A beterraba é um legume que pode ser utilizado em muitos pratos e até em cosméticos, como bolo, homus, blush em pó e suco. Além disso, ela pode ser utilizada para fazer uma bebida de origem eslava, o kvass.
História do kvass
O kvass é uma bebida fermentada muito comum na Rússia e na Ucrânia. Ele tem origem muito antiga e foi espalhado para outros países do leste europeu pelas revoluções que aconteceram em território ucraniano.
A forma mais simples de preparar essa bebida inclui apenas pão e água. Esses dois ingredientes são deixados dentro de um vidro fechado por alguns dias. Durante esse período os ingredientes ficam fermentando, o que resulta em um baixo teor alcoólico.
Os nutrientes que resultam da fermentação dependem do tipo de pão que é utilizado. Assim, é possível ter uma bebida muito nutritiva e outra que menor teor de nutrientes. Além do pão, é possível fazer kvass de frutas ou de beterraba.
Leia mais: 4 receitas de picolés exóticos para o verão
Os benefícios do kvass
Por ser uma bebida fermentada, o kvass é considerado um probiótico. Sendo assim, essa bebida pode trazer vários benefícios para quem ingeri-la.
Melhora a digestão e o intestino
Por ser um probiótico o kvass melhora o sistema imunológico e o trato intestinal. Assim, os nutrientes são melhores absorvidos e se reduz alergias e os sintomas de intolerância à lactose.
O fígado é outro beneficiado, pois o kvass pode reduzir o risco de surgir inflamações. Quando esta bebida é feita com beterrabas, os nutrientes delas também são absorvidos pelo organismo. Como a beterraba é rica em antioxidantes, pode acontecer uma melhora do seu corpo em nível celular, pois os radicais livres são combatidos.
Além disso, o kvass de beterraba ajuda a limpar a vesícula biliar, remove toxinas, melhora o fluxo da bile e promove equilíbrio.
Tônico para o sangue
A beterraba contém fitonutrientes, conhecidos por betalaínas, que são pigmentos naturais que dão a cor ao legume. A betalaína faz com que o sangue do nosso corpo fique mais alcalino. Isso evita inflamações e mantém os níveis de cálcio em equilíbrio.
Reduz o risco de câncer
Como o kvass de beterraba tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ele atua para evitar que o câncer surja. Isso, por conta da beterraba, já que ela é rica em antioxidantes e betalaínas.
Mais nutrientes para o corpo
Além de antioxidantes e betalaínas, a beterraba é rica em vitamina C. Sendo assim, ao consumir o kvass de beterraba, o sistema imunológico ficará mais forte, evitando resfriados e outras doenças.
Já o manganês da beterraba atua nos ossos, fígado, rins e pâncreas. O kvass de beterraba também contém vitamina B e ácido fólico, que são importantes na gravidez.
Leia mais: Kefir de água de coco: uma bebida altamente saudável
Como fazer kvass de beterraba
Há algumas receitas de kvass de beterraba. Elas variam com relação aos ingredientes utilizados.
Você vai precisar de:
- 3 beterrabas médias (orgânicas) descascadas;
- 2 colheres (sopa) de sal marinho;
- água filtrada;
- 1 pote com tampa e com capacidade de 3 a 4 litros.
Instruções:
Pique-as em pedaços grossos. Coloque-as junto com a água em um frasco de vidro (a água deve quase encher totalmente o pote). Adicione o sal e mexa bem. Feche o pote de vidro e o deixe em temperatura ambiente por 5 a 10 dias.
A partir do 5º dia, você pode ir provando e quando gostar do sabor destampe o pote e coe o suco. Descarte as beterrabas e beba o suco. É importante deixar na geladeira as sobras do kvass.
Se você nunca bebeu kvass, está aqui uma boa oportunidade de provar desta deliciosa e saudável bebida.
Ola. Faltou dizer onde na receita entra o pãomencionado na introdução.
Fiquei um pouco confusa. Onde entra o pao..ou essa receita citada nao vai o pão e voce apenas mencionou que o pãoeciste em outras receitas… help
Olá, o que quis dizer é que há kvass feito de pão e kvass feito de beterraba. Esse que passei a receita é o de beterraba, por isso não vai pão.
Obrigada por compartilhar! 🙂 Uma dúvida: por ser fermentada, não corre o risco de explodir o vidro se colocamos água até praticamente encher o pote?
Olá Priscila, dependendo do tamanho do pote, deixe uma altura de 5cm sem água 🙂
Por quantos dias pode ser guardado e por quanto tempo podemos beber?