Em muitas receitas, precisamos utilizar essências para incrementar o sabor. As essências que encontramos em supermercados são extremamente artificiais, nós preferimos fazer nossas próprias essências a partir de favas, cascas, flores, sementes e ervas no geral.
As essências artificiais possuem uma infinidade de ingredientes sintéticos que tentam simular o verdadeiro e delicioso sabor da baunilha, por exemplo. Porém, quem conhece sabe que essas extrações passam longe do real sabor, deixando aquele nosso bolo caseiro ou nosso drink com gosto artificial.
A boa notícia é que fazer essências naturais é extremamente simples, requerendo só dois ingredientes, no geral, e um recipiente de vidro que possa ser bem fechado.
|Siga o Jardim do Mundo no Instagram para acompanhar nossas aventuras|
Como fazer essências naturais
Bem, tudo se resume em curtir ervas, cascas de frutas ou outros ingredientes no álcool. A maioria das pessoas usa vodka, por possuir um sabor mais neutro, porém, é possível fazer extratos com álcool de cereais, rum, conhaque e cachaça de qualidade, a qual iremos utilizar para as receitas que vamos aprender aqui.
Inclusive, recomendamos sempre procurar um alambique local, para valorizar o produtor e fortalecer o comércio artesanal. Se formos usar cachaça, devemos procurar uma cachaça mais pura, sem ser adoçada, assim o sabor da essência vai ficar mais acentuado.
Essência de baunilha
Esse deve ser a essência mais utilizada para fins culinários, estando sempre presente em bolos, tortas e bebidas variadas. O sabor difere muito da essência industrializada, além de termos o imenso prazer de estar consumindo a essência feita por nós mesmos. Para fazer a essência de baunilha vamos precisar de:
- 3 ou 4 favas de baunilha;
- 200 ml de cachaça;
- Um vidrinho com tampa.
Essa receita não tem segredo nenhum, só devemos seguir alguns passos e guardar as proporções de maneira que você adapte a receita a quantidade que você costuma utilizar:
- Primeiro, devemos partir a fava de baunilha ao meio, para que possamos aproveitar todo o sabor, tanto da parte de fora da fava quanto de suas sementes;
- Agora, devemos adicionar as favas e os 200 ml de cachaça no pote e fechá-lo bem;
- Por fim, agora é paciência, deixemos o pote em um lugar escuro para que as propriedades da baunilha passem para a cachaça.
Gostamos de deixar a baunilha curtindo por 1 mês, mas deixamos curtindo por até 6 meses para que todo o sabor seja aproveitado. Isso vai da experiência de cada um, podemos fazer mais de um vidro para fazer esses testes.
Essência cítrica
Essa é uma ótima receita, feita com as cascas das frutas cítricas, os óleos essenciais, cheiro e sabor se concentram nas cascas de frutas cítricas.
Para fazer essa receita, vamos precisar de:
- Cascas de 1 limão, de 1 bergamota e de 1 laranja(retire bem as partes brancas da casca)
- 200 ml de cachaça;
- Vidro com tampa.
O modo de preparo é bem similar ao da receita anterior:
- Devemos colocar as cascas higienizadas e cortadas em um pote e dar uma amassada para que os óleos já comecem a sair;
- Depois, vamos adicionar a cachaça e esperar.
O tempo de curtição é mais ou menos o mesmo da essência natural de baunilha, não é nenhuma regra fixa, só a experiência vai nos dizer. Podemos usar esse extrato para drinks, bolos, recheios e para condimentar uma receita, seja ela doce ou salgada.
|Leia mais: Como fazer vinagre de casca de frutas|
Essência de menta
Essa essência tem aquele sabor mais picante da menta, também podemos incrementá-lo com outras ervas aromáticas que nos agrade mais. Para fazer essa receita vamos precisar de:
- 1 xícara (chá) de folhas de menta higienizadas;
- 200 ml de cachaça;
- Vidro com tampa.
O preparo dessa essência, como as das anteriores, não esconde nenhum mistério:
- Primeiro, devemos amassar as folhas para que os óleos dela saiam para a superfície;
- Feito isso, devemos adicionar a cachaça e tampar o vidro;
- Assim como as receitas anteriores, devemos guardar o vidro em um lugar escuro, para que o processo ocorra mais rapidamente
Considerações finais
- Coloque uma etiqueta no vidro com data de fabricação.
- Guarde em um lugar protegido da luz, do calor e da umidade. Lembre-se de que é preciso, de tempos em tempos, sacudir o recipiente.
- Depois de pronto retire a matéria vegetal da garrafinha depois que o extrato estiver pronto, assim, a vida útil dos extratos naturais aumentará.
- A validade das essência varia, a depender do ambiente em que é depositada, iluminação, temperatura, dentre outros fatores, mas a regra geral é que os extratos naturais não duram mais de um ano com o sabor intacto. Não quer dizer que não preste mais, porém, o sabor vai ficando bem mais fraco.
- Dá pra fazer extratos naturais de tudo quanto é tipo, de anis, hortelã, todo tipo de erva, casca de frutas (pois as frutas inteiras acabam virando licores), então, o céu é o limite, devemos desfrutar da nossa criatividade e intuição para fazer todo tipo de receita;
- Devemos experimentar, também, essa receita utilizando o álcool de cereais e a vodka, o resultado, querendo ou não, vai ser diferente, vale a pena tentar;