Quantas colheres de açúcar você utiliza para adoçar seu café? Aliás, costuma adoçar também o suco natural? O uso do açúcar cresceu muito e tem sido o responsável por alguns problemas de saúde que as pessoas têm atualmente.
Por isso, diminuir a quantidade que utilizamos ou substituir o açúcar refinado e o adoçante por algo mais natural e nutritivo é a melhor opção. Sendo assim, confira a seguir os motivos pelos quais devemos reduzir a quantidade dess e quais opções naturais temos para substituir o adoçante e o açúcar na nossa vida.
Quais os riscos que o açúcar e o adoçante podem trazer para a saúde?
O açúcar é uma palavra genérica para classificar diferentes tipos de carboidratos, como a sacarose, lactose, maltose, glicose e frutose. Cada um desses tipos de açúcares que acabamos de citar são derivados de determinadas plantas ou de origem animal.
Por exemplo, a sacarose é derivada da beterraba e da cana-de-açúcar, já a lactose provém do leite. Todos os alimentos naturais que são doces contêm um açúcar também natural.
Porém, o problema que está acontecendo hoje em dia é que o açúcar, principalmente o refinado, está sendo utilizado em maior quantidade pelas pessoas para adoçar cafés, bolos, sobremesas, biscoitos e muitos outros alimentos.
Com isso, problemas de saúde estão surgindo com maior frequência, como a obesidade e a diabetes. Como consequência da obesidade outros problemas podem surgir, como hipertensão, doenças cardiovasculares e até câncer.
Leia mais: Pão caseiro de banana e cacau (sem açúcar)
Além do açúcar há os adoçantes que são compostos por substâncias produzidas em laboratório. Apesar de haver vários estudos sobre os efeitos do adoçante, não se chegou ainda em uma conclusão definitiva sobre ele.
Enquanto que alguns estudos dizem que ele não faz bem para a saúde, outros dizem que ele não causa nenhum mal. Porém, se pensarmos que o melhor para a nossa saúde é consumir substâncias naturais, não devemos confiar no adoçante.
Porém, queremos continuar adoçando nosso café e bolos. Então, confira abaixo outras fontes naturais de açúcar.
Opções naturais de açúcar
Xilitol
O xilitol é um adoçante natural obtido da frutose e glicose. Ele é semelhante ao açúcar na questão do poder de adoçar. Aliás, pode ser utilizado por pessoas que têm diabetes I e II, já que ele não precisa da insulina para ser metabolizado. Ele também apresenta menos calorias que um açúcar comum.
O xilitol auxilia na prevenção de cáries, no tratamento da osteoporose e até combate a bactéria que causa a sinusite e a dor de ouvido. Ele pode ser utilizado em receitas, sucos e outras bebidas, pois ele é vendido em pó.
Agave
O agave é um mel obtido de uma planta da família Agave sp. Essa planta é nativa do México e de alguns lugares dos Estados Unidos. Aliás, uma das espécies, a Agave tequilana, é utilizada para fazer a tequila.
Pois bem, esse mel é doce e um bom substituto do açúcar. Ele é probiótico e um antioxidante natural. A única contra-indicação é que não pode ser utilizado por diabéticos, por conter uma grande porcentagem de frutose em sua composição.
Outro ponto é que, por conter muita frutose, ele contribui para o aumento do peso. Porém, como ele é mais doce que o açúcar, precisamos de uma quantidade menor para adoçar um café, por exemplo.
Leia mais: 5 Doces veganos para você fazer em casa
Stevia
A stevia é produzida a partir da planta Stevia rebaudiana bertoni. Esse adoçante natural consegue ser 300 vezes mais doce que o açúcar comum. Podemos encontrar ele em pó ou em gota.
Para quem quer a stevia mais doce, precisa comprar o seu extrato, que é feito a base de rebaudiosídeo.
Melaço
O melaço é feito a partir da cana-de-açúcar. Ele é resultante da fabricação do açúcar e pode ser utilizado em bolos e outros preparos que levam açúcar.
Por ser um resíduo, ele ainda contém uma pequena quantidade de sacarose. Porém, ele é muito nutritivo, já que é fonte de ferro, manganês, cobre, potássio, selênio e cálcio. Aliás, ele é indicado para o consumo quando a pessoa tem deficiência de ferro.
Essas são algumas das opções para substituir o açúcar refinado e o adoçante das suas receitas e da vida. Porém, você ainda pode utilizar o açúcar mascavo, que não passa por tantos processos de refinamento. Assim, ele é nutritivo e faz mais bem para a saúde do que o açúcar refinado. Mas se for utilizá-lo, assim como os outros dessa lista, não exagere. Consumir menos açúcar faz bem para o organismo.