Sair de férias é bom, ainda mais no verão. mas a estação traz mais do que horas de luz e diversão, e um problema recorrente, para quem viaja, acampa ou passa mais 4 ou 5 dias fora de casa nas festas de fim de ano, é: – E as minhas plantas?
Quem levantou a questão foi a leitora e amiga, Mariana sugerindo essa matéria para o Jardim. Dica super conveniente, certo?
Se você realmente quiser que suas plantas sejam bem ‘assistidas’, o que garante que elas estarão sendo bem cuidadas, o mais indicado é que você tenha um amigo(a) ou familiar que possa ‘adotar’ sua planta no período de sua ausência, regando com frequência e tirando folhas secas. Agora, se este não é o seu caso, não se preocupe, de seguida te ensinamos algumas ideias para assegurar a saúde das suas plantas na sua ausência.
1. Fique de olho na luminosidade
Escolher um espaço com a luz adequada para as plantas é fundamental para mantê-las belas sempre. Evite deixar plantas que necessitam de sol direto em áreas com cortinas fechadas. De preferência, opte por deixá-las ao ar livre ou deixe alguma fresta aberta para a entrada de luz.
2. Agrupe algumas plantas
Uma das dicas mais básicas para preparar o ambiente é agrupar as plantinhas em um mesmo canto. Quando as plantas ficam juntas, a tendência é que a umidade deste espaço seja maior. Mas atenção: antes de movê-las de lugar, faça testes previamente. Veja se a luminosidade do espaço é adequada para todas as espécies que você tem em casa.
3. Cuidado com a circulação de ar
Deixar as plantas fechadas em casa é um dos erros mais comuns de quem sai de férias. Por outro lado, deixá-las expostas em lugares com muito vento é igualmente um problema. Em ambientes muito ventilados, a planta resseca mais rápido e pode precisar de água mais cedo. Opte por um espaço em que haja circulação de ar moderada.
4. Evite regar demais previamente
É comum que quem saia de férias regue as plantas em excesso um pouco antes de viajar, porém a medida não garante que ela absorva a água. A maioria das pessoas comete o erro de fazer uma rega caprichada para deixar um bom estoque de água para as plantinhas sobreviverem. Só que elas só absorvem a água necessária. O restante fica no fundo do vaso e ainda pode apodrecer as raízes.
5. Invista em vasos auto-irrigáveis ou sistemas de gotejamento
Uma das possibilidades para regar as plantas nesta época é investir nos vasos auto-irrigáveis e nos kit de irrigação automática, no caso de hortas e jardins. Existem muitos modelos à venda em garden centers que variam na capacidade de armazenamento e vazão – há produtos que conseguem oferecer 20 dias de autonomia. É possível também criar um sistema de gotejamento caseiro (que simula o mesmo efeito dos vasos irrigáveis), que pode ser feito com garrafa PET. O processo é bem simples e barato: acople um dosador no bico da garrafa (é possível adquirir peças adequadas em floriculturas), colocá-la de ponta cabeça no vaso e fazer um furo no fundo para ventilação.
6. Mantenha o ambiente úmido
Com as temperaturas e a umidade alternando, é essencial pensar em maneiras de garantir que a planta não fique ressecada. É possível usar esfagno ou musgo molhado nos vasos para garantir a umidade por mais tempo. Colocar pedriscos em uma bacia e cobri-los com água também é uma boa ideia de baixo custo que pode resolver a situação durante alguns dias. Uma dica que costumamos dar é usar jornal. Umedeça cinco folhas de jornal com bastante água e coloque em cima da terra no vaso ao redor da planta. As folhas protegem o solo do sol e ajudam a manter a terra úmida.
7. Adube
Se você vai ficar longe das suas plantas e a rega será mais escassa, vale adubá-las alguns dias antes para fortalecê-las neste período. Com o solo cheio de nutrientes, a planta vai sentir menos a seca no período de férias.
Gosto muito das vossas ideias. às vezes coisas tão simples e que nós nem pensamos nelas. 🙂 🙂