7 truques para manter a saúde das plantas enquanto você sai de férias

plantas

Sair de ferias é bom, ainda mais no verão. mas a estação traz mais do que horas de luz e diversão, e um problema recorrente, para quem viaja, acampa ou passa mais 4 ou 5 dias fora de casa nas festas de fim de ano, é: – E as minhas plantas?

Quem levantou a questão foi a leitora e amiga, Mariana sugerindo essa matéria para o Jardim. Dica super conveniente, certo?
No período de maior calor , as plantas precisam receber água quase diariamente, dependendo das condições gerais, como tipo de planta, solo, ambiente, etc… mas se você tem plantas em casa provavelmente deve saber do que eu estou falando. Lembre-se que também não é bom dar água em excesso para não saturar o solo e impedir a aeração das raízes, que podem apodrecer com o excesso de água.

A primeira opção, que não é, exatamente, um truque, é pedir a algum familiar, conhecido ou vizinho. Por isso, se tiver a oportunidade de contar com alguém de confiança que se encarregue disso, aproveite para não deixar suas plantas desacompanhadas. Agora, se este não é o seu caso, não se preocupe, de seguida te ensinamos algumas ideias para assegurar a saúde das suas plantas na sua ausência.

É importante que antes de sair de casa, se encarregue de regar todas as plantas e retirar as suas partes danificadas, assim como os ramos e folhas secas. Isto fará com que as plantas absorvam menos água durante o tempo das suas férias. Especialmente no verão, as suas plantas necessitarão de cuidados especiais e específicos.

Um dos métodos mais tradicionais para manter as plantas úmidas até ao nosso regresso é colocar os vasos na banheira. Antes de o fazer, deve tapar a banheira, colocar um pano ou um plástico que cubra o fundo e colocar sobre ele um objeto absorvente que sirva de suporte para as plantas, sejam de tijolos ou outros suportes de madeira. Uma vez que coloque as plantas, encha a banheira até cobrir uns 5 cm de altura, aproximadamente. Assim, as plantas absorverão a água quando necessitarem.

Manter uma cobertura de matéria seca sobre o solo, como palha ou folhas secas, diminui a perda de água por evaporação direta. Essa dica é ótima para hortas em geral, para manter a umidade e nutrientes no solo.

Outra boa ideia é o seguinte método caseiro. Pegue num cordão de algodão e introduza cada um dos seus extremos em cada vaso e, o outro num cubo com água em abundância. Com este método, as plantas irão absorvendo a água quando estiverem secas

petTambém tem a opção de criar um sistema de irrigação por gotas caseiro, uma boa forma das plantas ficarem bem cuidadas nas suas férias. Precisa de uma garrafa de plástico cheia de água e de um alfinete para fazer um pequeno furo na tampa. Por último, deve colocar a garrafa com a boca para baixo sobre cada planta para que a água caia gota a gota, como na foto abaixo do titulo desta matéria. É conveniente verificar se a quantidade de água é suficiente, se não for pode sempre escolher uma garrafa maior. No nosso artigo sobre como fazer um regador automático caseiro pode ver mais detalhes.

Por último, uma técnica interessante é enterrar moringas de argila de gargalo apertado no solo perto das plantas, em seguida preenchendo-o de água e tapando. Isso garante uma reserva de valiosa para planta, enquanto dispensa água em quantidades suficientes para manter o solo úmido.

Todas estas técnicas são eficazes para cuidar das plantas durante as suas férias, embora o melhor seja combinar umas com outras de acordo com a necessidade e os materiais disponíveis.

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com

Uma opinião sobre “7 truques para manter a saúde das plantas enquanto você sai de férias

  • Reply Natália de Jesus Esteves Lapão 29 março, 2016 at 14:59

    Gosto muito das vossas ideias. às vezes coisas tão simples e que nós nem pensamos nelas. 🙂 🙂