Tingindo roupas de bebê com pigmentos naturais
Quando estava grávida da nossa bebê, procurei por roupinhas de cores neutras, e não encontrei. Diante da dificuldade, comprei roupinhas brancas e decidi tingi-las naturalmente. A pigmentação natural é um processo relativamente simples, existem somente alguns passos a serem tomados para garantir um resultado final satisfatório.
Hoje vamos aprender a como usar a casca do abacate e cúrcuma para tingir roupinhas de bebê, o abacate para uma pigmentação rosada/avermelhada e a cúrcuma, seu característico amarelo.
|Siga o Jardim do Mundo no Instagram para acompanhar nossas aventuras|
Do que vamos precisar?
Para fazer todo o processo de tingimento, vamos precisar de:
- Uma panela grande;
- Uma colher de pau;
- Uma peneira;
- Um copo ou uma jarra com medidas;
- Luvas;
- Tecido fino para peneirar;
- Cascas de 10 abacates;
- 1 colher (sopa) de cúrcuma;
- 2 litros de leite de soja;
- Tecido a ser tingido, no caso, as roupinhas de bebê.
Fixação do pigmento
Quem já fez experimentos com tingimento natural, tentando tingir diretamente sem o uso de mordentes, deve ter percebido que a tinta vai embora muito rápido, seja pelo contato com o sol ou pelas diversas lavagens, que vão deixando a cor mais fraca e apagada.
Existe uma forma de driblar isso, e aí que entra nosso leite de soja. Alguns banhos no leite de soja, farão que o tecido agregue mais os pigmentos, permitindo que a cor fique viva por mais tempo.
Veja como realizar esse processo:
- Primeiro, diluímos 1 parte de leite de soja em 4 partes de água, a quantidade de mistura vai depender da quantidade de tecido que vamos tingir;
- Agora, pegamos o tecido (bem lavado com agua corrente) e mergulhamos na mistura de água e soja, deixamos lá por 2 dias;
- Passado esse tempo, lavamos o tecido com água corrente, sem esfregar para tirar o excesso e reservamos.
Pigmento de abacate
É difícil acreditar, logo o abacate, que é tão verde, pode nos proporcionar um pigmento salmão, ou até um rosa mais escuro. Podemos usar tanto as cascas do abacate quanto as sementes, ambas possuem o pigmento.
Veja como retirar o pigmento das cascas do abacate:
- Temos que deixar as cascas mais moles, então, vamos colocá-las em uma panela, cobri-las com água e deixar ferver por 1 hora;
- Agora, esperamos esfriar e peneiramos a mistura com um coador de voal.
Pronto, o pigmento foi extraído e está pronto para colorir nossas roupinhas de bebê. Abaixo mostraremos como ocorrerá o tingimento da peça.
|Leia mais: Aprenda como tingir tecidos utilizando plantas|
Pigmento de cúrcuma
Esse processo é um pouco mais fácil, usando a cúrcuma em pó.
- Basta encher uma panela com 500ml de água e adicionar 1 colher (sopa) de cúrcuma em pó, mexer e deixar no fogo baixo por 1 hora.
Tingindo as roupas de bebê
Agora, com nossos pigmentos em mãos, é hora de tingir as roupinhas. Para isso, mergulhamos as peças em seus devidos pigmentos e deixamos fervendo em fogo baixo por 1 hora, sempre adicionando um pouquinho mais de água para não deixar a mistura evaporar.
Depois de 1 hora fervendo, desligue o fogo e deixe a peça nessa mistura de um dia para outro.
No dia seguinte passe água corrente na peça e deixe secar a sombra.
O que vai definir a tonalidade do tingimento é o tempo que vamos deixar fervendo, no caso da cúrcuma, se quisermos um amarelo mais fraco, basta 30 minutos de fervura.
O mesmo vale para o corante rosa de abacate, com 30 minutos, vamos atingir um rosa-bebê, talvez um salmão. Se deixarmos mais de 40 minutos, a cor adquirida pode ser um rosa mais escuro.
Outra forma de se adquirir um rosa bem vivo é fazendo um corante de beterraba, podemos alcançar até um roxo forte, fica muito bonito.
O tingimento natural é processo bem intuitivo, se arrisque e aceite que as cores podem variar.
Caso tenha ficado alguma dúvida, já escrevemos uma matéria bem detalhada sobre o processo de tingimento natural, acesse aqui.