A naturopatia é uma medicina que se baseia no poder de cura da natureza. Ela é holística, se atentando a todos os aspectos da vida de uma pessoa antes de indicar um tratamento. Saiba hoje, sobre essa medicina que leva em conta a individualidade de cada pessoa e que, por meio de tratamentos naturais, tenta curar doenças, além de educar para que o foco esteja na prevenção.
História da naturopatia
A naturopatia era muito popular na Alemanha e na Áustria, no século 18-19. Era comum haver tratamentos para doenças utilizando água, alimentos, luz e ervas. Esse sistema de cura natural foi levado para os EUA em 1902, pelo imigrante alemão Benjamin Lust. Ele fundou a Escola Americana de Naturopatia, que enfatiza o uso de curas naturais, higiene para a saúde e hábitos intestinais adequados.
Porém, entre 1920 e 1940, houve uma diminuição do uso da naturopatia. A partir da década de 60, essa medicina holística tornou-se popular. Hoje em dia, os naturopatas oferecem uma variedade de métodos de cura, como homeopatia, técnicas de relaxamento, remédios à base de plantas, entre outros.
Princípios base
- Você possui seu próprio corpo – É preciso ensinar as pessoas que elas são responsáveis pelo próprio corpo. É preciso cuidar dele para que tudo fique em ordem, ter atenção a sinais e, assim, promover a autocura.
- Não causar nenhum prejuízo – São priorizados os métodos e substâncias naturais que minimizem o risco de efeitos secundários, tanto para a recuperação da saúde como para o diagnóstico da doença.
- Poder da cura pela natureza – A ideia não é apenas combater os sintomas, mas sim eliminar o que está causando eles. Assim, promove-se o equilíbrio e a autocura das pessoas.
- Tratamento levando tudo em consideração – Por ser uma medicina holística, a naturopatia não trata apenas a doenças, mas sim as causas que levaram ela a surgir. Essas causas podem ser físicas, emocionais, mentais, genéticas, ambientais, sociais, entre outras. O que também inclui a saúde espiritual.
- Prevenção – A naturopatia não tem seu foco apenas em curar doenças. O que ela quer é que as pessoas não tenham doenças por meio da prevenção. Esse objetivo pode ser atingido praticando hábitos mais saudáveis e conhecendo a si mesmo.
Leia mais: Meditação para começar bem o seu dia
Como será uma consulta com um naturopata?
Hoje há muitas clínicas que disponibilizam atendimentos com um naturopata. Em uma primeira consulta, é normal que o médico irá fazer várias perguntas a respeito do atual estado de saúde, hábitos alimentares, ritmo de trabalho, qualidade do sono, funcionamento do intestino, sua rotina de exercícios físicos, o que faz no tempo livre, seu relacionamento com família e parceiro, entre outras. Isso vai fazer com que ele compreenda como é sua vida, se está vivendo em um ambiente saudável e se está tendo hábitos saudáveis.
Além dessas informações, é possível que ele peça exames médicos também, para checar a saúde do corpo. A ideia é atender cada indivíduo, levando em conta sua individualidade.
Tratamentos mais utilizados por um naturopata
Os tratamentos utilizados por um naturopata incluem:
- fitoterapia;
- acupuntura;
- medicina homeopática;
- aconselhamento nutricional;
- aromaterapia;
- cromoterapia;
- meditação;
- hidroterapia (beber água da fonte, tomar banho alternando quente e frio, exercícios na água);
- desintoxicação (jejum, beber muita água);
- <span “>medicina física (compressas, ondas sonoras, correntes elétricas);
- aconselhamento psicológico e estilo de vida (imaginação guiada, hipnose);
- espiritualidade.
Leia mais: Receita de sabonete de salsa para eliminar manchas de pele
É importante que…
Se você já está fazendo um tratamento convencional e quer fazer um tratamento com um médico naturopata, não tem problemas. A questão é que os dois médicos precisam ser informados sobre isso, pois alguns tratamentos podem interagir com outros, e se os médicos sabem dos tratamentos eles são mais capazes de indicar o mais eficaz.
Outra coisa, não se automedique, tomando doses elevadas de remédios feitos com plantas, sem a supervisão de um naturopata, pois ao invés de ajudar, elas podem causar efeitos tóxicos. Se quiser fazer isso, primeiro leia e estude muito sobre as ervas e seus efeitos benéficos e maléficos, pois tudo que é consumido em doses exageradas pode ser ruim para o corpo.
Fontes:
Ótimo artigo!