Aprenda a fazer um espumante de flores de sabugueiro

Aprenda como fazer um delicioso espumante de flores de sabugueiro.

Essa é uma bebida fermentada deliciosa e perfeita para momentos de celebração, sustituindo de maneira saudável o champagne e apreciada como poucas poderiam, uma vez que você mesmo será o alquimista dessa borbulhante mistura.Hugh Fearnley-Whittingstall é um chef inglês que há anos experimenta um estilo de vida auto-suficiente no interior do Reino Unido, documentando suas experiências em um show de televisão bem diferente e divertido. Nós temos todos os precisosos episódios em nosso HD o que é sempre uma grande fonte de inspiração para nós.

Assistindo a um dos episódios testemunhamos essa maravilhosa receita que além de prática e fácil, é extremamente refrescante, saudável e original.

Você pode encontrar as flores do sabugueiro em jardins e canteiros públicos ou particulares. Apesar de ser uma planta de origem europeia, a mesma pode ser encontrada no Brasil.

INGREDIENTES

  1. 4 litros de água quente
  2. 2 litros de água em temperatura ambiente
  3. 700g de açúcar organico
  4. Suco e as raspas de quatro limões
  5. 2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
  6. Cerca de 15 cabeças de flor de sabugueiro, em plena floração
  7. Uma colher de café rasa de fermento biológico em pó ou Fermento Premier Blanc.

Atenção: A água precisa ser sem coloro, ferva e deixa esfriar por 1 hora.

972635_10203842079511763_301850482_n

MÉTODO

Fazendo o espumante de flores sabugueiro

1. Coloque a água quente e açúcar em vidro de boca larga esterilizado e mexa até dissolver o açúcar, em seguida acrescente 2L de água fria para que você tenha 6 litros de líquido no total.

2. Adicione o suco de limão, as raspas , o vinagre, as cabeças de flor e o fermento. Mexa delicadamente .

3. Cubra com um pedaço de tecido limpo e deixe fermentar num local fresco e arejado, longe da luz direta, por 5 dias. Olhe diriamente para acompanhar as bolhas aumentando dia após dia.

4 . Em uma temperatura em torno de 20 graus após 5 dias a bebida já estará cheia de bolhas, gasosa e levemente alcóolica.

5. Coe o líquido e armazene, de preferencia, em garrafas esterilizadas de plástico para não ter riscos de explosão ou em garrafas de vidro mas tenha em mente que o conteúdo da garrafa estará sob muita pressão, por isso é fundamental ter garrafas de qualidade. Se colocar a mistura em uma garrafa de vidro e guardar na geladeira a fermentação para e não tem grandes riscos de explosão mas mesmo assim tenha cuidado.

5 . Deixe fna geladeira por mais 4 dias depois sirva bem gelado.

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *