Sabe aquele dia que você está de boa e um amigo seu, nem tão amigo assim, posta um filme até então desconhecido e antigo dizendo que ele é muito bom? Então… Foi assim que conheci Zahrada e me encantei.
Zahrada (O jardim) é um filme de Martin Sulik lançado em 1995.
Ele conta a história de Jakub (Roman Luknár), um professor que a um tempo não leciona mais e está morando com o pai, um alfaiate. Ao ser pego com uma das clientes de seu pai ele é mandado para a casa do seu falecido avô. E é a partir daí que a vida de Jakub começa a mudar.
A casa do avô fica num lugar no interior, longe de tudo e no meio do nada. Ao chegar, Jakub inicia uma fase em que várias coisas estranhas e surreais acontecem. Pessoas excêntricas o visitam, coisas milagrosas acontecem e Jakub aprende o que pode com cada um desses acontecimentos.
Esse é um filme em que você fica confuso às vezes, mas que depois começa a entender o que está acontecendo. Ele traz de uma forma poética a elevação espiritual de um homem que vivia no meio da civilização sem um sentido de vida. Na casa do avô e no jardim dela é que Jakub descobre as pequenas coisas que realmente importam para se viver. E isso acontece com a ajuda da jovem Helena (Zuzana Sulajová), que aparece em um dia qualquer no jardim e conquista o coração de Jakub. No início ele é atraído fisicamente por ela, mas Helena não demonstra querer nada físico com ele. A partir disso, Helena vai ajudando Jakub a descobrir a essência da vida, a importância do contato com a natureza, esclarecendo os mistérios da vida e desenvolvendo em Jakub o amor genuíno e puro por Helena.
Zahrada é um filme que desperta ou aumenta ainda mais a vontade de sair do meio da sociedade para viver uma vida simples num lugar em meio da natureza. Ele mostra o quão importante é se elevar espiritualmente e viver em comunhão com a natureza. Estamos muito envolvidos com a sociedade e suas relações e, de certa forma, somos contaminados por suas ideias distorcidas. Todos os dias somos bombardeados de várias formas dizendo o que devemos fazer para nos “darmos bem” e esquecemos de que precisamos olhar para dentro e ver se queremos mesmo “darmos bem” da forma como a sociedade pensa que isso significa. Assistir Zahrada te faz olhar para tudo a sua volta e ver o quanto precisamos de relações verdadeiras, de vida verdadeira, de sermos verdadeiros conosco.
Por fim, Jakub se torna uma pessoa completamente diferente ao final do filme, até mesmo sua relação com o pai é transformada. A pessoa que o assiste nunca mais o esquece. É um filme apaixonante!
Trailer do filme:
Título: Zahrada (O jardim)
Diretor: Martin Sulik
Ano: 1995
País: Eslováquia
Olá, onde consigo assistir esse filme online?
Oi Maisa, posso te enviar o arquivo que baixei. Vou te mandar pelo email 🙂
Oi Charlene,
Pode me mandar o arquivo também? Grata!
Olá Christiane, já compartilhei o filme contigo. Só dá uma olhadinha no email para ver se recebeu alguma notificação.
Chegou! Vou assistir. Valeu
Boa noite, gostaria de receber o arquivo também…
Arquivo enviado 😉
Charlene, tem como mandar pra mim também, por favor?
Grataa (:
Compartilhado contigo 🙂
Olá, poderia enviar-me o arquivo também? estou com dificuldades para encontrar o download. Grata <3
Olá Kiana! Compartilhei contigo 🙂
Boa noite Charlene!! Gostaria de receber o video tb… meu email heider_moraes@hotmail.com
Agradecido!!!
Compartilhado contigo.
Olá!!! pode me enviar o filme também? eu achei no youtube, porém sem legenda =( vc teria? obrigada!!!!
Olá Mykaelle! Acabei de enviar os arquivos para o seu e-mail. 🙂
Boa noite, poderia também me enviar os arquivos por e-mail? Muito obrigado!
Olá! Enviei os arquivos para o seu e-mail 🙂