, ou mesmo plantas que conhecemos a procedência, podem ser a chave para ter uma pele bem cuidada, hidratada e saudável. Hoje, ensinaremos como fazer um sabonete de babosa, um sabonete líquido que possui diferentes usos.
Esse sabonete pode tanto ser usado para lavar as mãos, para remover as bactérias, fungos e hidratar, quanto para limpar o rosto, hidratando-o, dando uma sensação de refrescância, retirando manchas da pele e até tratando de pele com acne.
Hoje em dia é muito comum ver sabonetes de babosa nas feirinhas, seja líquidos ou em barra. E não só os sabonetes, hoje, as pessoas consomem a babosa de diferentes maneiras, pode ser em bebidas ou mesmo diferentes tipos de cosméticos, como hidratantes, sérum, entre outros.
|Siga o Jardim do Mundo no Instagram para acompanhar nossas aventuras|
Os benefícios da babosa
A babosa, também conhecida como aloe vera, é usada a milênios para fins de hidratação de pele, cuidados com pele irritada por alergias e principalmente por queimaduras, tanto queimaduras de sol quanto queimaduras em que a pele entra em contato com objetos muito quentes.
Além do mais, a aloe vera possui propriedades cicatrizantes, bactericidas e fungicidas, atuando como um excelente remédio quando se trata de feridas abertas e inflamações. O pH da aloe vera é bem próximo do pH da nossa pele, então, podemos sempre usá-la para limpar a pele e ainda fechar os poros.
Muitas pessoas também tomam o suco ou até comem o gel puro da babosa para fins de emagrecimento, tendo em vista que a babosa melhora o funcionamento do sistema digestivo como um todo. O gel também pode deixar nossa saúde bucal em dia, por conta de suas ações fungicidas. Já deu pra entender que essa planta é milagrosa, não é mesmo?
Sabonete de babosa
Existem algumas bases para essa receita, bases de sabonete. Nós preferimos transformar as sobras das nossas barras de sabonetes naturais que são feitos à base de óleos e já passaram pelos processos mais complicados, poupando muito do nosso trabalho. Esse processo nos garante um sabão líquido totalmente natural.
Ingredientes
Por ser uma receita bem simples, são poucos ingredientes utilizados. Vamos precisar de:
- 5 colheres de sopa de gel de babosa;
- 100ml de sobras de sabão natural;
- 300ml de água;
- 10 gotas de óleo essencial de lavanda (opcional).
Para quem vai utilizar a babosa do próprio quintal, alguns cuidados devem ser tomados. Primeiramente, devemos deixar o líquido verde (ou amarelo) escorrer por inteiro. Esse líquido é a aloína, ela é tóxica e pode causar alergia e irritações. Inclusive, a aloína não pode ser usada nos sucos, ela pode causar irritação intestinal e diarreias.
A parte que vamos usar da babosa é só o gel, tire bem a casca e, reiteramos esse aviso, deixe toda a aloína escorrer da babosa.
|Leia mais: Melt And Pour: Aprenda a fazer sabonete natural com PANCs|
Modo de preparo
- Pegue todos os restos de sabão em barras e corte-os em pequenos pedaços. Em uma panela, coloque os pedaços de sabão junto com os 300ml de água, leve ao fogo e mexa bem até dissolver. Após derreter, retire do fogo e espere amornar.
- Depois de morno misture o gel com a água até que fique uma mistura homogênea;
- Se quiser, adicione óleos essenciais da sua escolha, procurando sempre saber as propriedades desses óleos e se o uso tópico dos mesmos é recomendado;
- Agora é só acondicionar essa mistura em um recipiente.
3 receitas de cosméticos naturais para cuidar da pele no inverno
Algumas dicas
- Para quem quer um sabonete mais cheiroso ou mais colorido, é interessante usar chá ao invés de água, por exemplo, o chá de camomila (sem açúcar, é claro);
- Algumas marcas que vendem o gel de aloe vera costumam colocar conservantes e produtos que deixam a babosa mais consistente. Esses produtos costumam durar um pouco mais que a babosa pura, porém, podem acabar perdendo um pouco das propriedades;
- Pesquise se a planta no seu quintal é mesmo aloe vera, já aconteceu de pessoas se intoxicarem com agave americana achando que era babosa;
- Se o cheiro ou coloração do sabonete acabar ficando estranho, tem algo de errado, melhor descartar;
- É um excelente produto para pele acneica, porém, lavar o rosto várias vezes ao dia só vai fazer sua pele produzir mais oleosidade, como resposta à essa higienização muito frequente. O ideal é lavar uma ou duas vezes ao dia, no máximo.