Aprenda como fazer Vinho de Dente-de-Leão

vinho dente de leao

O tão humilde e estigmatizado dente-de-leão, apesar de ser considerado uma praga para algumas pessoas, é na verdade um poderoso remédio para diversas situações, e um super alimento, como pode ver aqui, útil em várias receitas, entre as quais se encontra um bom vinho, uma das bebidas mais apreciadas em nosso país.

Com as pétalas do dente-de-leão é possível fazer um delicioso xarope, que com seu sabor adocicado, pode substituir o açúcar no preparo de bolos, ou ser utilizado em crepes e torradas. Se você já comeu uma folha de dente de leão ou provou a seiva branca de seu caule você sabe quão amarga esta planta é. A flor também é amarga, mas isso confere uma agradável adstringência ao vinho. Está receita está presente no caderno de receitas de boa parte dos destiladores, e é uma bebida maravilhosa.

|Siga o Jardim do Mundo no Instagram para acompanhar as nossas aventuras|

Embora as flores possam surgir em qualquer época do ano, 99% delas florescem durante o período mais vigoroso da primavera. Os dentes-de-leão compõem um complexo com mais de duzentas micro espécies, e por isso sua aparência é muito variável. Como toda flor comestível, o dente-de-leão deve ser colhido de preferência na parte da manhã, em dias ensolarados.

Ao cair da noite, suas pétalas se fecham, e esse processo ocorrerá assim que forem colhidos. Por isso, o vinho deverá ser produzido imediatamente após a colheita. Suas flores são fáceis de escolher, e a quantidade necessária pode ser colhida em apenas 20 minutos. Normalmente, apenas as pétalas são utilizadas, embora não haja nenhuma razão aparente para não usar a flor inteira, apenas seu sabor ficará um pouco mais picante.

|Leia mais: Aprenda a fazer champanhe de flores de sabugueiro|

Segure cada flor pelo caule e corte as pétalas com uma tesoura em um balde de fermentação limpo, sem se preocupar caso alguns pedaços verdes também caiam de vez em quando. A receita em si é muito simples, e com ela você terá um vinho forte, saboroso e levemente doce.

Vinho de Dente-de-leão

Ingredientes:

  • Pétalas de dente-de-leão suficientes para encher um balde ou recipiente grande
  • 4,5 litros de água filtrada esem cloro
  • 1,5 kg de açúcar
  • Raspas da casca e suco de 4 limões
  • 500g de uvas brancas, picadas ou esmagadas, ou 200ml de de suco concentrado de uva branca
  • 1 sachê de levedura de vinho branco (veja aqui onde comprar)

Como fazer:

Esterilize todo o equipamento com álcool 70%  e não use metal, nem colher de metal, somente aço inox ou plástico.

Ferva a água e despeje sobre as pétalas. Cubra e deixe por alguns dias, mexendo de vez em quando. Despeje tudo em uma panela grande de inox e adicione as raspa de limão. Leve à fervura, e em seguida, coloque o açúcar até dissolver. Continue a ferver por cinco minutos.

Retire o fogo e adicione o suco de limão e as uvas esmagadas, ou o suco concentrado de uvas. Deixe esfriar. 

vinho dente de leao

Adicione o fermento, coloque a mistura em uma garrafa de vidro ou pet e cubra com uma gaze, prendendo com uma borrachinha. Guarde em local escuro, como dentro de um armário. 

Deixe fermentar por três ou quatro dias, dependendo da temperatura, observe as primeiras borbulhas.

Coe a mistura e transfira para uma garrafa pet, enchendo quase até a boca. Deixe fermentar durante 2 meses. Abra ocasionalmente para soltar o ar.

Depois de 2 meses despeje em uma nova garrafa, cuidando para não mexer no fundo que será os resquícios de fermento, descarte o fundo e deixe a bebida descansando, até clarear. Cerca de 2 meses.

Nós usamos garrafas de vidro no processo mas não recomendamos para iniciantes.

Aprenda também como fazer um delicioso macarrão de dente-de leão!

 

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com